08 de junho, de 2022 | 09:15

Funarte lança nova edição do Festival Acessibilidança Virtual

CCOM Funarte
Performances em vídeos serão exibidas gratuitamente no canal da Funarte no YouTubePerformances em vídeos serão exibidas gratuitamente no canal da Funarte no YouTube
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança, nesta quarta-feira (8), às 20h, o Festival Acessibilidança Virtual. O evento on-line une dança e acessibilidade por meio de 25 espetáculos premiados em todas as regiões do país. A Região Norte será a primeira a mostrar suas performances. São elas: TA – Sobre Ser Grande, do Amazonas; Acesso Concedido, do Pará; Graúna – Viver de Carimbó, também do Pará; Batuques da Floresta, de Rondônia, e Sobre Si, de Tocantins. As montagens ficarão disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube (www.youtube.com/funarte). Os demais projetos contemplados nas outras regiões do Brasil serão exibidos em breve.

O Festival Acessibilidança Virtual foi criado a partir das ações do Edital Dança Acessível - Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual. No concurso, foram premiados 25 projetos de vídeos de espetáculos com foco na acessibilidade e no ineditismo e que promovem o acesso on-line de pessoas com algum tipo de deficiência visual e/ou auditiva.

A cada contemplado foi destinado o valor de R$ 32,8 mil de o total de R$ 870 mil em investimentos, incluindo os custos administrativos. Os prêmios foram distribuídos para grupos de dança das cinco regiões do país. O objetivo do programa é valorizar e fortalecer a expressão da dança brasileira, além de fomentar a democratização, a inclusão e a acessibilidade a essa arte milenar.

Após a Região Norte, a agenda da Região Sul será lançada entre os dias 6 e 13 de julho. Na sequência, os talentos da Região Nordeste serão exibidos de 20 de julho a 10 de agosto. A programação segue com os espetáculos da Região Centro-Oeste, de 17 a 26 de agosto. No encerramento da programação do Festival Acessibilidança Virtual serão mostradas as montagens de contemplados da Região Sudeste. O representante de Minas Gerais será a performance “Quando a Casa Virar Rua”, da Quick Cia. de Dança, de Minas Gerais, que estreia no dia 9 de setembro.

O Festival Acessibilidança Virtual tem acesso gratuito com audiodescrição e Libras pelo canal: www.youtube.com/funarte. Os vídeos ficarão disponíveis no canal da Funarte após a exibição.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário