31 de maio, de 2022 | 09:30

Prazo para entrega do Imposto de Renda 2022 termina hoje

Arquivo pessoal
Célio Pavione alerta que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo estará sujeito à multaCélio Pavione alerta que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa

Termina nesta terça-feira (31), às 23h59, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022. Neste ano, a expectativa da Receita Federal é receber 34,1 milhões de declarações de todo o país. Até às 14h desta segunda-feira (30), haviam sido entregues 31.244.175 declarações.

Em Minas Gerais, devem ser enviadas 3,2 milhões de declarações, e já foram entregues 2.960.016. Em Ipatinga, há uma expectativa de receber aproximadamente 50 mil declarações, das quais já foram entregues 43.738, até domingo (29).

Orientação

Quem está no grupo que deixou o envio para o último dia deve tentar agilizar ao máximo, para evitar transtornos, como orienta Célio Pavione, contador e diretor-geral da Vipminas Contabilidade, com unidades nas cidades de Ipatinga e Timóteo. “Agilize e tente fazer antes do final do dia, pois corre o risco de congestionamento do sistema”, alertou.

A dica pode ser valiosa para evitar alguns riscos bem comuns aos atrasados, como enumera Célio. “O principal é não conseguir entregar nem a declaração incompleta por problemas técnicos, como falta de energia, queda na internet e até falha no sistema da Receita Federal por congestionamento”, lembrou.

Declaração incompleta

Caso a pessoa se atrapalhe nas horas finais para o envio da declaração e estejam faltando documentos, a orientação é entregá-la incompleta e se houver necessidade, retificar depois. “Entregue a declaração com os dados que tiver e assim que abrir o sistema para entrega de declarações retificadoras, que seja providenciada”, aconselhou.

Multa

O cidadão que se enquadra em um dos quesitos de obrigatoriedade da declaração e não a fizer dentro do prazo estabelecido, ou seja, até esta terça-feira, poderá ser punido. “Estará sujeito à multa e se demorar, pode ter o CPF suspenso. A multa mínima é de 165,74 ou 1% ao mês do imposto devido, o que for maior. A cada mês de atraso na entrega, sendo a multa apurada com base no imposto devido, será acrescido 1% até o teto de 20%”, advertiu o contador.

Restituição

Nesta terça-feira, a Receita Federal começa a pagar o 1º lote da restituição do Imposto de Renda. O calendário prevê o pagamento em cinco lotes, que vão de maio a setembro. Segundo o governo federal, o primeiro montante será distribuído aos grupos que têm prioridade legal, composto por idosos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e àqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério. O lote também contemplará restituições residuais de exercícios anteriores.

Acompanhamento

Mesmo depois de entregar a declaração, é bom que o contribuinte acompanhe o processamento. “É preciso acompanhar o processamento da declaração, para confirmar se foi concluído, ou se tem pendências. Havendo pendências, a declaração pode ser retificada ou aguardar o momento para apresentar os comprovantes eventualmente solicitados”, instruiu Célio.

Recomendação

Por fim, vale ressaltar aos contribuintes da necessidade da preparação ao longo do ano, para que o envio da declaração seja feito com mais tranquilidade e calma e sem correria desnecessária. “Recomendamos sempre que a documentação seja preparada ao longo do ano e a declaração seja preparada logo no primeiro mês, assim que o sistema for liberado, ou seja, no mês de março”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário