EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

21 de junho, de 2022 | 17:59

Estão abertas inscrições para mesário voluntário nas eleições 2022

A inscrição pode ser feita na página Mesário no site do TRE

Arquivo DA
Em regra, qualquer brasileiro que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesárioEm regra, qualquer brasileiro que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário
As eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro e eventual segundo turno para o dia 30 de outubro. Para que os cerca de 16 milhões de eleitores mineiros tenham a oportunidade de manifestar a própria vontade por meio do voto, mais de 177 mil mesárias e mesários vão atuar em Minas Gerais. São eles que vão garantir o funcionamento das mais de 44 mil seções eleitorais em todo o estado.

Os interessados podem ser inscrever como mesário voluntário. A inscrição pode ser feita na página Mesário no site do TRE ou pelo aplicativo e-Título, sem data limite para isso.

No dia 5 de julho, os cartórios eleitorais de Minas Gerais vão começar a convocar os eleitores para atuação como mesários nas eleições deste ano. As convocações poderão ser feitas por e-mail, WhatsApp, pessoalmente ou por telefone, conforme previsto na Resolução do TRE/MG 1.145/2020.

A mensagem vai apresentar informações sobre o treinamento do qual a eleitora ou eleitor deve participar. Ele poderá ser presencial, por plataforma de videoconferência, pelo aplicativo Mesário ou na plataforma de educação a distância do TSE.

No treinamento, os futuros mesários terão noções sobre o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas. Também receberão um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.

Eder Godinho, de Antônio Prado de Minas, município da Zona da Mata mineira, atuará como mesário e afirma que “vivemos em uma realidade em que as pessoas são diferentes e, independentemente disso, todos têm o direito de manifestar a própria vontade na festa da democracia, que é a eleição. E o papel do mesário é justamente o de contribuir para que isso ocorra da melhor maneira possível e justa para todos”, disse.

Quem pode ser mesário?
Em regra, qualquer brasileiro que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário. As exceções são os candidatos, os respectivos cônjuges e parentes até segundo grau, membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Os mesários recebem auxílio alimentação para cada dia trabalhado e são recompensados com o direito a dois dias de folga no trabalho (que devem ser negociados diretamente com o empregador). Além disso, a atuação como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital).

O mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular, se a instituição universitária onde esteja matriculado for conveniada com o TRE-MG. A inscrição como mesário voluntário pode ser feita no lin: Mesário voluntário 2022. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor – telefones 148 ou (31) 2116-3600.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário