Expo Usipa 2024 02 - 728x90

02 de junho, de 2022 | 09:30

BR-381 poderá contar com cerca de R$ 37,5 milhões para recuperação de trechos

Arquivo DA
Pista da BR-381, trecho em Antônio Dias, apresenta precariedade em vários pontos Pista da BR-381, trecho em Antônio Dias, apresenta precariedade em vários pontos

Com diversos trechos destruídos no período chuvoso e buracos, a BR-381 poderá receber obras de recuperação após a aprovação da Medida Provisória (1.097/22), no Senado Federal, que abre crédito extraordinário em favor do Ministério da Infraestrutura. A aprovação da medida ocorreu no dia 26 de maio e prevê um valor R$ 418 milhões como crédito, no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), visando à reparação de rodovias danificadas durante o período chuvoso no país.

De acordo com o texto, para a Região Norte serão R$ 133 milhões; para o Centro-Oeste, R$ 36 milhões; para o Sudeste, R$ 191 milhões; e para o Nordeste, R$ 58 milhões. Na BR-381, em Minas Gerais, serão usados cerca de R$ 37,5 milhões para obras em trechos da estrada nas cidades de Nova Era e João Monlevade, conforme divulgado pelo deputado estadual, Celinho Sintrocel (PCdoB). Ele acompanha o assunto junto à superintendência do Dnit.

Situação em Nova Era

Conforme divulgado pelo Diário do Aço, no dia 14 de janeiro, houve um deslizamento de um talude e destruiu mais de 100 metros de um trecho do km 321 da BR-381, em Nova Era. Como solução provisória, foi construído um desvio no local, que não é pavimentado e contém várias ondulações na pista, além de ser em mão dupla. Com isso, um longo congestionamento (nos dois sentidos) é formado frequentemente por carros e caminhões, enquanto o trecho da BR-381 é recuperado pelo Dnit.

Outros problemas

Outros trechos da BR-381 também apresentam problemas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), estão interditados parcialmente, na BR-381, os trechos do Km 299, em Antônio Dias, do Km 321, em Nova Era, Km 342 em Bela Vista de Minas, Km 404 em Bom Jesus do Amparo e Km 451 em Sabará.

BR-262

Alternativa de rota para o Vale do Aço, Leste de Minas e Zona da Mata, também a BR-262, está com interdição total por causa de deslizamento de taludes, no Km 96 em Abre Campo, desde o dia 24 de janeiro, e no Km 149, em Rio Casca com interdição parcial.

Já publicado:
Prefeitos da região cobram melhorias na BR-381 durante visita de Bolsonaro
Interdição nas BRs 381 e 262 prejudica setores econômicos do Vale do Aço
BR-381 está entre as dez rodovias federais com maior registro de mortes

Leilão indefinido

Já em relação ao leilão para concessão das BR-381 e BR-262 à iniciativa privada, a expectativa é que ocorra em setembro ou outubro deste ano, segundo Celinho Sintrocel. No entanto, inexiste data para que novo edital seja publicado. Em fevereiro deste ano o leilão fracassou por falta de interessados.

Em nota enviada ao Diário do Aço, nesta quarta-feira (1), o Ministério da Infraestrutura informou que a concessão do sistema rodoviário BR 381/262/MG/ES é prioridade para o Governo Federal, pois se trata de uma região importante com rodovias que têm necessidade histórica de receber investimentos, porém, não citou uma data prevista. “O projeto está sendo reestudado para que se chegue a uma modelagem mais atrativa para os investidores. O governo trabalha para que o novo edital seja publicado ainda neste ano”, conclui a nota.


Exército já realiza serviços essenciais


Desde o começo do mês de maio, equipes do Batalhão de Engenharia do Exército já executam serviços emergenciais em vários trechos da BR-381 e já está em negociação um Termo de Execução Descentralizada para manutenção rodoviária entre Timóteo e João Monlevade.

Conforme Celinho do Sintrocel, uma proposta para recuperar um trecho crítico na ponte do ribeirão Oncinha, em Antônio Dias, está em fase de elaboração da licitação. Deverá ser feita a recomposição de guarda-corpo e recuperação funcional da pista.

“Quanto à interligação de novos viadutos ao traçado da BR-381, como é o caso da Prainha, algumas questões terão de ser superadas, como adequação da rodovia e novo posicionamento do gasoduto da Gasmig, além da instabilidade de taludes no trecho de Antônio Dias”, ressaltou o parlamentar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário