01 de junho, de 2022 | 07:00

Coronel Fabriciano participa do roteiro “Curta Vitória a Minas II”

Com inscrições abertas até 30 de junho, projeto realiza o sonho de transformar uma história local em filme

Moradores de 22 municípios situados no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas, entre eles Coronel Fabriciano, poderão realizar o sonho de transformar uma história real ou inventada em curta-metragem. As inscrições para o Curta Vitória a Minas II prosseguirão até 30 de junho, pelo site www.curtavitoriaaminas.com.br.

Em Minas Gerais, o concurso receberá histórias originadas em Aimorés, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Naque, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, João Monlevade, Nova Era e Bela Vista de Minas.

Fotos: Divulgação
Iniciativa busca histórias em 22 municípios para transformar em filmeIniciativa busca histórias em 22 municípios para transformar em filme

O objetivo é possibilitar aos moradores dessas cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformá-las em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.

O Curta Vitória a Minas II é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com a realização do Instituto Marlin Azul e da Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo. A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, apoia o concurso.

Inscrição e formação
Pode se inscrever qualquer pessoa acima de 18 anos, residente em uma das cidades indicadas, que tenha interesse em audiovisual, mesmo sem experiência anterior na área. Cada história deverá ter apenas um autor. No entanto, a mesma pessoa pode inscrever quantas histórias quiser, sendo que apenas uma delas poderá ser selecionada. A temática é livre e não precisa ser relacionada a histórias da ferrovia. Uma comissão integrada por profissionais de cinema escolherá dez histórias a partir de critérios como originalidade do texto e o interesse gerado pelo tema.

As cenas serão gravadas nas cidades, a partir de histórias reais ou ficçãoAs cenas serão gravadas nas cidades, a partir de histórias reais ou ficção
Os autores selecionados participarão, entre 13 a 28 de agosto, do Curso de Formação Básica sobre roteiro, direção, produção, fotografia, direção de arte, som, montagem, direito autoral, com a orientação de profissionais das áreas do cinema, televisão, jornalismo e história. As despesas com transporte, hospedagem, alimentação, equipamentos e serviços para participação nas oficinas serão custeadas pelo projeto.

Após essa etapa, com o roteiro e o plano de filmagem em mãos, o autor voltará para a cidade de origem para gravar o filme com o suporte de equipamentos de captação de imagens e de som e a orientação de uma equipe de profissionais audiovisuais. Depois, então, o autor partirá para a etapa de montagem tendo o acompanhamento de um editor e de um finalizador. As obras comporão um circuito de difusão com exibições abertas e gratuitas em telas de cinema montadas em ruas e praças das cidades participantes.

As ficções e os documentários integrarão uma coletânea distribuída para os autores selecionados, as instituições culturais e educativas dos municípios selecionados, as secretarias municipais e estaduais de educação e cultura do Espírito Santo e Minas Gerais, as bibliotecas públicas, os pontos de cultura, os cineclubes e as universidades.

Os selecionados participarão de oficinas e os filmes serão exibidos em sessões públicas e gratuitasOs selecionados participarão de oficinas e os filmes serão exibidos em sessões públicas e gratuitas
Democratização
O Instituto Marlin Azul, responsável pela realização do projeto, é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 23 anos de atividade, a instituição vem desenvolvendo diversos projetos sociais, culturais e audiovisuais voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. Além do Curta Vitória a Minas, a instituição desenvolve ações como o Revelando os Brasis e o Projeto Animação.

Na primeira edição do Curta Vitória a Minas, em 2014, foram 15 histórias transformadas em filmes com cenas de Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo, e de Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Nova Era, em Minas Gerais. Os filmes da primeira edição podem ser assistidos no site www.imacultural.org.br.

SERVIÇO
Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas II
Período de inscrição: até 30 de junho de 2022
Como se inscrever:
Pela Internet - preencher o formulário de inscrição no site www.curtavitoriaaminas.com.br, anexar cópia do RG, CPF e comprovante de residência atual em nome do autor da história (conta de luz, água ou telefone).
Pelos Correios - juntar em um único envelope o formulário de inscrição (devidamente preenchido e assinado); cópia do RG, CPF e comprovante de residência atual em nome do autor da história (conta de luz, água ou telefone); e enviar para o endereço Projeto Curta Vitória a Minas II - Instituto Marlin Azul - Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570 - Jardim da Penha - Vitória - ES - CEP 29060-720.
Como esclarecer dúvidas: pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (27) 3327-6999 | 99695-7093.
Site Curta Vitória a Minas: www.curtavitoriaaminas.com.br
Site Ima Cultural: www.imacultural.org.br
Redes sociais: Facebook.com/institutomarlinazul | Instagram.com/institutomarlinazul
Youtube: https://www.youtube.com/c/InstitutoMarlinAzul

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário