02 de junho, de 2022 | 06:00

Trabalhadores aprovam proposta da Usiminas e turno fixo será substituído

Bruna Lage
Trabalhadores foram às urnas nesta quarta-feiraTrabalhadores foram às urnas nesta quarta-feira

O turno fixo de trabalho será substituído na Usiminas, em Ipatinga. A mudança foi definida em assembleia, ocorrida nesta quarta-feira (1), nas portarias da usina. Com 1.823 votos, os trabalhadores da Usiminas, Unigal e Usiroll escolheram a proposta de número 1, que prevê o retorno da tabela anterior à atual. Os empregados receberão ainda R$ 4 mil no cartão do Vale Alimentação (parcela única). O acordo terá validade de dois anos. O resultado foi enviado ao Diário do Aço no início da noite.

A proposta 2 recebeu 103 votos; A opção “Rejeito as duas” alcançou 274 votos; Brancos foram 104. Votaram pelo estado de greve 339 pessoas e 285 disseram não a essa opção.

A cédula de votação continha duas propostas enviadas pela empresa. Ambas com previsão de retorno do esquema de trabalho anterior ao que está em vigor desde o dia 17, o turno fixo. Na mesma cédula, também havia opção pelo estado de greve, caso discordassem das possiblidades apresentadas.

Os empregados retornarão ao modelo de seis dias de trabalho, com dois de folga, nos horários de 6h40 as 14h50; 14h40 às 22h50 e 22h40 às 6h50 (intercalando dois dias em cada horário).

Além da mudança do turno e do valor que será depositado no Vale Alimentação, a aprovação da proposta definiu o fim do banco de horas. A partir da efetivação do acordo, o trabalhador vai poder escolher se recebe ou se compensa. Se decidir compensar, poderá guardar no banco de horas até 16 horas, por até 90 dias.

Outra proposta

A proposta de número 2, apresentada pela empresa e rejeitada, trazia as mesmas condições, mas com o prazo de duração de oito meses e com o valor de R$ 1.500 (parcela única) no Vale Alimentação.

Já publicado:
Metalúrgios decidem, em assembleia, se aceitam ou não proposta da Usiminas para turno de trabalho
Usiminas oferta 200 vagas de emprego
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Silva

03 de junho, 2022 | 07:09

“Tá aí o Motivo que falta de funcionário no setor da indústria , os mais jovens já acordaram q e estão vendo que IFood da mais dinheiro que usina. As terceirizadas anunciam vaga todos os dias no rádio . .....sem Valorizacao dos funcionários empresa nenhuma sustenta . Os tempos sãos outros .”

Arilton

02 de junho, 2022 | 18:21

“Infelismente o medo sobrepôs a ética pessoal, mesmos os operadores vendo a chefia buscar gente em casa para horas extras, horário de refeição sendo feito direto, ainda aprovaram , aprovaram pelo medo, pelo desgaste que a chefia faz. Estes gestores tem muito que pagar, ainda fazem discípulos . Daqui 3 meses este VA acaba e o turno sem folga, sem descanso continua . Poucos para trabalhar, muito na produzir . Cuidado companheiros com os acidentes . Dinheiro nenhum paga a vida . E está coisa de empresa cidadã pelo nome USIMINAS eu acredito, mas nestes carrascos , falsos e sangue sugas gerentes e supervisores eu não acredito. Deus abençoe todos vcs e com vida e saúde vc pode achar outro trabalho , onde te respeitem. A vida e6 uma só. Pense nisso. Nada muda se você não mudar primeiro. Este dinheiro já era seus... Agora vêm o mimimi de que está em crise pois o acordo e daqui a 5 meses. Dêem um basta nesta hipocrisia. Se unam e se valorizem ....”

Csp Conlutas

02 de junho, 2022 | 10:52

“Uma pena, mas a Usiminas não é uma empresa cidadã, aliás, é muito longe disso, só faz o que é obrigatório, nada além, se a Cenibra tem o turno de revezamento atuando com a escala francesa com 5 letras, porque a Usiminas não pode fazer o mesmo, ou será a Cenibra uma filantropia?
Nada disso, a Usiminas suga tudo o que pode e não pode dos seus trabalhadores, nem de longe é uma empresa minimamente humana, não por acaso tivemos o massacre de 07 de outubro de 1963, mas o massacre financeiro, social e moral ainda continua.
Trabalhadores de todo o Vale do Aço, uni-vos!”

Marcos

01 de junho, 2022 | 19:34

“Apenas 4mil?
Ah ta! este ai é o abono roubado ano passado?
Lucraram tanto no Golpe do Vale Alimentação que os criadores de tal façanha foram presenteados com veiculos , aquele Jeep novo.
Os envelopes entregues tão rapidamente com míseros duzentos reais foram pegos com tanta repulsa que ninguém se atentou para a data timbrada , junho de 2021 numa data base de outubro.
Golpe arquitetado! e quem denunciou, foi demitido por não possuir o perfil da Empresa.
A Usiminas é grande, mas ainda tem muito Gerente Fajuto pensando apenas em si mesmo e nas metas que ele precisa cumprir.
Que queimem no inferno.”

Envie seu Comentário