31 de maio, de 2022 | 10:00

Começa amanhã a emissão do novo modelo da CNH

Delegada de Trânsito de Ipatinga ressalta que substituição do novo modelo da Carteira será gradual

Tiago Araújo
O formato antigo da CNH continuará valendo por enquanto O formato antigo da CNH continuará valendo por enquanto

A partir desta quarta-feira (1), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser emitida em um novo formato. O documento contará com algumas mudanças, que visam deixá-lo mais moderno e autêntico. A delegada de trânsito de Ipatinga, Lívia Athayde, explicou ao Diário do Aço que a substituição da CNH para o modelo mais novo não precisa ser de imediata.

Conforme a delegada, a substituição do documento ocorrerá à medida que os motoristas forem renovando a sua CNH. “A exigência do novo formato não será obrigatória. Com isso, os motoristas podem continuar trafegando pelas ruas com o modelo antigo da CNH. Ou seja, não precisam se preocupar em adquirir o novo documento de imediato”, afirmou.

A delegada também informou que a nova CNH contará com mais códigos de segurança. “O intuito é dificultar que ocorra falsificações do documento dos motoristas. Além disso, vai ser possível colocar uso do nome social na CNH”, citou.

Aqueles que não estão com a CNH vencida e já querem o novo modelo, precisam pedir a segunda via no site www.detran.mg.gov.br e pagar uma taxa, segundo a delegada. “Caso contrário, só vai ter o novo modelo quando for fazer a renovação do documento”, afirmou.

Código e idiomas

Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ficará “mais moderno”, cumprindo determinações legais e da filiação afetiva do condutor que assim desejar. Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, o documento facilitará o uso em outros países.

Resolução

As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH. Segundo previsto na resolução - que detalha os itens de segurança que passarão a ser adotados e apresenta como será o visual do documento -, a nova versão da carteira de motorista trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

Nova cor e QR Code

A nova CNH adotará uma nova cor. Além do verde, terá o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. O documento terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.

Mudança na entrega

O condutor que aguarda a chegada da CNH em casa deve ficar atento. O documento continua a ser enviado por meio dos Correios para o endereço cadastrado no sistema do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), mas há uma mudança, que está em vigor desde o dia 11 de abril deste ano e vale para todo o estado de Minas Gerais.

Agência dos Correios

Após as três tentativas frustradas de entrega no local informado pelo habilitado, o carteiro deixará o “Aviso de Tentativa de Entrega” com código de rastreamento. A CNH seguirá para a agência dos Correios mais próxima do destinatário, onde ficará disponível por 20 dias corridos para que seja retirada, como explicou o chefe do 12º Departamento de Polícia Civil, Gilmaro Alves. “Com a mudança, essas carteiras incialmente não mais serão enviadas, a princípio, às UAIs e Ciretrans, mas ficarão nos próprios Correios, nas agências”, afirmou Gilmaro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Douglas

31 de maio, 2022 | 10:36

“Brasil, único país no mundo que precisa de data para começar a rodar um documento.
Que várzea!”

Envie seu Comentário