26 de julho, de 2022 | 09:24

Espaços públicos recebem limpeza em Ipatinga

Nos locais atendidos é executada a lavagem de calçadas, passeios e outros equipamentos de uso público

Divulgação
Locais que têm sido alvo de depredação e acúmulo de inservíveis estão sendo limpos regularmente, no Centro de IpatingaLocais que têm sido alvo de depredação e acúmulo de inservíveis estão sendo limpos regularmente, no Centro de Ipatinga

A Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), em Ipatinga, desenvolve uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), para realizar, três vezes por semana e em dias intercalados, ações especiais de limpeza em diversos locais públicos.

“O objetivo é coibir o acúmulo de objetos inservíveis, resíduos e lixos, especialmente aqueles originários de concentrações de moradores em situação de rua e preservar a estética da área urbana e assegurar o cumprimento de normas do Código Municipal de Posturas em ruas, praças e avenidas”, informa nota divulgada pelo governo municipal.

Nos locais atendidos é executada a lavagem de calçadas, passeios e outros equipamentos de uso público, visando combater o mau odor e a poluição dos espaços. Em alguns casos, as áreas são utilizadas por infratores até mesmo para necessidades fisiológicas, havendo necessidade de recolhimento de excrementos, embora o município disponha de instalações sanitárias adequadas em instituições apropriadas para acolhimento de pessoas em vulnerabilidade social.
Divulgação
População em situação de rua, que se acumula na Praça Caratinga, recebe orientaçãoPopulação em situação de rua, que se acumula na Praça Caratinga, recebe orientação

Na manhã de segunda-feira (25), a ação foi realizada na praça Caratinga e adjacências, no centro, local alvo de depredações recorrentes e recentemente revitalizado com plantio de novas mudas em canteiros e pinturas.

Os responsáveis pela poluição dos locais (pessoas em situação de rua) foram orientados em relação à guarda de pertences e sobre o bom uso das praças e calçadas, além de receberem esclarecimentos sobre o Código de Posturas do município.

Conforme explica o titular da Sescom, Décio Camargos, o Código de Posturas não permite situações que agridam a ordem pública, como colchões abandonados, roupas espalhadas pelo chão e bancos de praças, redes penduradas em árvores, uso dos locais como fogareiros, dentre outras irregularidades.
Divulgação
Canteiros do jardim da praça Caratinga também recebe cuidadosCanteiros do jardim da praça Caratinga também recebe cuidados


“A região central e a avenida Manaaim são focos onde mais encontramos este tipo de situações provocadas por pessoas em situação de rua. Damos orientações para os ocupantes dos espaços sobre o bom uso destes locais, e a Sesuma realiza a limpeza, além de reparos na jardinagem, que muitas vezes é danificada por fogueiras”, explica Décio Camargos.

A Sescon e a Sesuma esclarecem que equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) possuem um trabalho intensivo de orientações em relação aos canais para busca de recursos, higiene pessoal, doação de vestimentas e Casa de Apoio Parusia (que oferta banho, leitos, guarda de pertences e refeições) aos moradores em situação de rua, embora muitos deles insistam em transgredir as leis.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sincero

26 de julho, 2022 | 14:55

“Vem asfaltar as ruas do chácaras madalena (loteamento do caliu) agente sofre com pueira, buraco, lama e mosquitos, um completo descaso com nossa região que agora elém de não receber melhorais esta sendo perseguida pelos fiscais de obras da prefeitura. Não posso deixar de parabenizar pela "EXCELENTE" iniciativa. com certeza será lembrado tudo isso”

De Olho

26 de julho, 2022 | 11:49

“Muito bom. Deveriam fazer essa limpeza na cidade inteira, e não apenas nos locais onde existe um maior trânsito de pessoas: e outra, não só a limpeza, a administração deveria, também, garantir ao cidadão o direito de ir e vir utilizando as calçadas, eis que as mesmas vivem cheias de produtos à venda, fruto do comércio irregular na cidade.
Um absurdo.”

Gildázio Garcia Vitor

26 de julho, 2022 | 10:11

“Excelente iniciativa! Parabéns às equipes das Secretarias envolvidas. A Praça Caratinga, em virtude de seu formato, uma mistura de meia lua com um quadrado-1/4 de uma pizza ?-, e das árvores que a circundam, é uma das mais bonitas da cidade, e, por isso, também, deve ser mais bem cuidada. Mas nunca podemos nos esquecer de cuidar, em primeiro lugar, dos HUMANOS, que fazem dessa Praça o seu "Lar, amargo lar".”

Envie seu Comentário