03 de junho, de 2022 | 14:35

Com prorrogação de campanha de vacinação, Timóteo inicia busca ativa

Divulgação
Ministério da Saúde prorrogou campanha de vacinação contra o sarampo e a influenza pela baixa adesãoMinistério da Saúde prorrogou campanha de vacinação contra o sarampo e a influenza pela baixa adesão

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde prorrogou as campanhas nacionais de vacinação contra o sarampo e a gripe influenza para o dia 24 de junho. Inicialmente, as duas campanhas se encerrariam nesta sexta-feira (3), mas devido à baixa cobertura, o órgão federal decidiu prolongar a ação.

Em virtude da prorrogação das campanhas, a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, por meio da Gerência Vigilância Epidemiológica, informa que iniciou ainda na sexta-feira uma busca ativa dos trabalhadores em saúde ativos com duas profissionais no vacinamóvel. Com base nos dados repassados pela Vigilância Sanitária, essa equipe vai até os estabelecimentos como consultórios médicos, odontológicos, de fisioterapia, dentre outros.

“Se algum estabelecimento de saúde tiver profissionais ativos que ainda não tiverem sido vacinados devem procurar uma unidade de saúde para atualizar a vacina contra o Sarampo e contra a Influenza”, pontuou a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares.

Prorrogação

A medida de estender a campanha foi adotada considerando as baixas coberturas vacinais alcançadas na 24ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (44%) e na 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo (31,3%), dados parciais até 1º de junho de 2022.

Meta

A meta da 8ª Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo é alcançar 95% de vacinação para as crianças de seis meses a menores de cinco anos e vacinar os trabalhadores da saúde, por considerar a alta transmissibilidade, a gravidade, as complicações e óbitos pela doença.

A ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que para o êxito das estratégias, conforme o Ministério da Saúde, cada ente deve empreender amplos esforços e atuar de forma mais contundente para vacinação oportuna da população-alvo.

Já publicado:
Timóteo tem programação para vacinação de crianças contra a covid nas sextas-feiras
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário