Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de junho, de 2022 | 09:00

Médico alerta: ''situação da covid nunca foi tranquila o bastante para erradicar o uso de máscara''

Pedro Gontijo/Imprensa MG
Infectologista que atua em Ipatinga afirma que a circulação do vírus não deixou de ocorrerInfectologista que atua em Ipatinga afirma que a circulação do vírus não deixou de ocorrer

Com o clima mais ameno e o registro de novos casos de covid-19, a discussão sobre o retorno do uso da máscara em ambientes fechados ressurgiu em alguns locais. Em Ipatinga, o médico infectologista Márcio Castro aponta que nunca houve estabilidade suficiente para erradicar o uso da proteção.

Nessa semana, o Comitê Científico do Estado de São Paulo recomendou a volta do uso de máscaras em estabelecimentos fechados. A medida não é obrigatória, exceto em ambientes hospitalares e no transporte público.

Recentemente, o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, destacou que mesmo com o aumento do número de casos de covid-19 em algumas regiões, Minas Gerais não deverá passar pela quarta onda da doença. Porém alertou, mais uma vez, sobre a importância da vacinação contra a doença.

Uso da máscara

Arquivo DA
O médico salienta que é importante manter hábitos de higiene, de modo a evitar a contaminação por covid e outras doenças viraisO médico salienta que é importante manter hábitos de higiene, de modo a evitar a contaminação por covid e outras doenças virais

Márcio Castro avaliou que a circulação do vírus não deixou de ocorrer, assim como o número de pessoas contaminadas, internadas e também óbitos. “A situação da covid nunca foi tranquila o bastante para erradicar o uso de máscara. Agora é visível o aumento de casos de pessoas contaminadas e é importante pensar em manter o uso de máscara, sobretudo onde há aglomeração de pessoas em espaços fechados, como por exemplo, ônibus, escolas e outros estabelecimentos com um número grande de pessoas e sem circulação adequada de ar”, alerta.

Sobre a varíola dos macacos, doença que está assuntando mundo afora, o médico considera ser cedo para falar em uso de máscara com o objetivo de evitar essa doença, pois ainda não é um problema de saúde pública no país. “Há um número de casos, sobretudo na Europa, mas ainda é pequeno para justificar uma intervenção”, aponta o médico.

Nas cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço, não há exigência de uso da máscara, seja em ambientes fechados ou abertos. A exceção são áreas hospitalares. A justificativa para a erradicação da proteção foi a melhoria no número de contaminados, considerado positivo.

Já publicado:
Timóteo tem programação para vacinação de crianças contra a covid nas sextas-feiras
Anvisa autoriza serviço de bordo e mantém uso de máscaras em voos

Higiene

O médico salienta que é importante manter hábitos de higiene, de modo a evitar a contaminação por covid e outras doenças virais. “Depois que a gente passa por uma epidemia tão drástica como essa, adotamos novos costumes, passamos a valorizar mecanismos de higiene, lavagem das mãos, etiqueta da tosse, uso de máscara e esperamos que a população fique mais atenta e sensibilizada a esses cuidados. Infelizmente, não vemos líderes e gestores políticos incentivando isso. Não vi nenhuma campanha do governo nesse sentido, como é feito contra o Aedes aegypti. Perdemos a oportunidade de ter um engajamento maior da incorporação de cuidados, especialmente o uso de máscara quando gripado”, lamenta.

Por fim, Márcio complementa que toda infecção pode ser covid e as pessoas devem pensar em fazer o teste, manter o isolamento e monitorar os sinais. “Mesmo infecções que não sejam covid, devemos abster de expor outras pessoas à infecção, quem tem sintoma de gripe deve evitar aglomeração. Se sair de casa, use máscara, mesmo dentro de casa, é importante guardar distanciamento e evitar a disseminação de doenças respiratórias. É responsabilidade consigo e com os demais. É respeito e compromisso com o outro”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carla Gomes

06 de junho, 2022 | 07:30

“Com 3% da população mundial, tivemos 11% do total de mortes por Covid-19 no mundo. Os países que melhor implementaram o isolamento social, uso de máscaras e vacinação, estão todos melhor economicamente e com melhores perspectivas, inclusive Venezuela e Cuba sob bloqueio econômico dos USA”

Médico Sem Ideologia

04 de junho, 2022 | 19:16

“Se olharmos sobre a ótica desse colega, viveríamos em uma bolha. Nao se vive dessa forma, estamos expostos a inúmeros agentes patológicos, contaminantes a todo momento, impossível estarmos totalmente protegidos, o importante é cada um fazer sua parte. com o sistema imunológico forte, para evitar o contagio dessa e de uma série de doenças que podem nos acometer. MASCARA É SOMENTE POR QUESTÕES IDEOLÓGICAS.”

Amadeu

04 de junho, 2022 | 10:57

“Bom dia,
Temos que usar mascara, tem pessoas que não qer nem usar em locais da saude...”

Thales

04 de junho, 2022 | 09:47

“Ta certo o médico... burro nao usa cabresto?... entao”

Envie seu Comentário