06 de junho, de 2022 | 14:40

Tecnologia oferece tratamento do câncer por radioterapia com mais qualidade de vida

Divulgação
Acelerador linear, instalado na Unidade de Oncologia do HMC, é o único da região a oferecer radioterapia de intensidade modulada pelo SUSAcelerador linear, instalado na Unidade de Oncologia do HMC, é o único da região a oferecer radioterapia de intensidade modulada pelo SUS

O tratamento do câncer envolve uma série de tecnologias e processos complexos. Pacientes que precisam fazer radioterapia contam com um forte aliado para vencer a doença: o acelerador linear, equipamento utilizado para o tratamento de neoplasias. Quando o assunto é assistência integrada e novas tecnologias, a Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, administrada pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), sai na frente, visto que é a única do Vale do Aço, e umas das poucas no país, a contar com essa inovação, destaca a assessoria de Comunicação da FSFX.

O acelerador linear faz parte de um tripé no tratamento do câncer, junto com a cirurgia e a quimioterapia. “Ele emite radiação ionizante que destrói as células do câncer. Pode ser usado em vários tumores combinados aos tratamentos ou de forma isolada”, explica o radio-oncologista da Fundação e responsável técnico pelo serviço de radioterapia do HMC, Harley Francisco de Oliveira.

A Unidade, que completa 11 anos de atuação neste mês de junho, é referência para a população da cidade e para outros 67 municípios do leste de Minas Gerais, principalmente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 80% dos atendimentos são dispensados ao SUS. A instituição também é uma das poucas no país a oferecer o serviço com tecnologia abarcada de intensidade modulada a pacientes que não podem pagar. Somente no ano passado, foram realizadas mais de 24.500 sessões de radioterapia e mais de 11.300 pacientes foram atendidos.

Acelerador linear

O equipamento de alta complexidade foi fabricado por uma empresa estadunidense, referência nessa tecnologia. Cerca de R$ 15 milhões foram investidos para a compra do produto e a reforma do local, que contou com um processo inovador de engenharia. Foram utilizadas placas de aço em vez de concreto armado nas paredes. Poucos milímetros de placas de aço substituem uma parede de concreto de mais de um metro de espessura para barrar a radiação. A construção é mais limpa, rápida e ocupa menor espaço.

Para a perfeita utilização do equipamento, uma equipe do HMC passou por treinamento na sede da empresa na Califórnia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário