26 de julho, de 2022 | 17:16

Despachante aponta dificuldade para agendamento de vistorias

A denúncia chegou à redação do jornal Diário do Aço, que procurou a Polícia Civil de Minas Gerais

Stéphanie Lisboa
Samantha Franco trabalha em um escritório de despachante em Ipatinga e aponta as dificuldades para a prestação de serviços Samantha Franco trabalha em um escritório de despachante em Ipatinga e aponta as dificuldades para a prestação de serviços
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
Ficar acordado até a meia-noite para tentar agendar a vistoria veicular dos clientes no site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e ver as vagas se esgotarem rapidamente. É essa a situação que tem sido vivida pelos despachantes que atuam em Ipatinga. A denúncia chegou à redação do jornal Diário do Aço, que procurou a Polícia Civil de Minas Gerais. Em nota, a corporação informou que fará um mutirão de vistoria nesta quarta-feira (27), para tentar solucionar o problema.

A circunstância fatigante foi motivo de um desabafo nas mídias sociais. Por meio de uma live no Instagram, dia 23, Samantha Lopes Franco Vancito, esposa de um despachante, denunciou a dificuldade para agendar o serviço. “Nós estamos aqui, eu de um lado, Bruno do outro, para esperar dar meia-noite para conseguir agendar a vistoria”, declarou.

Trabalhando com o marido há 14 anos, a mulher percebeu que algo estava errado. “A agenda abre 00h e 00h05 e já não tem mais vagas. Todo dia é essa luta, a gente tem que ficar acordado até meia-noite para tentar agendar, quando é 0h05 não consegue”, disse.

A publicação foi compartilhada com o Diário do Aço e a reportagem ouviu Bruno Gomes Vancito. O despachante apresentou as reivindicações dos colegas de profissão.

Problemas
A abertura de vagas de forma diária, fracionada e à meia-noite são alguns dos problemas que têm prejudicado os despachantes, mas outros obstáculos também foram apontados. “Há uma distinção, vagas para despachante e vagas para particular. As vagas disponibilizadas para despachantes acabam muito rápido e ficam sobrando vagas para particular”, exemplificou Bruno. O despachante contou que os clientes procuram a empresa para realizar o serviço, mas que no momento do agendamento ele não encontra vagas.

Vida pessoal
Além de impactar o trabalho dos profissionais, o problema também tem gerado impactos na vida pessoal. Nos dias em que são abertas novas vagas, o casal vai para a frente do computador à meia-noite para tentar agendar as vitorias. “Se alguém me convidar para um aniversário e um casamento eu não posso ir porque tenho que ficar aqui em casa para poder agendar”, lamentou Samantha.

Multas
A dificuldade para agendar a vistoria tem prejudicado alguns clientes. “De acordo com a lei, você tem 30 dias para transferir o veículo. Só que não estão conseguindo transferir dentro do prazo porque não tem vaga para poder agendar vistoria, então tem sido lançada multa de recibo”, alertou Bruno.

Solução
Ao ser questionado sobre a possível solução para os problemas, Bruno não titubeou. “Deixar a agenda em aberto, tirar essa distinção de particular para despachante, como é em outras cidades, e aí o acesso vai ser igual para todos e a quantidade de vagas vai ser maior e para todos também”.

O que diz a PCMG

A 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ipatinga informou por meio de nota que, com o quadro completo de cinco vistoriadores, realizava diariamente cerca de 200 vistorias em automóveis. Esclareceu que desde junho dois vistoriadores foram afastados devido a complicações de saúde. “Foi necessário readequar a quantidade de vagas para agendamento de vistoria, diminuindo o número de atendimentos por dia, o que gerou um acúmulo de veículos para serem vistoriados”.

Ainda na reposta, a PCMG expôs as medidas que estão sendo tomadas para resolver o problema. Nesta quarta-feira, por exemplo, será realizado um mutirão de vistoria, que deverá atender cerca de 300 veículos em um único dia. A polícia informa que está providenciando a nomeação de um vistoriador para reforçar o atendimento. Também estão previstos a ampliação da janela de agendamento eletrônico para 20 dias e o aumento do número de vagas, para 180 por dia. Essas duas mudanças devem ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (1).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jaelson Elias Serafim

26 de setembro, 2023 | 03:38

“O agendamento deveria ser gerado automaticamente pelo sistema. Tá certo que despachante seria prejudicado, a menos que tivesse cotas”

Bom

27 de julho, 2022 | 20:11

“O bom e velho brasil não é mais o mesmo, hoje se paga até pra estacionar na rua, tem muita informática, muita gente trabalhando no "Sistema".
E o país tá uma Bosta.
nem vereador a gente vê mais. Prefeito virou celebridade, policial parece ator de filme, cheio de pose.
e se for reclamar você pode ser assassinado pelo sistema”

Antonio Alves da Silva

27 de julho, 2022 | 16:42

“A multa e´ gerada, como foi meu caso e temos que entrar com recurso, pois a delegada não tem competência para anular a multa.
Pensei ate em entrar com ação judicial contar o estado, não e justo eu ficar andando atras de recurso se o problema e falta de gestão.Espero que meu recurso não seja ainda indeferido, ai a vaca vai fumar.”

Denúncia

27 de julho, 2022 | 08:53

“Gaeco, fineza fazer operação quanto a emissão de documentos de competência do Detran e também as dificuldades impostas aparentemente de propósito para que o cidadão procure um despachante e tenha que gastar além do que é previsto em lei.”

Klishmann Franco

27 de julho, 2022 | 08:37

“? uma vergonha para uma cidade do porte de ipatinga uma cidade com quase 300 mil habitantes, se 2 vitoriadores estao afastados por motivos de saude, eu nao tenho culpa, e por esse motivo a delegada livia atayde deviria suspender a multa, sendo indevida, a população esta pagando multas indevidas se o serviço nao esta sendo finalizado por falta de funcionario do estado, nao podemos pagar por isso, ja pagamos imposto altíssimo e ainda paga uma multa de 130,16 reais por erro do sistema.”

Envie seu Comentário