CADERNO IPATINGA 2024

22 de julho, de 2022 | 10:40

Ipatinga anuncia o Concurso Público da Guarda Civil Municipal

Previsão é que o edital seja divulgado nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da cidade, podendo ser consultado no site da Prefeitura

A Sescon (Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã) anunciou a divulgação da minuta oficial do Edital da Guarda Civil Municipal, que deverá ser publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (22).

“É mais um passo rumo à concretização de um sonho antigo da comunidade, proporcionando mais bem-estar a todos. A nossa Guarda Civil Municipal de Ipatinga hoje é uma realidade. Um compromisso de nosso governo, a instituição irá somar forças junto aos órgãos de Segurança Pública e assegurar aos munícipes mais proteção no seu dia a dia”, celebra o prefeito Gustavo Nunes.

200 vagas
Segundo a Sescon, o início das atividades deve ocorrer já no próximo ano. A Guarda Civil Municipal de Ipatinga contará com um total de 200 vagas para agentes, sendo 20% destinadas para mulheres. As vagas serão divididas em duas etapas, sendo convocados, no primeiro momento, 80 homens e 20 mulheres. Após a fase de adaptação da primeira turma, será feita a convocação do restante.

De iniciativa do Executivo, o Projeto de Lei que trata da criação da instituição (PL 93/2021) foi aprovado pela Câmara Municipal no ano passado, sendo sancionado em seguida.

Requisitos básicos
Para participar do concurso da Guarda Municipal de Ipatinga os candidatos deverão ter Ensino Médio completo, habilitação na categoria B e idade entre 18 e 45 anos.

As etapas do concurso contarão com prova objetiva (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Direito, Legislação, Redação e Noções de Informática), teste de aptidão física, exames médicos, psicológico, investigação social e prova de títulos.

O edital completo estará disponível no site da Prefeitura e para acesso basta apenas clicar no banner da Guarda Civil Municipal.

Função da Guarda Municipal
O órgão público terá como dever fazer patrulhas com o objetivo de prevenir e garantir proteção à população e ao patrimônio municipal. A corporação também irá apoiar as polícias Civil e Militar e demais forças de segurança.

A guarda realizará Patrulha de Policiamento Comunitário, Patrulha de Proteção Escolar, Patrulha de Proteção à Mulher, Grupamento de Rondas Extensivas (ROMU), escolta de autoridades, serviço de formação e capacitação e missões especializadas. As patrulhas serão realizadas a pé, com uso de motocicletas e bicicletas. O órgão contará com Base Móvel Comunitária, Banda de Música, Serviço de Inteligência e Comunicação Social.

A sede da Guarda Municipal estará localizada no antigo “Espaço Qualifica”, região central da cidade, próximo ao camelódromo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Sescon: (31) 3829-8477.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Luiz Davi Lopes Santana

06 de setembro, 2022 | 23:03

“Muita saúde esforço e vontade”

Luiz Davi Lopes Santana

06 de setembro, 2022 | 23:03

“Disposição para civil Brasil”

Machado do Mito

25 de julho, 2022 | 09:26

“R$ 1.900,00 para arriscar a vida!???”

Andarilho

23 de julho, 2022 | 11:28

“Kkkkkkkkk.......
É José Carlos.
Passou dos 45 anos , já era .
Também Acho que é discriminação.”

Jose Carlos

22 de julho, 2022 | 17:24

“Falam em tantos tipos de descriminação e uma pessoa que passou dos 45 anos de idade, não pode exercer esse cargo. Absurdo !!! Que participem todos e sem essa taxação de idade, uma vergonha !”

Augusto P

22 de julho, 2022 | 17:20

“Conheço muito bem a Lei que deu poder de criação das Guardas Municipais, não ter patrulhamento preventivo com viaturas é um absurdo, se está cobrando categoria B de habilitação, cadê a habilitação para categoria de moto, outro ponto, a guarda pode fazer prisão sim, sempre respeitando as hierarquias de atribuições, está faltando conhecimento da Lei das Guardas Municipais por parte do Secretário de Segurança Municipal e do Prefeito, a guarda compete receber ordens do Prefeito e não do Secretário, outro ponto, vejo muitas interferências por parte dos Vereadores, vamos aguardar!”

Falo Pouco

22 de julho, 2022 | 14:37

“Banda de musica e serviço de inteligência...............Parei de ler!!!!!!!!”

Wiles Meneguite dos Santos

22 de julho, 2022 | 14:05

“E qual o valor do salário?????”

Giovanni Paula Silva

22 de julho, 2022 | 12:28

“Absurdo. Ta parecendo concurso da policia, exigindo idade, para eleiçao tambèm teria que fazer o mesmo.”

Ruiberg Menezes Miranda

22 de julho, 2022 | 09:57

“assim nao da, o requisito deve ser o segundo grau, mas idade nao deve ter requisito meu caro a nao ser idade minima, mas idade MAXIMA AI VOCE CHUTOU O BALDE, O MAXIMO DEVERIA SER 65 ANOS TENDO EM VISTA QUE A APOSENTADORIA O MINIMO É 65 ANOS. AI MEU CARO QUEIMOU O FILME COM IDADE MAIXA DE 48 ANOS AI VOCE CHUTOU O BALDE DA DISCORDIA. O DIERITO É PARA TODOS E OLHA QUE TEM MUITA GENTE DE 60 ANOS QUE FAZR DUAS MAIS QUE JOVENS POR AI. A IDADE MINIMA DE 18 ANOS TUDO BEM, MAS 48 ANOS COM IDADE MAXIMA CRIOU SE UM BULE DE QUE 49 ANOS ACIMA SÃO DOENTE, INCAPASES PARA OS POLITICOS ATUAIS, SO NAO SAO PARA O INSS E PARA OS POLITCOS QUE SÃO VAGABUNDOS QUE NAO PODEM APOSENTAR COM 49 ANOS. QUEIMOU O FILME AI. RUI MIRANDA DO POSTO DE SAUDE.
E AINDA O QUE SAI NO JORNAL EM EXCLUSIVIDADE É A IDADE MINIMA E MAXIMA, AI O CONCURSO QUEIMOU O FILME DO PREFEITO E QUEM CRIOU O CONCURSO.SE FOSSE EU EU FARIA COM IDADE MINIMA DE 18 ANOS, SEM IDADE MAXIMA, POIS O POVO NAO É VAGABUNDO E SIM TRABALHADOR. Rui Miranda”

Carlos Lúcio Moreira

22 de julho, 2022 | 08:31

“Na minha opinião poderia haver vagas para quem não tem a CNH também,porque nem sempre a pessoa tem a oportunidade de ter a sua CNH sem o seu primeiro emprego.”

Luana

21 de julho, 2022 | 22:48

“Muito bom! Ainda mais em tempos de desemprego.
Uma pena ter vagas só para quem tem carteira b.
Podiam abrir vagas , e dar oportunidade para quem não tem tbm!
Quem não tem, faz ronda a pé e de bike!”

Envie seu Comentário