Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de junho, de 2022 | 10:07

Operação Difusão Vermelha mira envolvidos em homicídio de ipatinguense em Cordeiro de Minas

Policiais Civis cumprem nesta quarta-feira mandados de busca, apreensão, internação e prisão; um dos procurados foi preso ao tentar entrar nos Estados Unidos

Divulgação
Investigados pelos policiais civis foram presos em Cordeiro de Minas e em Ipatinga nesta quarta-feiraInvestigados pelos policiais civis foram presos em Cordeiro de Minas e em Ipatinga nesta quarta-feira

Uma equipe de policiais civis deflagrou, na manhã desta quarta-feira (1), a Operação Difusão Vermelha, que cumpre mandados de busca, apreensão e prisão no âmbito da investigação de um homicídio ocorrido em 3 de abril deste ano, no distrito de Cordeiro de Minas.

Os trabalhos são coordenados pela Delegacia de Homicídios de Caratinga que cumpre hoje seis mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária e um mandado de internação de um adolescente de 17 anos, envolvido com o crime.

No alvo da operação estão indivíduos investigados por suposta autoria e participação no assassinato praticado na madrugada do dia 03 de abril deste ano, no distrito de Cordeiro de Minas, ocasião em que Lucas Rodrigues de Souza, 27 anos, foi executado a tiros. Lucas era de Ipatinga, mas residia em Cordeiro de Minas havia alguns dias, conforme noticiado pelo Diário do Aço à época.

Reprodução
Lucas era de Ipatinga, mas residia no distrito de Cordeiro de Minas, CaratingaLucas era de Ipatinga, mas residia no distrito de Cordeiro de Minas, Caratinga

Conforme nota divulgada pela PCMG, até o momento, os elementos de informação coletados indicam que a motivação do crime é a disputa pelo tráfico de drogas local. Um mandado de prisão temporária foi cumprido em Cordeiro de Minas, em desfavor de um indivíduo de 23 anos. Os mandados de busca foram cumpridos em São Cândido, Cordeiro de Minas e Ipatinga.

Ipatinga

Durante o cumprimento da cautelar, a equipe recebeu informação de que o outro investigado, de 19 anos, também com mandado de prisão em seu desfavor, estaria na cidade de Ipatinga. Diante disso, a equipe de investigação deslocou até o endereço indicado, no bairro Limoeiro, onde o investigado foi encontrado e devidamente preso.

O terceiro mandado de prisão temporária, expedido em desfavor de um indivíduo de 19 anos foi cumprido no dia 26 de maio deste ano pela Polícia de Imigração dos Estados Unidos, após apoio da Polícia Federal.
Divulgação
A operação foi batizada como Difusão Vermelha em virtude do alerta de difusão vermelha de procurado internacional; um dos procurados foi preso ao desembarcar em San Diego, na Califórnia (EUA)A operação foi batizada como Difusão Vermelha em virtude do alerta de difusão vermelha de procurado internacional; um dos procurados foi preso ao desembarcar em San Diego, na Califórnia (EUA)

O delegado da PC, Sávio Moraes, informou que “o indivíduo preso nos Estados Unidos é suspeito de ser um dos executores do crime. Durante a investigação, a Polícia Civil recebeu informações de que o suspeito estaria tentando fugir e sair do país. Diante disso, foi realizado contato com a Polícia Federal para que fosse procedida perante a Interpol o alerta de difusão vermelha de procurado internacional, isto é, o lançamento do mandado de prisão no banco de dados internacionais”.

Conforme o delegado, com essas ações, no dia 26 de maio deste ano, momentos depois do investigado ter pisado em solo estadunidense, ele foi preso pela Polícia de Imigração dos Estados Unidos (U.S. Immigration and Customs Enforcement) na cidade de San Diego, estado da Califórnia, onde se encontra preso e aguardando o procedimento de extradição”, complementou o delegado Savio Moraes.

O menor de idade investigado por envolvimento com o crime é alvo de um mandado judicial de internação. Ele ainda não foi encontrado e é procurado. Nas buscas em sua residência foi encontrado e apreendido o montante de R$ 44 mil, dinheiro de procedência duvidosa.

O adolescente infrator, de 17 anos de idade, foi apreendido no dia 18 de abril deste ano, portando uma arma de fogo e certa quantidade de drogas.

Participaram da operação 33 policiais civis


A operação foi batizada como “Difusão Vermelha” em virtude do alerta de difusão vermelha de procurado internacional que foi disparado, isto é, o lançamento do mandado de prisão de um dos investigados no banco de dados internacionais.

“Referido procedimento, que foi efetuado rapidamente pela Delegacia de Homicídios de Caratinga perante a Polícia Federal e a Interpol, foi fundamental para o êxito no cumprimento do mandado de prisão nos Estados Unidos”, concluiu a nota da PCMG.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo Silva

01 de junho, 2022 | 22:34

“? muito bom ver a polícia fazendo seu trabalho e colocando os criminosos no lugar que eles devem estar.
O cidadão de bem é que deve ter o seu direito de ir e vir e não os bandidos.”

Zoio de Zoiar

01 de junho, 2022 | 13:43

“Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.

Mateus 10:26”

Envie seu Comentário