Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de julho, de 2022 | 15:43

Fabriciano faz mutirão de testes para combater hepatites virais neste sábado

Divulgação
Os testes serão ofertados nas unidades básicas de saúdeOs testes serão ofertados nas unidades básicas de saúde

As unidades de saúde e o Núcleo Especializado em Programa de Saúde (NEPS) disponibilizam testes para diagnóstico das hepatites B e C neste sábado (30), quando será realizado o Dia D de testes rápidos no NEPS, situado à rua São Sebastião, 1007, bairro dos Professores. As ações integram as comemorações do Julho Amarelo e o Dia Nacional de Combate às Hepatites Virais, informou a Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano.

As hepatites B e C são doenças silenciosas que contaminam sem que a pessoa perceba, e atingem principalmente o fígado levando a complicações sérias de saúde, como cirrose e câncer. O uso excessivo de álcool pode agravar o quadro do paciente.

Rotinas do dia a dia são consideradas fontes de contaminação, como o uso da lâmina de barbear, fazer as unhas, colocação de piercings, seringas não descartáveis e o ato sexual.

Segundo Gianetti Martins de Carvalho, farmacêutica responsável do NEPS, as hepatites virais são consideradas problemas de saúde pública. “Milhões de pessoas podem estar contaminadas sem saber, porque não fizeram o teste. Como não apresenta sintomas, a doença vai agravando com o passar do tempo, levando a uma cronificação no quadro do paciente”.

Teste rápido

O teste é rápido e sigiloso. Em meia hora sai o resultado, sendo positivo, o paciente pode iniciar o tratamento de forma precoce. “É importante ressaltar que as hepatites têm cura quando descobertas precocemente. No caso da Hepatite B há vacina”, afirma Gianetti.

Vacina

A vacina contra a Hepatite B faz parte do calendário nacional de vacinação. É administrada nos bebês após o nascimento e depois aos 1º e 6º meses respectivamente. No entanto, a vacina também pode ser administrada em adultos que não receberam a dose na infância. Mesmo quem não pertence a nenhum grupo de risco pode se vacinar contra o vírus da Hepatite B. Toda mulher com planejamento de engravidar deve tomar a vacina antes da gestação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário