04 de junho, de 2022 | 09:30

Professores da rede estadual farão paralisação na próxima terça-feira

Luiz Rocha/ Sind-UTE/MG
Professores da rede estadual de ensino vão à Cidade Administrativa cobrar do governo estadual o pagamento do piso salarial da categoria Professores da rede estadual de ensino vão à Cidade Administrativa cobrar do governo estadual o pagamento do piso salarial da categoria

A luta travada pelos professores da rede estadual de ensino com o governo de Minas Gerais para o pagamento do piso salarial da categoria continua. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) informou que, na próxima terça-feira (7), a categoria realizará a paralisação total das atividades.

Os profissionais também estão organizando uma manifestação, prevista para o mesmo dia, às 9h, na capital. “A categoria deliberou por realizar atos públicos mensais na Cidade Administrativa, em defesa do pagamento do piso salarial”, explicou a diretora do Sind-UTE em Ipatinga, Isaura Azevedo Carvalho.

Escolha da data

A data para realização do ato não foi escolhida de forma aleatória. “Dia 7 de junho, 5º dia útil, dia de pagamento. Dia em que recebemos o salário e constatamos que, mais uma vez, o governo não pagou o que deve aos trabalhadores em Educação”, explicou Isaura.

Programação

Além do ato previsto na Cidade Administrativa, os professores também devem participar de uma audiência pública, realizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na reunião, será tratada a necessidade de retomada das nomeações dos candidatos aprovados no Edital SEE nº 7/2017.

“Agora, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suspensão das contratações temporárias, mais do que nunca, é preciso nomear aprovados no concurso público, que aguardam nomeação há tanto tempo”, cobrou a representante do sindicato.

Funcionamento das escolas

Ao ser questionada sobre o funcionamento das escolas estaduais na próxima terça-feira, a diretora do Sind-UTE em Ipatinga explicou que cada escola informará às famílias. “É uma paralisação convocada em todo o Estado. Cada unidade escolar, a partir da adesão dos trabalhadores, fará a comunicação para as comunidades escolares”, esclareceu.

Caravana

Alguns profissionais da educação do Vale do Aço devem marcar presença na manifestação em Belo Horizonte. O sindicato está organizando uma caravana. “Ainda estamos com as inscrições abertas”, reforçou Isaura.

Calote

Para o sindicato que representa a categoria, o governo tem dado o calote nos profissionais da educação. “Ao deixar de pagar mais de mil reais por mês para o trabalhador, o governo do estado vem acumulando calotes contra a categoria”, definiu a diretora do Sind-UTE em Ipatinga.

Já publicado
Professores da rede particular poderão entrar em greve no Vale do Aço

Piso

Atualmente, o piso nacional da categoria é de R$ 3.845,63. Os professores do estado chegaram bem perto de conseguir esse valor, mas o governador Romeu Zema (Novo) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a aplicação aprovada pelos deputados estaduais.

No dia 27 de maio, o plenário do STF suspendeu as emendas parlamentares que garantiam os reajustes salariais maiores. Decidindo que o reajuste dos servidores iria se limitar aos 10,06%. “A liminar foi concedida e estamos atuando junto aos ministros do STF para o julgamento do mérito”, detalhou Isaura.

Resposta

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que já foi notificada sobre a paralisação da próxima terça-feira. A pasta explicou que tem mantido o diálogo com os representantes sindicais e completou dizendo que “os canais de comunicação continuarão abertos para que as demandas da categoria possam ser apresentadas e debatidas”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Leticia Vitoria Bitencourt da Luz

16 de junho, 2022 | 10:01

“Os professores trabalham tanto eles tem que guentar tantas coisas dos pais, dos alunos por ex: na minha escola é raro os alunos que respeitam os professores”

Viana

06 de junho, 2022 | 08:46

“Com todo respeito ao professorado .
O piso salarial de 3845,00 e para 40 horas semanais.
Na iniciativa privada é 44 hs .
Das 40hs semanais, 1/3 e para a preparacão de aulas..correção de provas etc...Ou srja, não tem que levar serviço pra casa.
O professorado tem férias de 30 dias...
mais os recessos junho/julho e dezembro@ feverreiro ...alem disso emendam todos os feriados...sem contar os pontos facultatívos que pipocam o ano inteiro....
Tem aposentadoria diferenciada e com salario integral...bem diferente da iniciativa privada....
E as licenças ? Se vai casar , tem direito a 9 dias de perna pro ar....
E
Eu , como tio de professor , genro deprofessora, primo de professora, pai de professoa , sogro de professor , posso falar : Se não está satisfeito , na profissão, estude mais um pouco....arrume outra oportunidade melhor e , peca demissão.”

Carla Gomes

06 de junho, 2022 | 06:53

“A maioria dos comentários nesta página demonstra o tamanho da ignorância de várias pessoas. Não é à toa que o Brasil esteja, hoje nas mãos de gente da pior espécie, falsos moralistas, mais corruptos do que o outro grupo que foi enxotado do governo. O ensino, representado pelos professores, a comunicação, representada pelos jornalistas, a ciência, o conhecimento e o respeito ao outro são coisas que essa gente abomina. Será por que?”

Carlos

06 de junho, 2022 | 01:13

“Incrível a ignorância das pessoas. Não sabem o que Professores e Secretários passam e ficam falando merda, pois além de alunos têm que aturar pais de alunos e parentes ignorantes. Esse piso é justo e até pouco, se for ver. Zema não tem que apelar pra STF porcaria nenhuma, tem é que arrumar um jeito de pagar o piso é pronto. Sem mais! Situação fiscal é o nariz dele!”

Paulo

05 de junho, 2022 | 23:26

“Não entendo porque os professores alegam tanto esse poso salarial se eles já o recebem. Se o piso é para uma carga horária de 40h e em Minas se faz a carha de 20h semanais, só fazer as contas e avaliar se recebem ou não o piso salarial.

E além disso graças a rsponsabilidade do atusl governador todo funcionalismo público do estado estão com salários e 13° em dias. Em outras epocas não foi bem assim.

Sejam mais honestos com os alunos.

Tenho respeito e admiração pela profissão de professor mas gostaria de mais amor professional e menos politicagem nas escolas.”

Viviane

05 de junho, 2022 | 22:17

“Absurdo isso. Eu perdi meu emprego na pandemia e ganho e consegui emprego ganhando a metade do que ganhava. Trabalhando longas horas, com curso superior e não ganho o que esses professores ganham trabalhando 4 horas e só doutrinando alunos sem preocupação nenhuma em ensinar, falo com toda propriedade tenho 3 filhos. Infelizmente não cumpre o princípio da administração pública, garantiram seus empregos na pandemia, vendo a situação do país e da educação que na pandemia não deram aulas só mandaram os pets. Ficaram um ano e meio sem trabalhar praticamente. É absurdo isso. Não que não sou favor de aumento mas acredito que eles não ganham tão mal assim e folgam final de semana, feriado, tem férias duas vezes no ano, plano de saúde mesmo depois de aposentado. Se fossem celetistas queria ver a greve. Façam paralisação, greve, mas que não recebam o dia que não foi trabalhar, e não enviem substitutos depois para pagar greve como fazem. Pensando seriamente em colocar meus filhos em home School”

05 de junho, 2022 | 21:10

“Um monte de professor querendo trabalhar?Piada né!Moro em uma cidade pequena, onde os q estão sendo chamados pela lista,simplesmente não querem mais está numa sala de aula,e os q aceitam, não aguenta o rojão.”

Anísia

05 de junho, 2022 | 20:08

“Vocês que criticam os professores, não sabem de nada ,. Professor nesse país não é valorizado, a educação não é valorizada. Pensam que durante as quarentenas da Covi ficamos em casa sem fazer nada.Estão enganados,não fomos ao espaço físico da escola ,mas em casa trabalhamos ,arrumando uma forma de ensinar de foram remota,Agora falam que ficamos em casa sem fazer nada. Lembram vcs que vocês que criticam ,falam mal ,escreveram esses absurdos provavelmente passaram m por escolas e por professores. Vocês são ignorantes, é falam idiotices.”

Elane Maria

05 de junho, 2022 | 18:23

“Carlos, Vital, Tiao Aranha, Thiago Domigues, Pedro Peres e ao q não se identificou! Vocês tem toda razão! Algum de vocês tem filhos na escola pública?”

Adão Minórea

05 de junho, 2022 | 16:15

“Com certeza haverá concurso anual em Minas Gerais daqui para frente, todos os estados são assim, o que vai acontecer se greves por politicagem continuar, é que a Educação de Minas Gerais vai ser uma cópia da educação do DF, e com certeza não tanto prejuízo para os mais jovens (e sem experiência), pois ainda conseguem tirar notas boas em concursos, mas haverá muito prejuízo para os professores mais velhos que ainda não se aposentaram, pois passaram a vida toda aprendendo somente a sua matéria de ensino, e não estarão aptos como os mais jovens a fazerem tais provas. O mundo será um lugar melhor quando todos acabarem com a política e começarem a pensar por si mesmos, tudo o que a política trás é só os interesses dos políticos. Esse negócio de "representa" isso não existe, é fato que neste cada ser humano só se preocupa consigo mesmo, ninguém é empático, esse negócio de política é a mesma coisa de pirita o "Ouro dos Tolos".”

Vera Roque

05 de junho, 2022 | 16:00

“A pobreza é a ignorância andam de mãos dadas nestes tempos difíceis, embora as informação esteja acessíveis em diversos meios. Assistir em pleno século XXI , professores e demais funcionários da educação precisarem fazer greve para exigir que um governo caloteiro cumpra com a Lei e ainda aturar comentários fascistas e ignorantes, de alguém que desconhece a história luta dessa classe é realmente o cúmulo do absurdo. Melhor se informar antes de emitir opinião.”

Ricardo

05 de junho, 2022 | 15:59

“Caro Thiago. É só eles estudarem, fazer concurso e passar. Depois cobrar do Pinóquio que ele cumpra a Lei e a determinação do STF e faça as respectivas nomeações. Simples assim... Mas, o caloteiro não sabe o que é LEI. Cumpre o que convém. É meu direito o PISO SALARIAL DA EDUCAÇÃO. Não precisa mandar ninguém embora se há o cumprimento da legislação.”

Carlos

05 de junho, 2022 | 13:58

“Os professores em momento algum pensam nos alunos, somente no seu próprio bem estar. Os alunos ficaram dois anos fora da escola,os professores ficaram calados, afinal estava recebendo tem que ir para sala de aula, daí volta as aulas eles entram de greve,volta da greve já aplicando provas , tendo aula aos sábados, agora mais greve,quer dizer os alunos que se vira para aprender. Professor não tá nem aí pros alunos,eles não pensam nos alunos quando decidi paralisar, sendo que eles tiveram dois anos parados.”

Vitalino Ferreira da Silva

05 de junho, 2022 | 11:28

“Pela qualidade do ensino da rede estadual, os professores deveriam ganhar salário mínimo. E olhe lá.”

Vital

05 de junho, 2022 | 11:26

“Pela qualidade do ensino da rede estadual de mg, os professores deveriam ganhar salário mínimo.
E olhe lá.”

Tião Aranha

04 de junho, 2022 | 22:16

“Está muito difícil construir a paz em tempo de guerra; daqui a alguns dias seguindo a previsão de Lênin, a reprimenda e a pobreza serão tão grandes que nem força para gritar terão. O Zema pelo menos cuidou da saúde durante a Pandemia. Risos.”

Thiago Domingues

04 de junho, 2022 | 21:22

“Só colocar todos no olho da rua... tem milhares de professores querendo trabalhar”

Estadonaoajudaninguem

04 de junho, 2022 | 17:09

“por isso que as escolas deveriam ser privadas, se os funcionários não trabalharem a escolha não funcionar a escola simplesmente deixara de existir e dará espaço as que funcionam.

nada do governo chega na população, tudo privado chega, celular moderno, Coca-Cola ...

escola pública só serve para garantir empregos estáveis e muito bem remunerados para os que passarem no joguinho da memoria.
o serviço de educação é só a justificativa para montar a escola e empregar um monte de parasita.

quando é de graça o preço é o dobro.”

Pedro Peres da Silva

04 de junho, 2022 | 15:01

“Porque os professores na paralisação da pandemia não se manifestou em modo nem um, recebendo em casa sem fazer nem um esforço só vendo o salário entra na conta e ficando de boa e nem esse sindicato vagabundo se manifestou.”

Envie seu Comentário