09 de junho, de 2022 | 10:00

Quatro escolas estaduais do Vale do Aço são destaques no Prêmio Escola Transformação

Arquivo DA
Dentre as unidades premiadas, está a Escola Estadual Getúlio Vargas, em Timóteo Dentre as unidades premiadas, está a Escola Estadual Getúlio Vargas, em Timóteo

A lista das escolas premiadas na primeira edição do Prêmio Escola Transformação 2022 foi divulgada nesta quarta-feira (8), pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). Na Região Metropolitana do Vale do Aço, quatro unidades foram premiadas, dentre elas estão: E.E. Chico Mendes, em Ipatinga; E.E. Coronel Silvino Pereira, em Coronel Fabriciano; E.E. Getúlio Vargas e E.E. Professora Ana Letro Staacks, ambas em Timóteo.

O Prêmio Escola Transformação reconhece práticas e experiências positivas implementadas pelas escolas estaduais no processo de melhoria da qualidade do ensino público. Nesta primeira fase, foram distribuídos 355 prêmios de menção honrosa pelas maiores participações na Avaliação Diagnóstica realizada em março, que tem o objetivo de verificar o conhecimento prévio dos estudantes.

Quantitativo

Ao todo, foram contempladas 252 escolas estaduais dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio. A listagem com o resultado da 1ª edição do Prêmio Escola Transformação 2022 foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta quarta-feira.

Divisão

O Prêmio Escola Transformação 2022 é dividido em três edições. Ainda neste ano, serão realizadas mais duas edições, as próximas com distribuição de premiações em recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos pedagógicos. A iniciativa vai distribuir até R$ 105 milhões em premiações para escolas da rede estadual – cerca de 350 prêmios em cada edição, sendo a primeira apenas com menção honrosa.

Índices

Na segunda edição, serão distribuídos até 350 prêmios para escolas que obtiverem melhores resultados no Índice Escola Transformação (Inest) nas categorias: maiores pontuações no Inest-2 e maiores variações percentuais positivas entre o Inest-1 e o Inest-2. O Inest é obtido por meio do produto de dois indicadores - fluxo escolar e desempenho - gerando um resultado por nível de ensino.

Cálculo do Inest

O Inest-1 será calculado a partir dos resultados da Avaliação Diagnóstica e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro bimestre. Já o Inest-2, a partir dos resultados da Primeira Avaliação Trimestral e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro e segundo bimestres, conjuntamente. Por fim, o Inest-3 será calculado a partir dos resultados da Segunda Avaliação Trimestral e das informações sobre nota e frequência dos estudantes no primeiro, segundo e terceiro bimestres, conjuntamente.

Escola Transformação 2021

No ano passado, o Prêmio Escola Transformação distribuiu 1.000 prêmios a unidades de ensino que obtiveram os melhores resultados e os maiores crescimentos nos indicadores de fluxo e de aprendizagem, nas três edições realizadas ao longo do ano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário