20 de julho, de 2022 | 14:50

Crise econômica europeia faz dólar aproximar do euro após 20 anos

O território soviético possui as maiores reservas de gás do mundo

Divulgação
Com uma desvalorização de cerca de 11% nesse ano, a moeda europeia perdeu vantagem em relação ao dólarCom uma desvalorização de cerca de 11% nesse ano, a moeda europeia perdeu vantagem em relação ao dólar

A ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, no fim de fevereiro, recebeu a desaprovação das principais lideranças europeias. A resposta russa provocou crises diplomáticas que tiveram forte eclosão no campo econômico. O território soviético possui as maiores reservas de gás do mundo, e o país é o terceiro maior produtor global de petróleo, atrás apenas dos EUA e da Arábia Saudita.

Desta forma, o risco de interrupção do fornecimento de gás para os vizinhos europeus, altamente dependentes do insumo, vem gerando um clima temerário à produção que junto com outros fatores geram perspectiva de recessão econômica na Zona do Euro o que já reflete na desvalorização da moeda local.

Desde que entrou em circulação em 2002 o euro matinha uma cotação de cerca de 20% a 30% superior a moeda americana, mas com uma desvalorização de cerca de 11% nesse ano, a moeda europeia perdeu vantagem em relação ao par a tal ponto de estabelecer um empate no valor do dólar pela primeira vez em 20 anos.

“O problema na Europa envolve o aspecto geográfico, que coloca praticamente todo o continente no epicentro do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, e também o aspecto energético. Esse é o ponto mais preocupante, e faz com que a crise por lá seja tanto quanto ou ainda mais forte do que a que estamos vivendo com a falta de fertilizantes agrícolas”, compara Gabriele Couto, economista e assessora de investimentos da Atrio Investimentos.

“Na prática, não há regras de mercado que definam que a estabilidade da economia global dependa de que euro esteja valorizado frente ao dólar. Não existe isso. No entanto, o mundo sente, sim, o aumento do preço do dólar, que impacta consideravelmente alguns mercados internacionais, como o das commodities, que são referenciadas em dólar”, esclarece.

Outro ponto que merece a preocupação dos investidores, segundo a economista da Atrio Investimentos, é que a desvalorização aponta uma tendência sobre os rumos da economia europeia. Hoje já é possível observar uma fuga de capital da Europa para mercados mais seguros. Isto significa que os ativos europeus estão sendo substituídos por investimentos dolarizados.

Vale ressaltar que no curto prazo a expectativa é de que o Euro continue perdendo valor frente ao dólar. Com o cenário inflacionário nos Estados Unidos o Federal Reserve tende a ser ainda mais firme em relação à política de aperto monetário aumentando os juros, o que tende a atrair mais fluxo de capital para o país. A tendência, hoje, é de evitar a canalização de aplicações em ativos do Velho Continente”, alerta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Viewer

20 de julho, 2022 | 15:02

“Mas segundo uma patota de canhotinhas que frequentam aqui nos comentários do site não existe crise econômica mundial e se existisse seria culpa exclusiva do Bolsonaro.”

Envie seu Comentário