Expo Usipa 2024 02 - 728x90

02 de junho, de 2022 | 05:30

Prorrogada campanha de vacinação contra sarampo e influenza

Aplicação para grupos prioritários vai até o dia 24 de junho

Marcelo Camargo/Agência Brasil
As crianças fazem parte dos grupos prioritários convocados para imunização contra o sarampo e a influenza As crianças fazem parte dos grupos prioritários convocados para imunização contra o sarampo e a influenza
(Atualizado às 13h22, com informações da Agência Brasil)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo, que terminaria nesta sexta-feira (3), foi prorrogada. O Ministério da Saúde estendeu o prazo até o dia 24 de junho, com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para as duas doenças.

De acordo com a pasta, a partir do dia 25 de junho os estados e municípios poderão ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade, enquanto tiverem doses disponíveis.

Índices de imunização

A macrorregião do Vale do Aço, composta por 35 municípios, ainda não atingiu a cobertura vacinal esperada contra as duas doenças.

A meta da campanha contra o sarampo é de 95%. De acordo com dados lançados no site Localiza SUS, do Ministério da Saúde, até esta quarta-feira (1), no Vale do Aço, a cobertura vacinal de crianças ainda estava na marca de 46,39%, com 21.717 doses aplicadas nesse público e 31.522 vacinas utilizadas no público total.

Na vacinação contra a influenza, a meta é um pouco mais baixa, 90%, mas mesmo assim os índices esperados ainda não foram alcançados. A cobertura vacinal da população-alvo, composta por crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores estava em 59,5%, até esta quarta-feira. Foram aplicadas nesses grupos específicos 130.468 doses. Em toda a população convocada, que contempla 288.226 pessoas, já foram aplicadas 150.509 vacinas.

Importância da meta

Micheline Paiva, coordenadora da atenção em saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, salienta a importância de atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

“Precisamos atingir altas coberturas vacinais para afastar a chance de retorno de doenças como o sarampo e evitar surtos de gripe, principalmente no período sazonal”, reforçou a coordenadora, esclarecendo que as metas são estabelecidas por meio de estudos “que indicam que a partir destas taxas de coberturas, a circulação do vírus é minimizada a ponto de se evitar a transmissão”.

A coordenadora também explicou sobre a importância dos dois imunizantes. “A vacinação da influenza é realizada sempre antes do início do inverno, considerado o período de maior sazonalidade desta doença. Já a vacinação de sarampo foi estabelecida devido ao risco de reintrodução desta doença, já com alguns casos confirmados no país e diante das baixas taxas de cobertura, o risco de surto desta doença é muito grande”, declarou.

Convocados

É muito importante que o público convocado para a campanha se imunize. Só assim será possível alcançar o objetivo da ação, que é evitar óbitos, surtos e a pressão sobre o sistema de saúde. Por isso, é sempre bom saber quais os grupos já podem e devem ir aos postos.

Contra a influenza foram chamados para imunização os idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, salvamento e forças armadas, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

No grupo prioritário de imunização contra o sarampo, estão as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e trabalhadores da saúde.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário