31 de maio, de 2022 | 15:25

Divulgada a programação do ''Mês do Meio Ambiente'' em Coronel Fabriciano

Divulgação
Blitzen educativas, lançamento de programas ambientais e cursos marcarão as atividades no municípioBlitzen educativas, lançamento de programas ambientais e cursos marcarão as atividades no município

No próximo domingo, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data e sensibilizar sobre a preservação ambiental, a administração de Coronel Fabriciano preparou uma extensa programação. Entre os dias 5 de junho a 6 de julho, estão previstas blitzen educativas, caminhada ecológica, encontro de cães, distribuição e plantio de mudas, audiência pública, cursos e lançamento de ações municipais voltados ao meio ambiente, elencou o governo.

O calendário completo está disponível no site www.fabriciano.mg.gov.br.

A programação no município está alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (OSD) e consonante com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Não por acaso, a cidade adotou o tema definido pela Onu: “Uma Só Terra”, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza. No município, as ações visam reforçar a importância de ações locais e individuais para conservação do meio ambiente e da cidade onde vivemos.

O gerente de Meio Ambiente, Ivan César Oliveira, frisa que a data é um marco para sensibilizar as pessoas em prol do meio ambiente. ““Este ano, vamos lançar um projeto piloto de reuso de águas cinza, com distribuição de tonéis para armazenar água da lavagem de roupas; instalar novas lixeiras ao longo da avenida Magalhães Pinto; ações voltadas à posse responsável dos animais (fauna doméstica); fazer um momento simbólico e soltar balões ecológicos com sementes de espécies nativas na entrada da Serra dos Cocais, dentre outras ações”, detalha.

A iniciativa é da Prefeitura de Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação; com apoio de outras secretarias municipais. As ações contam parceiros como Codema (Conselho Municipal do Meio Ambiente); Conselho Municipal de Saneamento Básico; Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); 5º Pelotão de Bombeiros da PMMG; Comando de Policiamento do Meio Ambiente; Rádio Educadora; ONG Blocão; Jovens Mineiros Sustentáveis e Programa Mexa-se Fabriciano.

Audiência pública da copasa

A programação também inclui debates importantes sobre questões que impactam a vida dos munícipes e o meio ambiente. Na próxima sexta-feira (10), às 18h, será realizada uma audiência pública com intuito de buscar soluções para os contratos de concessão e aditamentos (Lei 3.139/2003) da Copasa no município. O encontro será realizado no auditório Maria Angélica Nunes, no Paço Municipal, e é aberto à população.

Na ocasião será apresentado o relatório da auditoria especializada, contratada pelos Conselhos Municipais de Saneamento Básico e de Meio Ambiente, que esmiuçou termos, prazos e valores da gestão dos serviços da empresa.

O governo explica que desde 2017 tenta o diálogo com a Copasa para solução de problemas de fornecimento de água e realiza obras necessárias para captação, distribuição e tratamento do esgoto sanitário. Dentre eles, a tarifa de esgoto, que equivale a 97,5% sob o consumo de água no imóvel e que começou a ser cobrada em 2019. No entanto, 62% da cidade contam com tratamento de esgoto. A empresa também chegou a ser oficiada por diversas vezes pelo conselho municipal, mas sem sucesso.


Programação


CURSOS GRATUITOS E FOSSAS SÉPTICAS

Capacitações gratuitas, com impacto em curto prazo no meio ambiente e qualidade de vida da população, também fazem parte da programação. Serão ofertados três cursos, com aulas teóricas e práticas, em parceria com o SENAR. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas junto à Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura. Todas as atividades são gratuitas.

OPERACIONAL DE DRONE 2 E MAPEAMENTO DE PROPRIEDADES

27 de junho a 2 de julho (segunda-feira à sábado), das 8h às 17h.
Centro Administrativo Mariano Pires Pontes, no Bom Jesus. Realização pelo SENAR

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS/ALTERADAS E PLANTIO

30 de junho a 2 de julho (quinta-feira à sábado), das 8h às 17h.
Nova Estrela. Realização pelo SENAR

MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE HORTAS (OLERICULTURA)

6 de julho (quarta-feira), das 8h às 17h.
Horta Comunitária no bairro Aparecida do Norte.

50 ANOS DA CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO

Em 2022, completam-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é o principal meio das Nações Unidas para sensibilizar pessoas e promover a ação mundial em prol do meio ambiente e tornou-se também uma plataforma vital para estimular progressos nas dimensões ambientais dos 17 ODS. Sob a liderança do PNUMA, mais de 150 países participam da comemoração a cada ano.

SERVIÇOS

Gerência de Meio Ambiente.
Atendimento: segunda à sexta-feira, 8h às 16h
Telefone: (31) 3406-7595.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário