Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de julho, de 2022 | 07:12

''O Brasil precisa de muito comunismo'', afirma pré-candidata do PCB à Presidência

Questionada sobre sua motivação em participar do pleito, Sofia revela que uma série de fatores foram avaliados

Bruna Lage
Sofia Manzano é professora e pré-candidata à Presidência da República pelo partido comunista Sofia Manzano é professora e pré-candidata à Presidência da República pelo partido comunista
(Bruna Lage - Repórter do Diário do Aço)
Sofia Manzano, a pré-candidata à Presidência da República pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), cumpriu agenda em Ipatinga nessa semana e, dentre os compromissos, concedeu entrevista ao Diário do Aço. Professora de economia, ela tem mestrado e doutorado na área e afirma ter propostas para melhorar a vida econômica e social do país.
Questionada sobre sua motivação em participar do pleito, Sofia revela que uma série de fatores foram avaliados.

Analisando a conjuntura política brasileira e a necessidade de enfrentar a extrema direita, além de apresentar uma candidatura que desse voz à classe trabalhadora, o PCB avaliou a necessidade de ter uma pré-candidatura à Presidência da República. “Meu nome foi escolhido coletivamente. Nesse momento sou a pessoa que mais representava as propostas do PCB. E também por já ter sido candidata a vice-presidente em 2014 na chapa do Mauro Iasi”, explica Sofia.

Propostas
A professora conta que tem propostas para todas as áreas que afetam a vida econômica e social do país. No caso do Vale do Aço, região com alto percentual de trabalhadores e “com uma jornada de trabalho extensa”, a principal proposta é a redução da jornada de trabalho semanal para 30 horas, sem redução salarial. “De forma que possamos aumentar o número de vagas de trabalho formal, principalmente para a juventude. Com a redução para seis horas diárias, a juventude, homens e mulheres, poderão ter mais tempo para se qualificar, para estudar, ter lazer e realizar atividades físicas, que fazem muita falta para nossa saúde física e mental”, avalia.

Comunismo
Sobre lançar candidatura num momento em que o comunismo virou motivo de xingamento pelo país afora, Sofia reage. “Ele nunca existiu (na prática), o que existiu foram experiências socialistas. O comunismo é sempre muito difamado e isso já faz mais de um século, mas na verdade as pessoas não sabem o que é. Trata-se da proposta mais generosa que a humanidade já produziu, porque uma sociedade comunista é uma sociedade em que não há desigualdade social, onde as pessoas não exploram umas às outras, que não tenha miséria, que não tem fome, que não tenha trabalho escravo, é uma sociedade em que não haja depredação ambiental, como vemos hoje”, opina.

Para ela, falta informação da população brasileira, de forma a conhecer mais o comunismo e sua proposta.
“Que é generosa, humana, socioambiental. Hoje vemos que o capitalismo não deu certo, porque todas as misérias que temos hoje no mundo são decorrência do capitalismo, então a gente precisa pensar um outro tipo de sociedade em que nós possamos viver de forma plena, que não tenha tanta violência e desgraça como estamos passando no atual momento”, frisa.

Ser humano em primeiro lugar

Para Sofia Manzano, o “Brasil precisa de muito comunismo”, precisa pensar em primeiro lugar no ser humano. E como a maior parte da população brasileira é formada por trabalhadores, aponta, é preciso ter pessoas comprometidas com a classe.

Pessoas que não façam nenhum tipo de acordo com empresário, donos de agronegócio, com setores do mercado financeiro e que só pensem na exploração da classe trabalhadora, enquanto ela está praticamente abandonada. Segundo a pré-candidata, a população está perdendo seus direitos, entrando em desespero por não conseguir sobreviver decentemente num país que produz tanta riqueza.

“O Brasil é o 10º país que mais produz riqueza no mundo, e por que temos uma população que está padecendo de fome, miséria, violência? Porque nosso país tem um dos piores modelos capitalistas que podemos imaginar. Precisamos pensar numa situação de substituição desse modelo que está aí e a proposta comunista é uma que acredito que a classe trabalhadora deve abraçar, compreender e vir lutar com a gente para construirmos o comunismo”.

Debate
Por meio de seus perfis nas mídias sociais, Sofia tem defendido a participação do partido nos debates. “A legislação eleitoral brasileira é muito antidemocrática. Nosso partido completa esse ano seu centenário, sempre esteve na luta política no Brasil, mas sempre foi muito perseguido pelos poderosos, por estar sempre comprometido com os trabalhadores e por isso não somos convidados para os debates para as grandes redes televisão. Estamos fazendo uma campanha nas redes sociais @sofiamanzanopcb para que possam nos ajudar a pressionar as grandes redes a nos convidarem. Temos propostas concretas para tirar o Brasil da crise, para reduzir a inflação, melhorar a destruição de renda, melhorar a produção de alimentos saudáveis, reduzir o impacto ambiental, dentre outros pontos”, conclui.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Viewer

01 de agosto, 2022 | 07:41

“Patriota, a palavra comunismo tinha origem na palavra komuna do grego que queria dizer exatamente comum em português, mas seu uso era mais relacionado as comunidades e pequenos povoados do que especificamente ao termo comum.

Aliás, é bom salientar que na prática do comunismo só existe o comum para o povão (que na verdade só sobra a miséria), pois para os lideres despóticos há o luxo e a ostentação e de comum, absolutamente nada.

Não me tome como um ignorante.”

Ewerton

30 de julho, 2022 | 12:08

“Professora de Economia defendendo o Comunismo? É isso produção. No Comunismo não existe economia, existe sim uma igualdade, a igualdade na miséria.”

Patriota

29 de julho, 2022 | 21:59

“? Veiwer, você sabe que a palavra comunismo vem de "comum"?

Não fui eu que comprarei. Foi o Frei Beto.”

Viewer

29 de julho, 2022 | 17:22

“Que falácia heim patriota !

Comparar Jesus com o comunismo é mais que mal caratismo intelectual, é canalhice pura.”

Patriota

29 de julho, 2022 | 14:46

“Esta "sofessora", Tião Aranha, tem Mestrado pela Unicamp e Doutorado pela USP, simplesmente as duas maiores e melhores Universidades do Brasil.

Para quem defende Jesus e/ou o Comunismo, Frei Beto disse: "O verdadeiro Cristão é um Comunista sem o saber, e o verdadeiro Comunista é um Cristão sem o crer".”

Tião Aranha

29 de julho, 2022 | 14:15

“Não falo nada que não posso comprovar. Trata-se de alcunha dada por todos aqueles quem exercem 'essa profissão' lá nos arredores de Brasília, assim são chamados.”

Viewer

29 de julho, 2022 | 13:24

“Que interessante ver que meu comentário foi claramente censurado só por dizer uma grande verdade de que o comunismo não funcionou em lugar nenhum do mundo, e onde ele foi implementado só trouxe fome, miséria e mortes ao ponto de merecer ser equiparado ao nazismo (que na verdade é ideologia irmã do comunismo).

Marcelo, sempre que vejo esse tipo de discurso de que o comunismo nunca foi implementado no mundo dou gargalhadas, pois quem fala isso quer ignorar fatos históricos bem claros e normalmente vem de gente que quer ser o próprio ditador comunista, ou seja uma hipocrisia sem fim.”

Maria das Graças Batista Lima

29 de julho, 2022 | 13:21

“Gostaria de lembrar para os que , adoram xingar um professor , onde estaríamos enquanto sociedade sem os mesmos?”

Marcelo Costa

29 de julho, 2022 | 13:13

“O viewer, além de péssimo observador, sempre 'caolho' em relação à política, também é péssimo leitor (ou finge que lê e não entende). A própria entrevista disse, muito bem, que o "comunismo em sua essência, nunca foi implantado em lugar algum da Terra". O que foi implantado, na prática, foram ditaduras fuleiras, sanguinárias, ditas socialistas. Nem na URSS teve comunismo, mas ditaturas sangrentas, nada comuns, nada democráticas. Mas o mau observador não sabe nada disso que fica passando vergonha nesse jornal.”

Tião Aranha

29 de julho, 2022 | 12:13

“"A classe trabalhadora tem que abraçar o Comunismo". Já abraçou. Ela é sofressora. Risos.”

Zé de Minas

29 de julho, 2022 | 12:06

“Mais uma "laranja" sem noção falando merda. Em 3 mandatos o PT mandou milhões para países comunistas e o BRASIL nunca recebeu um centavo,dívidas todas perdoadas pelo presidente,que levava a propina por fora.”

Thcr

29 de julho, 2022 | 11:20

“queria saber se ela divide a casa dela com outras familias e o salario tambem?”

Emerson Silva

29 de julho, 2022 | 10:01

“QUEM E DE FAMÍLIA TRADICIONAL COM PRINCÍPIOS NUNCA VAI VOTAR EM UM COMUNISTA... EXEMPLOS TEMOS DE VÁRIAS PAÍSES COMUNISTAS CHINA RÚSSIA VENEZUELA CUBA... DA ENTENDER O QUE E COMUNISMO A SOCIEDADE NÃO TEM VOZ SÃO TRATADOS COMO ESCRAVOS.”

Viewer

29 de julho, 2022 | 08:22

“O comunismo nunca funcionou em lugar nenhum sempre trouxe fome, miséria e muitas mortes para o povo e luxo e ostentação para ditadores sanguinários.

O comunismo deveria ser equiparado ao nazismo.”

Vander

29 de julho, 2022 | 07:18

“O Brasil precisa de Jesus, não precisamos de comunismo, vai pra Cuba ,”

Envie seu Comentário