02 de junho, de 2022 | 17:37

Fabriciano ganha o Prêmio Mineiro de Boas Práticas com ação inovadora em saúde

Divulgação
Secretário Ricardo Cacau e o prefeito Marcos Vinicius receberam o prêmioSecretário Ricardo Cacau e o prefeito Marcos Vinicius receberam o prêmio

O município de Coronel Fabriciano foi o vencedor do Eixo Saúde do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Pública. O anúncio ocorreu em cerimônia na noite de quarta-feira (1), no Expominas, em Belo Horizonte, durante a realização do Congresso Mineiro de Municípios, informou a administração fabricianense.

Coronel Fabriciano inscreveu diversas ações nos nove eixos do prêmio: Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Governança, Meio Ambiente, Saúde e Turismo; e o Projeto de Oftalmologia da Carreta Luz para a Vida foi o vitorioso.

“A gente fica feliz. Na primeira participação nós levamos menção honrosa, uma espécie de 2º lugar. Agora nós trouxemos esta ação exitosa que devolveu a mais de 600 alunos o direito de enxergar corretamente, por meio dos exames e da oferta gratuita dos óculos. Além de melhorar nossa gestão, podemos replicar para outros municípios fazerem o mesmo”, disse o prefeito Marcos Vinicius (PSDB).

Os três municípios de cada eixo premiado em primeiro lugar, além de receber um troféu, terão acesso, gratuitamente, a dois cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP), para dois servidores do município, até o fim do ano. Terão também sua prática divulgada nos canais oficiais da AMM.

Projeto

Por meio de parceria com o Instituto Luz Para a Vida, o município viabilizou por meio do SUS um mutirão de atendimentos para 6.250 estudantes da rede municipal de ensino e cerca de dois mil moradores que aguardavam o especialista.

Dentre as crianças, a surpresa foi revelar que mais de 10% delas apresentaram problemas de retina, córnea, glaucoma, estrabismo, ceratocone, toxoplasmose e catarata congênita.

Após os exames e a entrega dos óculos para as crianças, os resultados no aprendizado em sala de aula começaram a aparecer. Crianças com déficit para aprender deram um salto no desenvolvimento graças à melhoria da visão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário