26 de julho, de 2022 | 15:00

O novo alvo do STF é a Ferrogrão

Antonio Tuccilio *

Não é novidade que o Supremo Tribunal Federal (STF) interfere em assuntos que, digamos, não são exatamente de sua alçada. O novo alvo é a Ferrogrão, um dos principais projetos do governo, que tem como objetivo facilitar o escoamento de grãos das regiões de produção no Centro-Oeste (Sinop, MT) para o porto de Miritituba (PA). Apesar dos inúmeros benefícios que a ferrovia pode trazer, ela ainda está em processo de licitação. 

Em março de 2021, o ministro Alexandre de Moraes concedeu liminar para suspender a licença de construção da ferrovia, sob o argumento de que causaria danos ambientais. Desde então, a Ferrogrão permanece parada.

“O Brasil é um dos maiores produtores
de grãos do planeta. São cerca de 270
milhões de toneladas por ano.”


Não faz sentido. Afinal, se trata de um projeto para reduzir os custos do transporte de grãos, que é feito em grande parte por caminhões. Já viram o preço do diesel? Com uma estrada ferroviária do porte da Ferrogrão, o custo do frete deve ser reduzido em até 30%.  

Um outro ponto, mas não menos importante, é que a ferrovia deve tirar 1 milhão de toneladas de CO2 da atmosfera.
O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do planeta. São cerca de 270 milhões de toneladas por ano. Além disso, exportamos mais de US$ 100 bilhões em produtos agrícolas. Portanto, é possível imaginar que a demanda global é alta; logo, a tendência é crescer ainda mais. 

É sempre bom esclarecer que o projeto só foi parar nas mãos do Supremo graças à ação de alguns partidos, que alegam “problemas burocráticos” na tramitação da Ferrogrão. Claro que o ministro não se conteve e decidiu ‘congelar’ o andamento do projeto.

“Às vezes, me parece que temos 11 presidentes
ao invés de 1. Onze juízes engajados em uma
verdadeira batalha de egos com o Executivo."


Com todo o respeito, já que estamos falando de autoridades brasileiras, mas se percebe um grande movimento do alto escalão do Judiciário para barrar projetos que visam o progresso da nação.
 
Às vezes, me parece que temos 11 presidentes ao invés de 1. Onze juízes engajados em uma verdadeira batalha de egos com o Executivo. Enquanto isso, 33 milhões de brasileiros seguem passando fome.

A prioridade desses líderes sempre deve ser o Brasil e o povo brasileiro. Infelizmente, esse não é o serviço que estão mostrando. Lamentável.

* Presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

26 de julho, 2022 | 20:49

“Quanto ao posicionamento atual da corte maior, no tocante aos destinos da nação, Rui Barbosa já previu esses acontecimentos vindouros ontem no passado, em um de seus discursos. Realmente as nulidades (coisas erradas) são tantas e já estão colocando em risco o futuro desta nação que tinha tudo pra dar certo. A lamúria do povo é muito grande e a única esperança é a alternância de poder. As maiores transportadoras estão nas mãos dos políticos.”

Gildázio Garcia Vitor

26 de julho, 2022 | 19:14

“Este artigo é uma fake news. O STF, e não apenas 1 (um) Ministro, está julgando o pedido de uma ADI, movida pelo PSOL, que questiona a Lei que altera os limites do Parque Nacional do Jamanxim, no estado do Pará, para as obras da Ferrogrão. Além disso, foi o Presidente do Supremo, Luiz Fux, que a retirou da pauta.”

Envie seu Comentário