28 de julho, de 2022 | 09:00

Casos suspeitos de varíola dos macacos na Região Metropolitana do Vale do Vale do Aço foram descartados

Divulgação/Funed
Os exames laboratoriais são realizados pela Fundação Ezequiel Dias Os exames laboratoriais são realizados pela Fundação Ezequiel Dias

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou nesta quarta-feira (27) a atualização dos casos de varíola dos macacos no estado. De acordo com o boletim, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), que chegou a ter três casos em investigação, atualmente não tem mais nenhum. As suspeitas em Coronel Fabriciano (2) e Ipatinga (1), foram descartadas por meio de exames laboratoriais. Em Timóteo e Santana do Paraíso, os outros dois municípios que compõem a RMVA, não há casos suspeitos da doença.

Os exames laboratoriais realizados para descartar ou confirmar a doença são feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). No estado, a doença continua avançando, já são 44 casos confirmados, espalhados por nove municípios: Belo Horizonte (32), Cataguases (1), Contagem (1), Governador Valadares (2), Juiz de Fora (1), Mariana (1), Santa Luzia (3), Sete Lagoas (2) e Teófilo Otoni (1).

Há 83 casos suspeitos que aguardam resultado de exame. A maioria deles em Belo Horizonte (46). Caratinga está na lista, com um caso em investigação. Até esta quarta-feira, já haviam sido descartados em todo o estado 70 casos suspeitos.

É válido lembrar que o primeiro registro da doença no país foi confirmado no dia 9 de junho, em São Paulo. Em Minas Gerais, o primeiro caso foi confirmado no dia 29 de junho, em Belo Horizonte.

Emergência de saúde pública
No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom, durante coletiva de imprensa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário