Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de julho, de 2022 | 12:00

Prorrogada suspensão de desocupações e despejos até outubro

Beatriz Cadore *

O Ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal prorrogou até 31 de outubro a suspensão de despejos e desocupações coletivas, para áreas urbanas e rurais, devido a pandemia da covid-19, conforme os critérios estabelecidos na Lei nº 14.216/2021.

É necessário ressaltar que a referida legislação determina a suspensão, em razão da Pandemia Covid-19, do cumprimento de medida judicial, extrajudicial ou administrativa que resulte em desocupação ou remoção forçada coletiva em imóvel público ou particular, exclusivamente urbano e a concessão de liminar em ação de despejo.
Além disso, tal medida legal se aplica tão somente aos contratos cujo valor mensal de aluguel não seja superior da R$ 600,00 (seiscentos reais), em caso de locação de imóvel residencial e, R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais), em caso de locação de imóvel não residencial.

A decisão foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828, onde o Relator enfatizou que a prorrogação “não deve se estender de maneira indefinida” e que com a nova data “evita-se qualquer superposição com o período eleitoral”.

Barroso mencionou que os aumentos dos casos de covid-19 no Brasil, bem como a vulnerabilidade social do país, com o aumento do número de pessoas passando fome ou em situação de rua justifica tal prorrogação.

Na liminar, o Ministro enfatizou que compete ao Poder Legislativo juntamente do Poder Executivo formular políticas públicas sobre desocupação coletiva e despejo e, que nos casos em que não haja consenso, a Corte vai orientar os órgãos do Poder Judiciário.

A liminar que estendeu o prazo da medida cautelar será submetida a referendo do Plenário, em sessão extraordinária nos dias 4 e 5 de agosto.

* Advogada do BLJ Direito e Negócio - [email protected]


Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário