22 de junho, de 2022 | 13:27

Reunião hoje volta a tratar da situação dos trabalhadores do transporte coletivo

As concessionárias do serviço, Saritur e Acaiaca e a administração de Coronel Fabriciano não se entendem a respeito de uma correção no valor da tarifa do transporte coletivo

Arquivo DA
O contrato entre a empresa e o município poderia ser rescindido e o serviço de transporte ser assumido pelo municípioO contrato entre a empresa e o município poderia ser rescindido e o serviço de transporte ser assumido pelo município
Está agendada para as 14h desta quarta-feira, no Tribunal Regional do Trabalho, audiência virtual que vai tratar da situação dos trabalhadores nas empresas concessionárias do transporte coletivo de passageiros no município de Coronel Fabriciano. Foram convocados representantes da administração municipal, das empresas de transporte e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Coronel Fabriciano.

Veja a atualização da notícia:
Passagem de ônibus passará a custar R$ 4,70 em Coronel Fabriciano

As concessionárias do serviço, Saritur e Acaiaca e a administração de Coronel Fabriciano não se entendem a respeito de uma correção no valor da tarifa do transporte coletivo, como já ocorreu em Timóteo e em Ipatinga.

Com isso, também não é fechado o acordo coletivo de trabalho, com a definição da correção de perdas salariais e benefícios sociais para os trabalhadores.

Com o impasse, a Saritur já registrou em ata que, se até essa data não conseguir fechar um acordo com a administração municipal, vai começar a remanejar empregados para Timóteo e Ipatinga e sair da operação do serviço em Coronel Fabriciano. Os trabalhadores que não forem realocados podem ser demitidos. A situação tem gerado um clima de insegurança entre os trabalhadores do serviço, conforme noticiado pelo Diário do Aço.

O contrato entre a empresa e o município poderia ser rescindido e o serviço de transporte ser assumido pelo município. Com um novo gestor, os funcionários podem ter de ser realocados ou até mesmo demitidos, segundo informado por um representante da Saritur.

Reajuste e contrapartida

Por meio de nota oficial divulgada dia 17/6, a administração municipal de Coronel Fabriciano informou que, em relação às tratativas referentes ao reajuste na tarifa do serviço, após deliberações, propostas e contrapropostas, este município em seu último ofício remetido, estabeleceu o acréscimo de 14,63% e, assim, a tarifa passaria para R$ 4,70.

"Contudo, esse reajuste que o município entende ser justo e suficiente para a manutenção do atual serviço prestado, está condicionado ao fato de as empresas que integram o consórcio e onde estão admitidos os trabalhadores, apresentarem suas documentações que comprovem estarem em dia com suas obrigações patronais, como: INSS, FGTS, etc.

No entanto a proposta foi recusada pelo Consórcio Fabriciano de Transporte Coletivo. A Administração Municipal de Coronel Fabriciano esclarece, que nunca se furtou em buscar um entendimento para buscar uma melhor qualidade na prestação de serviços no transporte público para a população".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário