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07 de junho, de 2022 | 09:00

Escolas da rede estadual de ensino do Vale do Aço são premiadas

Oito unidades da região receberam uma menção honrosa na primeira etapa do Prêmio Escola Transformação 2022

Stéphanie Lisboa
A Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, em Ipatinga, está entre as unidades premiadas na primeira edição do prêmio A Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, em Ipatinga, está entre as unidades premiadas na primeira edição do prêmio

Oito escolas da rede estadual de ensino do Vale do Aço foram premiadas na primeira edição do Prêmio Escola Transformação 2022, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A iniciativa tem o objetivo de reconhecer práticas e experiências positivas implementadas pelas instituições no processo de melhoria da qualidade do ensino público e tem sido realizada desde o ano passado.

“A Secretaria de Educação buscava uma forma de reconhecimento e incentivos às práticas exitosas dos gestores escolares e o prêmio foi uma forma de colocar isso em prática”, contou Júlia Drumond, superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG.

1ª Edição

De acordo com a pasta, nesta 1ª edição de 2022, das 3.190 escolas estaduais que participaram, 283 foram contempladas com o prêmio de menção honrosa pelo maior índice de participação na Avaliação Diagnóstica 2022 realizada em março.

Regional
Das escolas que compõem a Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, foram premiadas oito unidades da rede estadual: as escolas Sônia Maria Silva Gomes e João Walmick, localizadas em Ipatinga; as escolas Zacarias Roque e Professora Celina Machado, de Coronel Fabriciano; a escola Professora Ana Letro Staacks, em Timóteo; a escola Caetano Dias, em Mesquita; a escola Liberato de Castro, em Marliéria e, em Antônio Dias, a Escola Estadual Professor Letro.

Próximas edições

O Prêmio Escola Transformação 2022 é dividido em três edições. Essa foi apenas a primeira. Ao longo deste ano, ainda estão previstas mais duas edições, que farão a distribuição de premiações em recursos financeiros, que devem ser usados para o desenvolvimento de projetos pedagógicos.

“Em cada uma dessas próximas edições, na segunda e na terceira, cada escola contemplada receberá um valor de R$ 100 mil, para utilizar em projetos pedagógicos”, explicou.

Incentivo e reconhecimento

Júlia acredita que esse tipo de ação é um incentivo. “O prêmio é mais um incentivo para toda essa mobilização que acontece na rede, tanto no incentivo dos gestores quanto na participação da comunidade escolar, em processos importantes como esse da avaliação e na apropriação dos resultados para melhoria da qualidade do ensino”, concluiu a superintendente de Avaliação Educacional.

Para a diretora Ariadne Paiva Araújo, responsável pela Escola Estadual Liberato de Castro, em Marliéria, é muito satisfatório receber o prêmio. “Foi o reconhecimento de um trabalho realizado com responsabilidade, dedicação muito amor e empenho da equipe”. A Escola foi premiada no ano passado e neste ano recebeu menção honrosa.

A escola também tem o objetivo de conseguir a premiação das próximas edições. “Vamos nos organizar, planejar o trabalho visando as demais etapas”, compartilhou.
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