EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

01 de junho, de 2022 | 10:25

Antônio Dias celebra 316 anos de fundação nesta quarta-feira

Márcio Carvalho/Caminhos Gerais
Construído no século 19, pelo coronel Manoel de Barros, o casarão passou por uma reforma e será entregue em breve à populaçãoConstruído no século 19, pelo coronel Manoel de Barros, o casarão passou por uma reforma e será entregue em breve à população

Considerada a cidade-mãe do Vale do Aço, Antônio Dias completa, nesta quarta-feira (1), 316 anos de fundação. Para celebrar essa data, a administração municipal promoverá uma série de atividades festivas, além de shows regionais. A programação completa do aniversário de Antônio Dias pode ser conferida nas mídias sociais da prefeitura.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Antônio Dias, que é o município mais antigo do Colar Metropolitano do Vale do Aço, tem uma estimativa de 9.233 habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 34.568,29, além de um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,645.

Celebração

Divulgação
O prefeito Ditinho enfatizou que o governo municipal tem buscado concretizar sonhos importantes da cidadeO prefeito Ditinho enfatizou que o governo municipal tem buscado concretizar sonhos importantes da cidade

O prefeito de Antônio Dias, Benedito de Assis Lima, o Ditinho (PSD), destacou que o dia em que a cidade completa 316 anos é uma data muito importante. “Após um período de pandemia, onde o mundo todo parou, estamos retomando nossas festividades para celebrar todos os avanços que nossa cidade está vivendo nos últimos anos”, ressaltou.

Ditinho enfatizou que um dia após o outro, o governo municipal busca concretizar sonhos importantes da cidade. “Dentre esses sonhos, podemos citar a pavimentação asfáltica na zona rural, o investimento em Educação e Saúde, e o restauro do casarão, uma obra tão sonhada pela comunidade e que em breve será entregue para uso da população nas diversas atividades culturais”, pontuou.

Casarão

Construído no século 19 pelo coronel Manoel de Barros, primeiro proprietário do casarão, o espaço localizado na Praça Ana Angélica, abrigou no passado a primeira sede da então Companhia Vale do Rio Doce na região Leste de Minas. No local também funcionou a Escola Estadual Professor Letro, além de outros órgãos públicos do município. Em 2002 foi fechado, ficando em precárias condições por mais de 15 anos.

Espaço multiuso

Após uma reforma, iniciada em fevereiro de 2019, o prédio foi transformado em um espaço multiuso dos setores da cultura, esporte, lazer e turismo. O projeto inclui espaço de memória com museu, biblioteca, salas de oficinas para artesanato e cultura, aulas de música, dança e auditório para receber alunos e grupos. Após mais de dois anos de serviços de reforma, o casarão será entregue em breve à população totalmente restaurado.

História do município

A história oficial aponta que a exploração da área do atual município teve início no século 18, quando Antônio Dias de Oliveira fundou um núcleo de bandeirantes em 1º de junho de 1706. O desenvolvimento da agricultura atraiu novos habitantes e, em 1832, foi criado o distrito subordinado a Itabira, emancipado em agosto de 1911.

Na década de 1930, teve início o desenvolvimento industrial no então distrito de Melo Viana, que, no entanto, veio a se transformar no município de Coronel Fabriciano em 1948. Este, por sua vez, deu origem às cidades de Ipatinga e Timóteo, que juntamente a Coronel Fabriciano correspondem a um dos maiores polos urbanos do estado, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).

Márcio Carvalho/Caminhos Gerais
O prédio foi transformado em um espaço multiuso dos setores da cultura, esporte, lazer e turismoO prédio foi transformado em um espaço multiuso dos setores da cultura, esporte, lazer e turismo

Márcio Carvalho/Caminhos Gerais
O casarão está localizado na Praça Ana AngélicaO casarão está localizado na Praça Ana Angélica

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário