
06 de julho, de 2022 | 09:30
Ernany de Oliveira deixa a Superintendência Regional de Saúde e assume o Consurge
Arquivo DA
Em janeiro de 2019 Ernany de Oliveira tornou-se superintendente Regional de Saúde, cargo que não ocupa mais a partir de agora

A Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, não conta mais com Ernany de Oliveira no comando. Ele deixou o cargo de superintendente para se tornar secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), responsável pela gestão e operacionalização do SAMU Leste/Vale do Aço. Para oficializar a troca por um novo superintendente, ainda é preciso aguardar os trâmites internos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que deverão ser concluídos em breve.
Conforme noticiado pelo Diário do Aço, Ernany de Oliveira Duque Júnior assumiu a SRS em janeiro de 2019, após a saída da então superintendente, Débora Cabral. Ernany é fisioterapeuta, pós-graduado em Gestão Hospitalar. Ele já trabalhou na Superintendência de Saúde em Coronel Fabriciano e na Secretaria de Saúde em Caratinga. Ernany também já foi secretário de Saúde de Timóteo, no mandato tampão de Adriano Alvarenga na prefeitura, e trabalhou no Tratamento Fora de Domicílio (TFD), também em Timóteo, durante a gestão do ex-prefeito, Geraldo Hilário.
SAMU Regional
Com gestão do Consurge, o SAMU Leste/Vale do Aço 192 começou a operar, efetivamente, em dezembro de 2020. Na primeira etapa, foram implantados a Central de Regulação, em Governador Valadares, uma USA (UTI Móvel) e outras 12 bases de Suporte Básico alocadas nos municípios de Tarumirim, Mantena, Peçanha, Resplendor, São João Evangelista, Santa Maria do Suaçuí, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Belo Oriente, atendendo a uma população de 702.413 habitantes.
Expansão
Para concluir a expansão do SAMU Regional, estão sendo adquiridas 39 unidades móveis, sendo oito Unidades de Suporte Avançado (USA), também conhecida como UTI Móvel, e 31 Unidades de Suporte Básico (USB). As ambulâncias serão alocadas estrategicamente em bases para prestar assistência à população dos 86 municípios do Leste e Vale do Aço, incluindo àqueles que ainda vão integrar o consórcio. A Central de Regulação de Urgência, responsável por receber as chamadas do 192 e acionar as unidades para atendimento, está localizada em Governador Valadares.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]