01 de junho, de 2022 | 09:30

Instituto Interagir promove turismo pedagógico em Ipatinga

Divulgação
Primeira parada da visita foi realizada na Cachoeira das PedrasPrimeira parada da visita foi realizada na Cachoeira das Pedras

A equipe do Instituto Interagir de Ipatinga, idealizada com o propósito de atender a sociedade civil com a promoção de boas práticas socioambientais, utilizou o Turismo Pedagógico para trabalhar com estudantes, durante uma semana do mês de maio. Mais de 350 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, localizada no bairro Horto, foram levados até o bairro Ipaneminha, comunidade rural de Ipatinga.

O Turismo Pedagógico é uma ferramenta de ensino complementar, no qual são utilizados passeios, aulas de estudo, visitas ou, ainda, atividades extracurriculares que contribuem para o conhecimento já adquirido ou que venha a ser adquirido nas aulas teóricas. Além de absorver conhecimento da história dos patrimônios culturais e proporcionar uma interação entre os participantes, o meio visitado e suas naturezas, como relevo, hidrografia, meio rural, fauna e flora e diversidade cultural.

Conforme descreve a integrante da equipe, Ingrid Totola, a primeira parada dessa visita foi realizada na Cachoeira das Pedras, onde os alunos aprenderam com o coordenador do projeto, o geógrafo Alessandro de Sá, sobre a formação do ribeirão Ipanema, que se dá pela junção do Córrego Ipaneminha e Córrego Ipanemão. “Além da sua importância para o município, já que ele é o principal corpo hídrico, também foi abordado sobre a vegetação do local e a sua influência na preservação dos recursos hídricos”, relata.

História

Divulgação
A equipe também visitou o Congado do Ipaneminha, em IpatingaA equipe também visitou o Congado do Ipaneminha, em Ipatinga


A segunda parada foi realizada na bica de uma nascente, onde foi contada a sua importância histórica e ambiental e o seu processo de restauração, feita a abordagem sobre os fenômenos presentes na Mata Atlântica e suas interações ecológicas, além da técnica de percepção do Muriqui. A terceira parada foi promovida na Igreja do Ipaneminha, que marca a sede de uma das mais antigas comunidades rurais de Ipatinga, permitindo aos alunos aprenderem sobre o contexto histórico dela e da comunidade onde está inserida.

A equipe também visitou o Congado do Ipaneminha, um dos mais antigos grupos folclóricos do estado e registrado como Patrimônio Cultural do Município de Ipatinga. “Foi apresentado aos alunos o contexto histórico do congado e a importância de se manter viva essa cultura. Além disso, enriquecendo ainda mais essa parada, foi feita uma exposição com a equipe de estagiários, com a supervisão da bióloga Luciana Alvarenga, sobre os animais taxidermizados (técnica para conservar suas características físicas), como ouriço do mar, escorpião, piranha, baiacu, jacaré, serpentes, aves e alguns mamíferos. Foi apresentado sobre a morfologia, curiosidades, importância ecológica e importância da preservação de cada um deles”, pontuam os estagiários Ingrid Totola, Davi Cotta, Kethellin Nayara e Alexandre Santos de Sá.

Conclusão do trabalho

A última parada foi em uma nascente. “Por lá, os alunos aprenderam sobre o que é uma nascente, quais são suas características e a importância da sua preservação, já que ela é usada para consumo animal, irrigação e também por abastecer um dos afluentes do ribeirão Ipanema”, aponta Alessandro.

O geógrafo acrescenta que a utilização do turismo pedagógico como ferramenta educativa é uma ótima forma de consolidar e ampliar o conhecimento dos alunos, quebrando o paradigma de que só é possível se aprender dentro de sala de aula. “Além disso, por meio desse trabalho, os alunos desenvolvem conscientização ambiental, criação de senso coletivo de responsabilidade, permite o desenvolvimento de uma percepção ambiental de diferentes tipos de ambiente, e melhoria no desempenho escolar”, conclui Alessandro de Sá.

Mais informações: Alessandro de Sá – (31) 986061419. Instagram: @instituto_interagir. Site: www.interagirong.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário