29 de maio, de 2022 | 10:00

Animais serão abençoados durante evento em Coronel Fabriciano

Arquivo DA
Cães e demais animais são criaturas feitas pela obra amorosa do amor de Deus, afirma o padre Evaldo César de Souza  Cães e demais animais são criaturas feitas pela obra amorosa do amor de Deus, afirma o padre Evaldo César de Souza

No próximo dia 5 de junho será celebrada uma bênção aos animais, no evento denominado “Rua de Lazer”. O momento ocorre na rua Joaquim Manoel Pires, no Centro de Coronel Fabriciano. Conforme o vigário paroquial da Paróquia São Sebastião e diretor da Rádio Educadora, Evaldo César de Souza, os animais são criaturas de Deus.

O vigário explica que a Igreja Católica tem a prática de bênçãos e que isso faz parte da concepção teológica que a igreja tem sobre a criação. Não só o ser humano é merecedor de bênção, já que para a igreja a criação é fruto do amor de Deus.

“Nesse sentido, a prática de abençoar faz parte da concepção religiosa de como nós católicos entendemos a presença de Deus no mundo. E os animais merecem receber a bênção, sobretudo quando são animas de estimação e animais de convívio doméstico para o uso e manutenção da vida do ser humano. A igreja sempre teve a prática de bênção dos rebanhos e dos animais de estimação. Tudo o que foi criado por Deus é sagrado e merecedor de bênçãos”, assegura.

Criador de tudo

Padre Evaldo acrescenta que a igreja entende os animais como criaturas de Deus, e que Ele é o criador de tudo, não somente dos animais, mas dos astros e estrelas. Acrescenta ainda que o poema da criação do mundo em sete dias deixa claro que todas as coisas que compõem o universo, aquilo que conhecemos e o que não conhecemos, são criaturas feitas pela obra amorosa do amor de Deus.

Já publicado
ONG que acolheu cãozinho vítima de maus-tratos tem mais de 100 animais para adoção

“Nesse sentido, a teologia bíblica deixa muito claro que Deus criou tudo para usufruto do ser humano. Ele deixa inclusive essa ordem para que ‘cresça, se multiplique e cuide, estabeleça o domínio’, não no sentido de opressão, mas no sentido de organização da obra criada e por isso todas as coisas e criaturas são colocadas à disposição do ser humano”, salienta.

A alma dos animais

Questionado sobre o entendimento da igreja sobre os animais terem ou não alma, o padre pondera que alma é aquilo que dá, o que a igreja entende, racionalidade, consciência e personalização. Nesse sentido, de todas as criaturas, a única que tem consciência de seu papel é o ser humano. “Os animais são sagrados por serem parte da criação de Deus. Agora, esse aspecto de ter uma alma, a gente não pode dizer que animas tenham”, reforça o padre.

Rua de Lazer

Evaldo César aproveita para convidar o leitor do Diário do Aço para o evento do dia 5, que ocorre das 8h ao meio-dia, com ginástica laboral; distribuição de ração para cães e gatos; entrega de mudas de planta; feira de adoção de animais; brinquedos para as crianças; distribuição de pipoca e algodão doce. “E o momento principal será a bênção dos animais de estimação, com intercessão de São Francisco de Assis, considerado padroeiro da ecologia e animais, extremamente ligado à natureza. A bênção será às 10h e todos estão convidados a trazer seus animais de estimação para esse momento”, convida.

Cachorros como porta-aliança

No dia 14 de maio, um padre recusou-se a seguir com a cerimônia de casamento de dois noivos em Nova Olinda, no Ceará, após perceber que a aliança estava sendo levada por cachorros. O caso repercutiu e os noivos relataram em entrevistas que, embora o religioso tenha considerado "inadmissível" a entrada dos cães, o casal recebeu autorização prévia da secretaria paroquial para levar os animais.

Sobre esse tipo de presença dos bichos em celebrações, padre Evaldo relata não ter vivido situações do tipo. “Mas certamente orientaria melhor os noivos sobre o sentido sagrado e humano do sacramento do matrimônio”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antonio M.

30 de maio, 2022 | 17:47

“? muita falta do que fazer! Ôh povo sem noção...”

@@@

29 de maio, 2022 | 21:39

“Cada comentário idiota não sei quem e o animal o que comenta merd@ ou o que não raciocina ainda bem que o capet# tá com nome escrito no colo dele.”

Simone

29 de maio, 2022 | 16:13

“Que pena kk então suas cachorras estão no lugar errrado kkkk nem deveria estar aqui”

Simone Costa

29 de maio, 2022 | 16:06

“QUE COMENTÁRIO DESNESSERARIO!
SE NUM ACREDITA FICA NA SUA!”

Gildázio Garcia Vitor

29 de maio, 2022 | 10:33

“Muito interessante! Mas as cachorras daqui de casa são, como as donas, uma, terminando Direito na UFJF-GV, e a outra, no quinto período de Medicina Veterinária na UFES, Comunistas e, portanto, não acreditam em deuses.”

Envie seu Comentário