21 de julho, de 2022 | 17:15

Observatório das Metropolizações organiza o Primeiro Encontro sobre o Desenvolvimento do Vale do Aço

Divulgação
O Primeiro Encontro sobre o Desenvolvimento do Vale do Aço reuniu a Agência Metropolitana e todas as Prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Aço, nesta quinta-feira, no IFMG O Primeiro Encontro sobre o Desenvolvimento do Vale do Aço reuniu a Agência Metropolitana e todas as Prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Aço, nesta quinta-feira, no IFMG

Realizado no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) em Ipatinga e organizado pelo Observatório das Metropolizações, o Primeiro Encontro sobre o Desenvolvimento do Vale do Aço reuniu a Agência Metropolitana e todas as Prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Aço, contando, ainda, com a participação do jornal Diário do Aço.

Durante o evento, o geógrafo William Passos, coordenador estatístico e de pesquisa do Observatório das Metropolizações, apresentou a metodologia da Rede Observatórios do Trabalho, do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência, do Governo Federal.

Na sequência, o editor do jornal Diário do Aço, Alex Ferreira, apresentou o perfil dos leitores do mais importante jornal da Região, tanto nas versões eletrônica quanto impressa. O jornal tem assegurado a divulgação dos estudos científicos acerca da Rede Observatórios do Trabalho.

A Assessora Técnica Especializada em Desenvolvimento Econômico da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), Fabiana Souza, apresentou a importância da cooperação regional para o desenvolvimento dos municípios tanto da Região Metropolitana quanto do Colar Metropolitano, destacando a necessidade da união das prefeituras para a atração de novos investimentos para a região.

Já o Diretor de Apoio ao Desenvolvimento da Prefeitura de Ipatinga, Roberto Salgado, o Gerente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Timóteo, Marcelo de Oliveira Garcia, o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Coronel Fabriciano, Daniel Papa, e o Vice-Prefeito de Santana do Paraíso, José Anício de Almeida, apresentaram o trabalho que vem sendo feito em cada município para o esforço de geração de emprego e renda.

Estudo qualificado

Para o geógrafo William Passos, que organizou o Primeiro Encontro sobre o Desenvolvimento do Vale do Aço, com o apoio do Diretor do IFMG Ipatinga, Alex Fernandes, o evento marca um momento histórico. "O Observatório das Metropolizações conseguiu reunir a Agência Metropolitana e todas as Prefeituras da Região Metropolitana do Vale do Aço, que discutiram formas de cooperação e transferência de expertise na análise de dados e tomada de decisão para a geração de emprego formal na Região. Tudo isso pode contribuir tanto para a geração de novos postos de trabalho quanto para a atração de novos investimentos e adoção de incentivos para o aumento da qualificação da mão de obra e dos empresários locais e para a conscientização da importância da oferta de maiores salários de admissão, por parte dos empregadores, e de planos de carreira para seus funcionários".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.