28 de julho, de 2022 | 06:00

1º Festival de Inverno aguarda 10 mil pessoas na Serra dos Cocais

A Serra dos Cocais sediará nos dias 30 e 31, nos próximos sábado e domingo, o 1º Festival de Inverno: um evento com música, cultura, esportes e gastronomia na bucólica Vila de Santa Vitória, no Cocais de Baixo.

Fotos: Divulgação/PMCF
Esta é a primeira vez que o local se prepara para abrigar evento cultural de grande porteEsta é a primeira vez que o local se prepara para abrigar evento cultural de grande porte
Uma área com cerca de 4 mil metros quadrados é preparada com barracas de alimentos, banheiros públicos, palco e espaço kids. A capacidade é para receber cerca de 10 mil pessoas. A gastronomia local será uma atração à parte. Quem costuma subir a serra para saborear pratos com receitas passadas de geração em geração, vai poder conferir esses sabores na praça de alimentação montada durante o festival.

Quem chegar ao vilarejo será saudado por um grupo de marujos, cuja tradição remete aos primeiros tropeiros a cruzar a serra com destino ao antigo Calado e ao comércio de Antônio Dias. Passada de pai para filho, a Marujada dos Cocais se mantém viva sob o comando de mestre Santana, seus capitães e capitoas, contramestres e outras insígnias. Durante o festival, eles desfilarão pelas ruas com trajes coloridos e laços de fita.

O diretor de Cultura da Prefeitura de Coronel Fabriciano e organizador do festival, Teco Teixeira, garante que Cocais jamais experimentou um evento tão grande e com tantas atrações. “Nós pensamos grande e tenho certeza que a comunidade de Cocais não vai esquecer esse festival, pois acreditamos que o evento entrará em nossa agenda anual de cultura. Esse é o começo dos grandes projetos culturais previstos para Coronel Fabriciano. Eu convido os moradores de toda a região, de Timóteo, Santana do Paraíso e Ipatinga, a estarem conosco nesse evento aconchegante e muito cultural”, destacou.

Preservação
Na abertura do festival, dois eventos olham para o passado de olho no presente: uma roda de conversa sobre “Valorização da Cultura Local” e a oficina “Construindo artes com argila e bambu”.

O secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, salientou a importância da valorização da cultura local. “Nosso objetivo é abrir à comunidade a possibilidade de ensinar e de aprender. Sabemos que os mais jovens se interessam pela cultura de seus antepassados, mas faltam oportunidades. É isso que estamos fazendo, criando oportunidades”, afirmou.

Esporte, religião e cultura
Na região, a Serra dos Cocais é um dos melhores pontos para a prática de esportes de aventura. Durante o 1º Festival de Inverno, dois eventos homenageiam os praticantes, no segundo dia do evento: passeios ciclístico e de jipes pelas montanhas. Na Serra dos Cocais, também, há locais para escalada, trekking (caminhada por trilhas naturais) e outros esportes.

A tradição religiosa dos Cocais tem seu ponto forte, no domingo (31), com a missa campal celebrada pelo Padre Thiago, pároco local. Mas a música vai invadir a área central da comunidade neste sábado (30), com a banda Carbono XIV, a partir das 14h. Também, haverá apresentação de artistas locais e, à noite, sobem ao palco Brenda Brandão e Pedro & Simoncello.

No domingo, a música começa às 13h, com a banda Gertrudes. Às 16, Ramon Tavares e Luizinho da Viola se apresentam e, às 19h, Bráulio e Ricardo fecham a programação da festa.

Estrada
Para melhorar o acesso a Serra dos Cocais, a administração de Coronel Fabriciano está calçando parte da estrada, mas o trabalho ainda está no início. Tratores e caminhões pipa estão na estrada, desde quarta-feira (27), para amenizar a poeira e corrigir trechos que estão em condições ruins. A expectativa é de que a estrada esteja em boas condições já a partir de sexta-feira (29).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Elaine Régia Magalhães Freitas

30 de julho, 2022 | 22:05

“Fico muito feliz e entusiasta com esta ação. Sempre compartilhei a ideia do alto potencial turístico que temos nesta Serra, ela tem tudo que é necessário para se tornar um local turístico tal como Lavras Novas, Monte Verde e outras referências que temos por aí. Eu que amo este tipo de passeio, todas estas cidades que chegava, sempre comentava que na minha cidade natal havia algo bem parecido em potencial mas sem nenhum visionário que pudesse perceber esta riqueza e captar investidores.
Show, muito sucesso! Estou na torcida por aqui em ver acontecer!!”

Envie seu Comentário