01 de junho, de 2022 | 10:06

Metalúrgios decidem, em assembleia, se aceitam ou não proposta da Usiminas para turno de trabalho

Alex Ferreira/Arquivo DA
Caso aprovem, os empregados retornarão ao modelo de seis dias de trabalhoCaso aprovem, os empregados retornarão ao modelo de seis dias de trabalho

Os trabalhadores da Usiminas, Unigal e Usiroll vão às urnas nesta quarta-feira (1), em Ipatinga para definir sobre propostas de turno de trabalho.

Duas propostas enviadas pela empresa serão apreciadas, ambas com previsão de retorno do esquema de trabalho anterior ao que está em vigor desde o dia 17, o turno fixo. Também poderão optar, na mesma cédula, pelo estado de greve, caso discordem das possiblidades apresentadas.

A votação começou pela manhã e ocorrerá ao longo do dia. O resultado deverá ser divulgado no início da noite.

As propostas a serem apreciadas preveem o fim do turno fixo de trabalho. Caso aprovem, os empregados retornarão ao modelo de seis dias de trabalho, com dois de folga, nos horários de 6h40 as 14h50; 14h40 as 22h50 e 22h40 as 6h50 (intercalando dois dias em cada horário).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa), Geraldo Magela Duarte, explica que a proposta 1, que traz a tabela que rodava anteriormente, tem validade de dois anos, com abono depositado no cartão do vale alimentação, no valor de R$ 4 mil (parcela única).

“Além disso, prevê o fim do banco de horas, ou seja, o trabalhador vai poder escolher se recebe ou se compensa. Se optar por receber, terá o que manda a legislação, conforme os dias e horários que fizer a hora extra.

Se decidir compensar, poderá guardar no banco de horas até 16 horas, por até 90 dias, mas essas horas serão no esquema de uma por uma, se fez oito, compensa oito”, detalha Magela.

A outra proposta tem as mesmas condições, mas com o prazo de duração de oito meses e com o valor de R$ 1.500 (parcela única) no vale alimentação.

“Vamos fazer a assembleia nesta quarta-feira e os trabalhadores vão decidir: proposta 1, por dois anos, ou a proposta 2, com duração de oito meses. A terceira opção é ‘rejeito as duas’, com a possibilidade de escolher se querem greve ou não”, aponta.

Participação

Geraldo Magela se diz satisfeito com o interesse dos trabalhadores em participar da discussão, mas pondera que as propostas da empresa são diferentes do que foi apresentado, pois não garante as necessárias folgas, “que é uma luta dos trabalhadores e do Sindipa. Por isso o trabalhador tem a opção de não aceitar nenhuma das duas, mas a que ganhar será acatada pelo sindicato”, assegura.

Já publicado:
Usiminas oferta 200 vagas de emprego
Usiminas adota turno fixo de trabalho
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marinho Gomes da Silva

01 de junho, 2022 | 18:39

“Boa noite , turno com folga de um dia na verdade , pois o primeiro vai ser para descansar então vai ser um dia , o turno deveria ser 4x 4 , todos ganham, tanto no prazo de entrega de produtos , também na qualidade , ( segurança ) empresa teria menos rotatividade , não vejo sindicato falando de plano de carreira , hoje às empresas falam de nível para dar aumento , deveria ser automático com avaliações simestrais , enfim muita coisa para ser discutida para agregar todos .”

Thiago Prossi Defente

01 de junho, 2022 | 17:58

“Dependendo do que pagarem , qual o problema. A crise que o mundo tá passando, o tanto de gente desempregada. Reclamar que vai ganhar mais e ter que trabalhar mais chega ser um insulto.”

Che Guevara

01 de junho, 2022 | 13:32

“Parabéns SINDIPA, até que enfim o sindicato está sendo colocado a serviços dos trabalhadores, pois ficou décadas nas mãos dos pelegos só atendendo aos desejos da Usiminas e empreiteiras.
#GreveJá”

Louco Furioso

01 de junho, 2022 | 10:56

“Todo apoio aos trabalhadores, penso que deveriam optar pela greve, nenhuma das opções contempla o desejo dos trabalhadores, pois a Usiminas deita e rola em cima dessas pessoas e quem "bola" as referidas tabelas, jamais trabalharam de turno, então propor isso chega a ser uma maldade, falta de amor e compaixão pelo próximo.”

Envie seu Comentário