Expo Usipa 2024 02 - 728x90

02 de junho, de 2022 | 07:44

Movimentação na área da Aperam causa apreensão em Timóteo

Abertura de válvula de emergência não teve vítimas nem danos a equipamentos e ocorreu em ambiente controlado na noite de quarta-feira

Enviada por leitor
A reportagem apurou que a situação foi de emergência, mas controlada a tempo e sem qualquer vítimaA reportagem apurou que a situação foi de emergência, mas controlada a tempo e sem qualquer vítima

Uma série de explosões e clarões, avistados por moradores dos bairros vizinhos à planta siderúrgica da Aperam South America, em Timóteo, causou apreensão entre as pessoas, na noite desta quarta-feira. O Diário do Aço apurou que não teve nenhuma vítima e que o procedimento, embora de emergência, foi uma descarga de uma espécie de válvula (bleeder) e tudo controlado dentro de um tempo de segurança para evitar acidentes.

Como sempre ocorre em situações como essa, uma onda de boataria espalhou-se rapidamente pelas mídias sociais, acompanhada das imagens gravadas pelos moradores.

Na manhã desta quinta-feira, entretanto, não houve confirmação de qualquer vítima ou dano aos equipamentos. Veja vídeos mais abaixo.

Descarga no bleeder



A reportagem do Diário do Aço confirmou junto a uma fonte que ontem a noite ocorreu na usina em Timóteo um procedimento normal e de segurança, entretanto, considerado "procedimento de emergência de alto forno".

Trata-se de uma preparação de parada preventiva do forno. Os procedimentos geram reações e em alguns casos precisa-se abrir o bleeder (uma espécie de válvula de emergência) para reduzir rapidamente a pressão do alto-forno e não ocorrer acidentes. "Por isso as pessoas veem o clarão pela chaminé e os ruídos intensos. Mas ocorre em um ambiente controlado, com equipes já treinadas para isso", acrescenta a fonte.

Sobre eventuais avisos antecipados para evitar apreensão entre a população, a reportagem apurou que isso não é possível, pois o procedimento é de emergência e adotado mediante situações que podem ocorrer a qualquer momento e como forma de evitar acidentes. Por isso já existem brigadas prontas para entrar em ação, quando isso ocorre. "O bleeder é como se fosse uma válvula de segurança, aberta em determinadas situações justamente para não ter acidentes", concluiu.

Nota oficial confirma o que o Diário do Aço já havia divulgado

Em nota oficial, divulgada pela manhã, a Aperam informou que o incidente ocorreu mesmo no alto-forno 1 e que o "procedimento de segurança segue norma padrão" e acrescenta que "não houve danos a pessoas ou equipamentos e a operação foi retomada normalmente". A íntegra da nota está mais abaixo.






Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José

02 de junho, 2022 | 22:04

“Timóteo. Cidade próspera. Cresceu "sitiando" uma usina Siderúrgica. Acesita... Hoje, Aperam. 78 anos... Não nos acostumamos e, penso que jamais nos acostumaremos a eventos como o de ontem. Preocuparemos sempre. A população, é quase toda lá de dentro... Pai... Mãe... Filho... Filha... Tem sempre alguem nosso lá dentro. Eu, como conhecedor dos processos, fiquei tranquilo. Recebi o vídeo, pouco tempo depois do fato. Lá (Aperam) não estou mais. Mas... Importante ressaltar. Quem me mandou o vídeo, não estava preocupado em saber o número de "mortos". Não era a tal da "curiosidade" Preocupava-se em saber em que poderia ajudar. Embora eu já esteja na condição de "aposentado"... Fiquei lisongeado pelo contato que tive. Fiquei orgulhoso por saber do fornecedor que construí ao longo da minha vida útil na Aperam. A Deus... Sempre a Ele, nossa Gratidão!”

Envie seu Comentário