05 de junho, de 2022 | 20:03

Preço de carros usados deve se manter estável a partir deste mês

Tiago Araújo
A tendência é que os preços dos carros usados fiquem estáveis, não tendo a mesma alta igual do ano passadoA tendência é que os preços dos carros usados fiquem estáveis, não tendo a mesma alta igual do ano passado
(Tiago Araújo - Repórter do Diário do Aço)
Quem estuda comprar um carro, atualmente, sabe que os preços dos veículos usados e novos estão bem altos em relação ao período antes da pandemia. Carros populares, que são considerados mais baratos e acessíveis, também estão supervalorizados após uma sequência de alta durante mais de 20 meses. No entanto, o cenário atual é de estabilização dos preços dos carros, ou até mesmo de queda, dependendo do veículo.

Segundo o levantamento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, os automóveis usados registraram queda de -0,47% após 21 meses consecutivos de alta, de março para abril.

Um levantamento feito pelo Diário do Aço, com base na tabela Fipe, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), um Chevrolet Onix Hatch, 1.4, ano 2015, teve uma queda de 4,33% de maio para junho. Nesse mesmo intervalo, um Chevrolet Classic, 1.0, ano 2015, apresentou uma redução no seu valor de 4,90%. Esse mesmo índice de queda também foi registrado no preço do Fiat Palio 1.0, ano 2011. Esse cenário ocorre após uma valorização de mais de 20% nos preços dos carros usados, entre julho de 2020 e maio deste ano.

Normalização

Conforme Luciano Ribeiro, gerente de uma agência de veículos no bairro Jardim Panorama, em Ipatinga, a maioria dos preços dos carros usados ainda subiu um pouco, enquanto alguns veículos já apresentaram redução no seu valor. “A tendência agora é que deve se estabilizar, ou seja, não ter aquela alta igual a que ocorreu no ano passado. Neste ano já teve uma redução nos valores em certos veículos, que se acentuou nos últimos dois meses, mas mesmo assim, acredito que não deve cair muito os valores dos carros usados por enquanto”, afirmou.

Explicação

O gerente também ressaltou que, no ano passado, o preço dos carros usados subiu tanto que ficou inviável comprar um, mesmo os mais básicos. “Alguns carros mais populares estavam custando R$ 70 mil. Com esse alto valor, as vendas diminuíram e, automaticamente, vai caindo os preços, porque começa a sobrar carro no mercado. É a lei da oferta e da procura”, explicou.

Menos vendas

Segundo o gerente, o mercado de carros usados ainda continua aquecido, mas não está como no ano passado. “Teve uma queda significativa nas vendas em relação a 2021, mas ainda está bom. Ano passado foi bem atípico mesmo esse mercado”, apontou.

Balanço

Conforme a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o resultado das vendas de veículos seminovos e usados em abril, em comparação com março, recuou 13,6%, fechando o mês com um total de 939.182 unidades comercializadas, contra 1.086.602. Já o total de vendas acumuladas no quadrimestre alcançou a marca de 3.706.064 de veículos, contra 4.705.647, em 2021 (-21,2%).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário