CADERNO IPATINGA 2024

02 de junho, de 2022 | 17:31

Seminário do Unileste aborda relação do homem com o meio ambiente

Divulgação
A programação do Seminário conta com caminhada ecológica no Parque Estadual do Rio DoceA programação do Seminário conta com caminhada ecológica no Parque Estadual do Rio Doce

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo, 5 de junho, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) realiza, entre os dias 5 e 7 de junho, o 1º Seminário Ambiental. Conforme a instituição, o evento tem como objetivo de trocar experiências educativas ambientais desenvolvidas por professores, estudantes e pesquisadores do Vale do Aço.

O seminário é gratuito, aberto ao público e integra a programação da Semana de Mobilização Ambiental da União Brasileira de Educação Católica (UBEC) – grupo educacional ao qual o Unileste pertence – que estimula as Unidades de Missão a desenvolverem atividades educativas de proteção da natureza.

Com o tema “Cuidado ambiental, saúde populacional”, a programação do Seminário conta com caminhada ecológica no Parque Estadual do Rio Doce (Perd) e mesas-redondas com abordagens de temas pertinentes, como metais tóxicos na natureza, resíduos hospitalares, responsabilidade ambiental, atuação das zoonoses da Região Metropolitana do Vale do Aço, cidades sustentáveis, projetos de conservação e observação de aves, entre outros.

“É muito importante conversar sobre meio ambiente no meio acadêmico, afinal, debater a temática é, também, falar sobre saúde e qualidade de vida. Eventos como esse oportuniza a profissionais e estudantes da área ambiental debaterem temas de alta relevância e impacto no dia a dia da sociedade. Além de nos propor assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pensando de forma sustentável e adotar atitudes de cuidado com o próximo e com o planeta”, ressalta o coordenador de Pesquisa e de Iniciação Científica do Unileste, Marcos Vinícius Rodrigues.

O seminário é realizado em parceria com a Rua Assessoria Esportiva, o Perd e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Coronel Fabriciano. A programação completa está disponível no site unileste.catolica.edu.br.

Caminhada Ecológica

A abertura do seminário será no domingo (5), no Parque Estadual do Rio Doce, das 8h às 12h. A inscrição está disponível no site do Unileste, até o dia 3 de junho (sexta-feira), por meio de formulário eletrônico. As vagas são limitadas.

A programação terá início às 8h, com o encontro dos participantes em frente ao Mirante do Parque. Após a concentração, a Rua Assessoria Esportiva comandará o alongamento antes do início da caminhada. Recomenda-se aos participantes chegarem ao local meia hora antes do início das atividades; ir com roupas leves e de tênis; levar garrafa com água; alimentos saudáveis e de fácil manuseio ou almoçar no restaurante do Parque; além de proteção solar adequada e repelente.

O percurso a ser percorrido tem 4km de extensão e engloba: a trilha do Angico Vermelho e Orla da Lagoa do Bispo, ambas com grau de dificuldade fácil; e as trilhas do Angico Vermelho, do Pescador e Orla da Lagoa do Bispo, todas com grau de dificuldade médio. Ao longo do percurso será possível observar toda a biodiversidade do Parque. A organização também orienta aos participantes sobre o descarte de lixo durante a caminhada, que deve ser realizado somente nas lixeiras. O transporte de ida e volta ao local da caminhada deverão ser providenciados por cada participante.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário