Expo Usipa 2024 02 - 728x90

09 de junho, de 2022 | 07:39

Moradores do bairro Horto querem evitar destruição de cinturão verde

Empreendimento particular deve ter 75 lotes e a mata ao redor do bairro mantida em 70%

Reprodução de vídeo
Moradores do  Horto temem os efeitos da destruição de parte da mata que cerca o bairro, para a implantação de loteamento Moradores do Horto temem os efeitos da destruição de parte da mata que cerca o bairro, para a implantação de loteamento

A possível construção de um loteamento na mata do bairro Horto, em Ipatinga, que funciona como um cinturão verde, tem sido motivo de indignação junto a alguns moradores. O Diário do Aço ouviu, nesta quarta-feira (8), o relato de pessoas que querem impedir o desmatamento da borda do bairro. Um abaixo-assinado está em andamento, de forma a conseguir mais informações a respeito de um possível empreendimento imobiliário, que seria implementado em área inadequada, colocando em risco o solo e a fauna, segundo os moradores.

Conforme a Associação dos Moradores do bairro Horto, no dia 3 de junho um representante do grupo se reuniu com os representantes de uma construtora interessada no empreendimento. Na ocasião, foi apresentado um projeto sobre um loteamento na área onde hoje existe uma mata. O empreendimento deve ter aproximadamente 75 lotes, de 800 metros quadrados. “A mata ao redor do bairro será mantida em mais ou menos 70% e não terá perda do visual da mata no entorno. Vale lembrar que os lotes serão apenas para construção de casas de até dois pavimentos, sendo um condomínio fechado”, aponta o comunicado a Associação.
Bruna Lage
Moradoras do bairro Horto organizam abaixo assinado e protesto contra destruição de mata que forma um cinturão verde no Horto, em IpatingaMoradoras do bairro Horto organizam abaixo assinado e protesto contra destruição de mata que forma um cinturão verde no Horto, em Ipatinga

Conforme a moradora Cássia Maria Oliveira Rodrigues Albuquerque, o comunicado foi enviado aos moradores, que não estão satisfeitos com a possibilidade de derrubada das árvores e prejuízos à fauna, bem como ao solo. “Estamos assustados com essa notícia, não estamos de acordo porque isso aqui é uma área de proteção ao solo. Já houve, em 1979, uma chuva que provocou a descida de barrancos por ali, posteriormente, a Usiminas plantou árvores para amenizar a situação. Inclusive, foi feito um estudo há algum tempo, apontando que o solo daqui é igual ao de Petrópolis (RJ). Agora, com essa informação do loteamento, ficamos com medo, estamos apreensivos”, relata.

Cássia acrescenta que iniciou um abaixo-assinado na terça-feira (7), que será enviado ao Ministério Público e à Usiminas, pedindo esclarecimentos. “Como uma área verde é vendida e nós moradores não sabemos de nada? E essa é uma área de proteção que beneficia não apenas o bairro, mas também o município. Queremos informações se essa venda de fato ocorreu”, questiona.

Maria das Graças Millen também discorda da derrubada da área verde no entorno do bairro Horto. “Não concordo não. É uma preservação para nós, para nossa saúde, acho perigoso também retirar árvores assim. Não sou a favor de jeito nenhum. É importante manter como está”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ivonette

19 de julho, 2022 | 09:43

“Nós estamos lutando pela preservação da mata, não é só pelos moradores do Bairro Hort e sim por toda a Cidade de Ipatinga! Quem garante que será desmatado só 30% !? Quanto ao bairro , não tem nada haver, cada um luta por aquilo que acha importante! A mata eos animais que vivem nela é importante! SALVE A MATA !”

João Guimarães

15 de julho, 2022 | 21:42

“Parabéns Prefeitura, proxima etapa liberar verticalizarão do cariru e castelo, a cidade precisa crescer e desenvolver. Porque tratamento desigual entre os bairros ?”

Galera do Mimimi

15 de julho, 2022 | 21:39

“Resumo da matéria : MI MI MI
70 % da área vai ficar preservada, a cidade precisa crescer e desenvolver.”

Morador de Ipatinga

13 de junho, 2022 | 09:12

“Sugiro não liberar o desmatamento mas liberar a verticalização em todos os bairros e que a prefeitura melhore as redes de água, esgoto e energia. A área da Cidade é pequena e está se expandindo para fora da cidade, sendo que os recursos que as pessoas usam são todos daqui, saúde, educação, comércio. A natureza é importante, mas impedir que uma geração de Ipatinguenses compre imóveis na cidade por falta de oferta Justa não é correto.”

Belmiro

10 de junho, 2022 | 10:46

“Sem contar, que à época do início do reflorestamento da cidade e nos Bairros, a USIMINAS forncecia as mudas e muitos moradores nas comunidades contribuíram executando o plantio.”

Vanessa Barbosa Oliveira

09 de junho, 2022 | 21:59

“Se tivermos consciência não podemos concordar com está destruição. Depois será tarde para sobrevivência de nossos descendentes. O futuro será negro e não veremos nem mais o céu, nossos netos não terão ar para respirar e nem água para beber. Vamos juntos lutar contra a destruição do centurão verde que nos guarda. Parabéns moradores do bairro horto, Cássia estamos juntos com vcs nesta luta.”

Jorge

09 de junho, 2022 | 19:20

“Só acontece este fato nós bairros de classe média alta,nos bairros de comunidades não têm uma área verde foi tudo derrubado, é um preconceito do tamanho da desigualdade social.”

João Carlos

09 de junho, 2022 | 19:10

“Moramos em uma cidade quente e poluída, motivo pelo qual os cinturões verdes e demais áreas de preservação ambiental são necessárias para amenizar estes fatores tão prejudiciais à qualidade de vida da população.

Por outro lado, sabemos que a área territorial do município é muito pequena, o que inviabiliza ainda mais a abertura de novos loteamentos.

Assim, o certo e, ao meu ver, a ÚNICA SOLUÇÃO, é continuar a verticalização da cidade, tendo em vista que as construções de edifícios demandam menor utilização de áreas e, consequentemente, menor comprometimento do meio ambiente.

O que não se pode admitir, JAMAIS, é que diminuam nossos pequenos espaços de preservação ambiental, ou estaremos fadados a sofrer ainda mais os impactos do calor e da poluição em nossa região.”

Patriota

09 de junho, 2022 | 17:58

“O Veiver, que já foi O Observador, bolsonarista de carteirinha, defendendo o meio ambiente contra o capitalismo neoliberal. Daqui a pouco vota no Lula.”

Adir Ventura de Souza

09 de junho, 2022 | 17:28

“Bando de gananciosos,horto tá virando a capital de Ipatinga e vc agora querendo acabar com a mata .”

Pedro

09 de junho, 2022 | 16:22

“Boa Cássia! as matas ao longo dos bairros de Ipatinga são fundamentais para o controle da poluição e do calor na cidade.
A Prefeitura tem o dever de não liberar as licenças.”

Falo Nada

09 de junho, 2022 | 15:14

“Tem que construir sim!!!!! Ipatinga carente de local para desenvolvimento,e alguns de mi mi mi ......Maioria dos bairros aqui tem construções em morro, e porque no Horto não pode? Querendo privilégio igual os moradores do Cariru, aí é demais!!!!!”

Antonio Dimas Guedes Otoni

09 de junho, 2022 | 14:51

“Já não basta a poluição, agora a degradação,”

Rosemary Sapovalov

09 de junho, 2022 | 14:12

“O paradoxo é que a modernidade traz junto sua irmã gêmea chamada decadência!”

Natal

09 de junho, 2022 | 10:36

“? sempre assim .
Depois que destrói tudo , aparece a correria atrás para brigar .
Essa construtora que está aí , construído prédios e mais prédios no horto , já modificou o bairro . Agora que diferença faz mais um pouco ou total destruição da mata .
Veja o bairro imbaúbas .
É o tal progresso que eles pregam.
Vamos pra frente.”

Samuel de Oliveira Sobrinho

09 de junho, 2022 | 10:07

“Acho inconcebível a atitude tanto da administração da Usiminas quanto de um empresário com visão de lucro, liberar um negócio tão impactante pra a comunidade e o meio ambiente, acarretando no futuro, a destruição do cinturão verde que tanto protege nossa cidade no período do verão. Sou totalmente contra esse empreedimento.”

Edimir Rodrigues

09 de junho, 2022 | 08:58

“Só para lembrar em 1979 houve até óbito por deslizamento do morro. A Usiminas reflorestou todo cinturão que agora querem destruir. E A GANÂNCIA HUMANA.”

Cintia

09 de junho, 2022 | 08:52

“Parabéns pela reportagem, parabéns a Cássia pela iniciativa!!!
Uma cidade com uma siderúrgica no centro da cidade necessita de um cinturão verde para amenizar a poluição, Precisamos aumentar e proteger nossa fauna e flora, não destruir!!! É uma questão de qualidade de vida para todos os moradores da cidade. Isso tudo acontecendo no mês do Meio Ambiente!!!!”

Sabrina

09 de junho, 2022 | 08:22

“Que absurdo, daqui a pouco Ipatinga não terá áreas verdes a ganância desses empresários q querem destruir tudo”

Jota

09 de junho, 2022 | 08:20

“Se der certo no Horto, a próxima venda será as áreas em torno do bairro Cariru.”

Viewer

09 de junho, 2022 | 08:14

“Não tem que nem triscar na mata que envolve o Horto e o Santa Mônica, são partes importantes para amenizar o clima quente de ipatinga além dela ser repleta de animais.”

Envie seu Comentário