15 de julho, de 2022 | 11:49

Pré-candidato a deputado estadual, Carlos Lima destaca objetivos na Assembleia Legislativa

Bruna Lage
Carlos Lima conversou com o Diário do Aço sobre suas prioridades Carlos Lima conversou com o Diário do Aço sobre suas prioridades

O ex-vereador de Ipatinga, Carlos Lima (PP), disputará uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Pré-candidato a deputado estadual, ele acumula a experiência de ex-secretário municipal, mais recentemente como de Governo. Conforme entrevista concedida ao Diário do Aço, Lima quer devolver aos moradores do Vale do Aço a representatividade política e fazer um mandato participativo.

Segundo o pré-candidato, o Vale do Aço é a segunda região mais importante do estado, Ipatinga é a 8ª economia de Minas Gerais e tem tido um desprestígio na representação política. “Eu que fui vereador na cidade, fui secretário por três vezes, acumulei uma experiência, ainda mais na Secretaria de Governo, em contato direto tanto com governo federal, quanto do estado, percebi que a distribuição de receita no país é a mais injusta do mundo. Hoje 60% da receita fica com a União, 22% com o estado e 18% com o município, que é onde a pessoa vive. É preciso uma interlocução de peso, caso contrário, a gente fica de pires na mão”, avalia.

Motivação

Conforme Carlos Lima, o lançamento de sua pré-campanha ocorreu há um ano e meio. “Tenho discutindo olho no olho com as pessoas, explicando que os nossos municípios vivem à mercê da sorte e não podemos conviver com isso. É preciso voltar lá atrás, quando tínhamos representação política forte e a cidade recebia mais benefícios, tanto da União quanto do estado. Quero fazer essa interlocução, melhorar a qualidade de vida do nosso povo e ter um mandato diferente, não é um mandato de gabinete, mas participativo, onde as pessoas possam opinar sobre as coisas que acontecem no estado”, almeja.

Para ele, não é aceitável vencer a eleição, receber uma procuração em branco, ir para a Assembleia Legislativa e deixar o povo saber o que votou por meio da imprensa. “É preciso que a gente tenha essa conversa no dia a dia, com cada segmento que envolve cada projeto de lei que será discutido na ALMG”, aponta.

Representatividade

Sobre a falta de representatividade do Vale do Aço junto ao governo do estado, Lima mencionou o caso do aeroporto regional, que ficou fechado em razão de obras. “No mundo não se para um aeroporto para reformar, o nosso ficou um ano fechado e quando retomou suas atividades, o governador não veio na região. Porque estou dando esse exemplo? Para dizer que falta representação política, você reinaugura – não podia nem ter parado -, sem a presença do governador. Isso mostra o desprestígio da classe política regional”, classifica.

Demandas

Para Lima, a segurança pública e a saúde são dois pontos a serem priorizados. “Em Ipatinga temos turismo rural, mas falta segurança. Nós passamos o fim de semana sem que uma viatura faça roteiro na zona rural e isso daria segurança ao sitiante, também aos turistas. Mencionei a zona rural porque nos últimos cinco anos esteve em foco, por causa do turismo ecológico. Mas posso mencionar a saúde. Não temos um hospital regional, recebemos gente de mais de 30 municípios, sem ter a participação deles. É preciso que toda cidade do polo de Ipatinga tenha um hospital regional”, vislumbra.

Outa ponto importante, segundo Carlos Lima, é a participação das pessoas. “Quando você faz um projeto a uma mão, é uma situação, mas quando você faz ele a várias mãos, com certeza a possibilidade de acertar e atender esse anseio é muito grande. Quero ter um mandato na rua, conversando com as pessoas. Hoje temos a Usiminas utilizando mão de obras de aposentados, porque não temos jovens preparados para o mercado de trabalho. Precisamos urgentemente de ter uma escola técnica, de acordo com o nosso mercado, de celulose, metalomecânico, siderúrgico. Olha quantas escolas técnicas foram feitas Brasil afora e nossa região, por falta de representação política, não conseguiu ter uma”, salienta.

Função do deputado

Em relação ao papel do deputado e de que forma pode ajudar a melhoria da qualidade de vida das pessoas, Carlos Lima frisa que a função de qualquer parlamentar é legislar e fiscalizar. Além disso, pode atuar por meio de emenda impositiva, por exemplo, que é uma prerrogativa do parlamentar. “Mas quando você traz uma emenda de R$ 100 mil para uma determinada comunidade, você faz de conta que deu e ela que recebeu. Qual a finalidade dela? Tem que trazer melhoria, é como pegar uma ambulância com condição de uso e substituir por uma nova, sendo que falta esgotamento, pavimento, melhoria ou reforma na escola. A ambulância dá um ‘tchan político’, mas será que ela seria a melhor opção de destinação daquele recurso? O fundamental é que façamos projetos e melhoremos a qualidade de vida das pessoas”, conclui.

Apoio

Em nível estadual, Carlos Lima informa que o partido irá definir, durante convenção partidária, qual candidato ao governo irá apoiar. Ele acrescenta que sua candidatura terá o apoio do Ministério da Assembleia de Deus, liderado pelo pastor Júnior Calais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Samantha Jacques dos Reis

06 de setembro, 2022 | 14:56

“Estou trabalhando para ele nesse ano, espero que que não decepcione nosso povo.”

Zé Doido

18 de julho, 2022 | 10:19

“Mais um come quieto, esse daí nunca trabalhou, sempre viveu às custas do PT, depois saiu desse partido e cismou de virar a casaca pra extrema-direita e aproveita o clichê tão usado ultimamente na política, "Deus, família, pátria", hipocrisia aí é mato.
Deus nos livre dos cidadão de bem.”

Envie seu Comentário