29 de maio, de 2022 | 09:30

Cresce o número de denúncias e registros de maus-tratos a animais

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) mostram que denúncias via 181 cresceu 18,87% em 2022

Divulgação Arca da Fran
Esse cão vira-lata foi resgatado na sexta-feira, no bairro Esperança; foi ferido com facão e água quenteEsse cão vira-lata foi resgatado na sexta-feira, no bairro Esperança; foi ferido com facão e água quente
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
Nos quatro primeiros meses do ano houve um crescimento no número de denúncias e ocorrências de maus-tratos a animais no estado, em relação ao mesmo período de 2021. A informação consta em um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), repassado ao Diário do Aço.

De janeiro a abril do ano passado, a Sejusp contabilizou 360 registros de denúncias de infrações de maus-tratos, já neste ano, foram 609, um crescimento de 69,16%. Ao comparar 2020 e 2021, também foi possível perceber aumento de 124%. Ao longo de 2020, foram 634 registros, contra 1.425 em 2021.

181

As denúncias realizadas pelo canal 181 também apresentaram um salto na comparação com os quatro primeiros meses dos últimos três anos. De janeiro a abril de 2020, foram 1.829 queixas de maus-tratos; em 2021, nesse mesmo recorte, o número pulou para 2.765; e em 2022 as denúncias saltaram mais ainda, para 3.287.

Contrapondo os dados de janeiro a abril de 2020 com 2022 o estudo aponta um crescimento de 79,71% no número de denúncias. Já comparando 2021 com 2022, houve aumento de 18,87%.

Val Consolação, presidente da ONG “Vida Animal livre”, sediada em Belo Horizonte, acredita que este aumento está ligado à facilidade de denúncia por esse canal. “Houve sim esse aumento, principalmente pós-pandemia. A gente acredita que o aumento por meio do 181 se dá, também, pela facilidade de fazer a denúncia, já que no 181 você pode fazer a denúncia anônima”, explicou.

Maus-tratos

Se as denúncias aumentaram, o número de casos registrados também não ficou para trás. Foram 1.128 ocorrências de maus-tratos a animais em Minas Gerais nos quatro primeiros meses de 2021 e 1.230 no mesmo recorte de 2022, um aumento de 9%. Durante todo o ano de 2020, foram 2.537 registros; em 2021, 3.774, crescimento de 48.75% no número de animais maltratados.

Joaquim

Um cãozinho ganhou a comoção nas mídias sociais, no domingo passado (22/5), e ao longo da semana, devido às condições precárias em que foi encontrado e resgatado pela Polícia Militar de Meio Ambiente, em um imóvel localizado no bairro Vila Celeste, em Ipatinga.

A mulher responsável pelo animal foi presa por maus-tratos e multada. Joaquim, nome dado ao cãozinho pela “Arca da Fran”, ONG que o acolheu, agora recebe cuidados, após muito sofrimento em seu pouco tempo de vida. O trabalho da polícia foi realizado após o recebimento de denúncias.

Como foi noticiado pelo Jornal Diário do Aço, o cãozinho foi encontrado amarrado a uma corda improvisada, muito curta, em um local sujo e inapropriado para o animal, encontrado sem água e sem comida adequada. O animal também apresentava lesões.

Outros casos

Um cãozinho vira-lata foi resgatado na última sexta-feira (27), também pela “Arca da Fran”, no bairro Esperança. Moradores informaram aos voluntários que uma pessoa feriu o cão com um facão e jogou água quente no animal. Não foi possível fazer boletim de ocorrência, uma vez que o autor não foi identificado. O animal foi resgatado e já está recebendo os cuidados necessários.

Em janeiro, a ONG também resgatou o Caramelo, no bairro Canaã. O animal tinha dono, mas ficava solto pelas ruas com uma fratura exposta, que pode ter sido provocada por espancamento ou atropelamento. O cãozinho vira-lata também foi medicado e hoje está disponível para adoção.

Crime

A ativista da causa animal e advogada, Val Consolação, destaca a importância do endurecimento das penas contra maus-tratos a animais. “A pessoa que cometia crime de maus-tratos antigamente não era presa”, pontuou. “Hoje a lei mudou, não é mais crime de menor potencial ofensivo. A pessoa que pratica maus-tratos e que é pega em flagrante vai para a delegacia, ela responde por esse crime”, completou.

Orientação

A reportagem do Diário do Aço procurou a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), que orientou os leitores sobre os canais disponíveis para denúncia. “A Polícia Civil orienta que as denúncias sejam formalizadas na Delegacia de Polícia ou unidade da Polícia Militar mais próxima, ou por meio do Disque Denúncia Unificado 181, para a adoção das medidas necessárias”, informou em nota.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário