EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

21 de julho, de 2022 | 08:34

Moradores pedem preservação da mata do bairro Horto em Ipatinga

A área, que as pessoas acreditavam ser de preservação ambiental, foi vendida pela Usiminas para o setor imobiliário

Reprodução
Quem chegava para a Expo Usipa, na noite de quarta-feira, deparava-se com a manifestação na entrada do clube, à margem da avenida Pedro Linhares GomesQuem chegava para a Expo Usipa, na noite de quarta-feira, deparava-se com a manifestação na entrada do clube, à margem da avenida Pedro Linhares Gomes

Carregando faixas e cartazes, um grupo de moradores do bairro Horto promoveu um protesto, na noite de quarta-feira (20) e caminhou do Horto até a entrada da Usipa, onde foi aberta ontem a 32ª edição da Expo Usipa, feira industrial e de serviços.

Reunidos no canteiro central, na entrada do clube, as pessoas faziam um grito de socorro e denunciavam a ameaça de destruição da mata na encosta dos dois bairros.

A área, que as pessoas acreditavam ser de preservação ambiental, foi vendida pela Usiminas para o setor imobiliário. A Associação de Moradores já foi comunicada, oficialmente, que no local será construído um condomínio fechado de alto padrão.

Entretanto, alguns moradores não concordam com a destruição do cinturão verde do Horto e tem se manifestado, na imprensa e mídias sociais, já participaram de reuniões na Câmara Municipal, colheram abaixo assinado e acionaram o Ministério Público contra a proposta.
Divulgação
O grupo que luta contra a derrubada do cinturão verde Horto/Santa Mônica tem se  manifestado pelas ruas e em lugares como a Câmara MunicipalO grupo que luta contra a derrubada do cinturão verde Horto/Santa Mônica tem se manifestado pelas ruas e em lugares como a Câmara Municipal

A mobilização também tem mostrado que a mata do cinturão verde é uma área de mata atlântica em recuperação que abriga dezenas de animais silvestres.

A mobilização, entretanto, divide opiniões. Muitas pessoas também têm se manifestado favorável à derrubada da mata em nome do desenvolvimento. “O empreendimento traz benefícios para a cidade. Ipatinga não pode parar no tempo. Bora crescer, Ipatinga”, afirmou um dos leitores. Outro afirmou: “Infelizmente, uma hora ou outra vai desmatar. O progresso, como eles dizem, é mais forte que qualquer abaixo assinado, infelizmente”, concluiu.

Já publicado:
Visando preservação de cinturão do bairro Horto, moradores entregam abaixo-assinado e buscam apoio

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Falo Mesmo

22 de julho, 2022 | 09:47

“Os moradores na vdd não estão preocupados com a mata e sim com o sossego,sabendo que irá lotear vai ter um maior fluxo de gente,esse povo se acham os dono do mundo pobre metidos a rico,bora lotear sim”

Pauloo

22 de julho, 2022 | 08:20

“Já vou reservar minha unidade e viver tranquilo no condomínio fechado.”

Marcio

22 de julho, 2022 | 07:14

“Pois eh... O corretor foi o primeiro la encima a dizer que o que prejudica eh alimentar os quatis e macacos... Na visão de quem quer vender Vale tudo, ate dizer que desmatar a mata eh melhor que alimentar animais.... Foda de ouvir isso viu....”

Leandro Silva Bretas

21 de julho, 2022 | 21:00

“Fim dos tempos, esperar mais o que deste mundo destruído e cada dia mais sem princípios.”

Antonio Cicero dos Santos

21 de julho, 2022 | 20:10

“A área a ser utilizada é somente 30% e não vai causar desequilíbrios na região. O desequilíbrio acontece quando os moradores alimentam animais silvestres na área urbana.Isto sim, faz com que eles não retornem para seu habitat e se multiplicam na cidade. Procurem observar que este grupo já faz oposição aos governos do município e nacional. Querem e tumultuar. O desenvolvimento é inevitável agora estão preocupados com a mata.kkkk Até parece...”

Rogério Andrade Sampaio

21 de julho, 2022 | 17:05

“Boa tarde !

Não me lembro bem em qual ano ocorreu uma tragédia na subida do Santa Mônica logo após a primeira pracinha uma casa a direita...Naquela época o morro era descampado de vegetação e após um longo período de chuvas houve um desmoronamento no qual perdemos um grande amigo, o Rominho ....A casa dele foi atingida e no quarto onde o Rominho estava dormindo, foi totalmente coberto pela lama....

É preciso acontecer as tragédias para sensibilizar o poder público ?????”

Weverton Rodrigues dos Santos

21 de julho, 2022 | 16:16

“quando foi anunciado a venda da área, ninguém se manifestou, so esperaram anunciar a construção do empreendimento para os salvadores do mundo apareceram”

Viewer

21 de julho, 2022 | 16:01

“A mata dos bairros devem ser preservadas e protegidas.

Qualquer coisa diferente disso vai contra o interessa da população.”

Carlos

21 de julho, 2022 | 13:19

“Infelizmente, o Poder Público e a Câmara de Vereadores será conivente com a destruição de nossa qualidade de vida? Moramos em uma Cidade Industrial, as matas aliviam o calor e seguram a dispersão dos poluentes. A lógica dos construtores não se assenta na racionalidade. Se a cidade é pequena, acabemos com todas as áreas verdes para dar lugar para prédios? E aí teremos uma cidade horrível, com ar irrespirável, mais quente e feia, enquanto poucos poderão pagar pelo luxo de viver em condomínios arborizados. Triste Ipatinga...”

Anderson

21 de julho, 2022 | 11:55

“Falem o nome da construtora. Jornalismo isento se faz assim.”

Eu

21 de julho, 2022 | 11:35

“Felizes são os hippies e ciganos que fazem do mundo o seu lar...para os demais tem sempre algum vizinho indesejado que tira nossa paz. E pouco se pode fazer frente ao poder do capital...”

Juca

21 de julho, 2022 | 10:42

“Só não pode atrapalhar o trânsito.”

Ivonette

21 de julho, 2022 | 10:27

“As pessoas preferem desmatar e matar animais do que dizer um basta ao progresso e a ganância, não pensam que nis também dependemos de oxigênio para sobreviver! Sem contar que está área é área de desmoronamento e de nascentes! Deixa a mata e seus moradores em paz! Na Europa, em alguns países o calor já atinge 50°, Ipatinga ja é quente, imagina como vai fica , com a destruição das matas, hoje é a do Horto amanhã será outras ! E aí como ficamos !”

Envie seu Comentário