Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de julho, de 2022 | 18:15

Teatro para Bebês toma conta do Centro Cultural Usiminas

Fotos: Divulgação/IU
A primeiríssima infância recebe atenção especial com atividades artísticas e poéticasA primeiríssima infância recebe atenção especial com atividades artísticas e poéticas
O DaMa Espaço Cultural segue com as atividades do projeto “Processos de Formação e Montagem de Espetáculo - Teatro para Bebês”, voltadas à primeiríssima infância. As primeiras ações do mês foram as Palestras Brincantes, realizadas no último dia 11, nas Escolas Municipais de Educação Infantil João Batista Dornelas e Pedro Ferreira, ambas de Ipatinga. E neste sábado (23), a partir das 10h, o foyer do Centro Cultural Usiminas recebe a oficina Sons que Encantam, voltada para bebês de 0 a 2 anos e 11 meses acompanhados por até duas pessoas.

O projeto é viabilizado pelo patrocínio da Usiminas com apoio do Instituto Usiminas, utilizando os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com realização do DaMa Espaço Cultural. A proposta é oferecer um mergulho no universo da primeiríssima infância por meio de processos formativos e atividades artísticas. De forma lúdica, nas palestras e nas oficinas que compõem a programação, a música, os sons e a poesia entram em cena para estabelecer relação de troca e compartilhamento entre os bebês e seus cuidadores.

Projeto apresenta palestras, brincadeiras e oficinas voltadas aos bebês e seus cuidadoresProjeto apresenta palestras, brincadeiras e oficinas voltadas aos bebês e seus cuidadores
Compartilhamento
De acordo com Daniela Alves, atriz e produtora executiva do projeto, a oficina é um convite ao compartilhamento de experiências artísticas que envolvem a percussão corporal e a exploração das sonoridades e emoções por meio da escuta. “É um privilégio fazer teatro para bebês no interior de Minas. Trata-se de uma modalidade que ainda não é tão comum no Brasil, embora tenhamos grupos de expressão e de referência no mundo todo que estão aqui no país, como o Sobrevento e a Cia La Casa Incierta. E cada atividade com esse público nos faz acreditar, cada vez mais, na potencialidade e na poética desses bebês”, destaca a produtora.

A programação do Teatro para Bebês continua nos próximos meses. De agosto a outubro, várias creches e escolas de educação infantil de Ipatinga recebem as Palestras Brincantes. Outra atividade do projeto, prevista para setembro, é o Danças e Histórias Circulares. Para outubro, o DaMa prepara o espetáculo “Araruna”, que fala do aconchego do ninho, da necessidade do voo e dos encontros do pássaro com o ar, a terra, a água, o fogo e as histórias.

Integram o elenco da oficina Sons que Encantam”: Daniela Alves, Júnio Hendrik, Mari Antonaci e Leila Cunha, com direção artística de Claudinei de Souza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330. Mais informações com as produtoras executivas Mari Antonacci (31) 98883-1056 e Daniela Alves (31) 98799-2610.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário