29 de julho, de 2022 | 08:00

Comerciantes estão confiantes para o segundo semestre de 2022

Os segmentos com melhores expectativas são: combustíveis e lubrificantes (90,9%) e tecidos, vestuário e calçados (89,9%)

Stéphanie Lisboa
Na Lojas Tenda, localizada no Centro de Ipatinga, o diretor administrativo da empresa está otimista com o segundo semestre de vendas Na Lojas Tenda, localizada no Centro de Ipatinga, o diretor administrativo da empresa está otimista com o segundo semestre de vendas
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
Uma pesquisa realizada pela equipe de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) mostrou que os comerciantes estão bastante otimistas com o cenário de vendas para o segundo semestre de 2022.

O levantamento, realizado entre os dias 6 e 14 de julho, revelou que para 74,8% do comércio varejista do estado, o segundo semestre de 2022 será melhor do que o primeiro. Os segmentos com melhores expectativas são: combustíveis e lubrificantes (90,9%) e tecidos, vestuário e calçados (89,9%).

Em Ipatinga, a Lojas Tenda, localizada no centro, confirma os dados apresentados na pesquisa. O diretor administrativo da empresa, Luciano Monteiro, acredita que o segundo semestre será muito bom, mesmo que este seja um ano atípico.

“A gente tem Copa do Mundo, a gente tem eleições. Tudo isso são grandes motivos que tiram o foco do cliente em relação a compras, mas a gente acredita que também no segundo semestre vai ser muito bom”, defendeu Luciano.

Otimismo
Na pesquisa, os comerciantes informaram os motivos para expectativa de melhoria nas vendas no segundo semestre. Entre as justificativas, as campeãs em respostas foram: o otimismo e a esperança (60,3%), o abrandamento da pandemia (26,0%) e o aquecimento do comércio (14,0%).

Luciano lembra que algumas datas comemorativas são fundamentais para movimentar os últimos meses do ano. “Você tem Dia das Crianças, Dia dos Pais, Black Friday, e o próprio Natal que, como agora a pandemia está mais controlada, a gente acredita que as pessoas vão se reunir de novo”, observou.

O administrador avalia também que a economia tem caminhado para uma melhora e que alguns auxílios devem fomentar o mercado. “Há uma injeção de auxílios no mercado, alguns auxílios do governo, que isso tudo se converte em vendas no varejo”, argumentou.

Primeiro semestre
Além de identificar as expectativas para o segundo semestre, o levantamento também apurou como foi o desempenho das empresas nos primeiros seis meses de 2022. Para 51,9% dos participantes, o primeiro semestre de 2022 apresentou resultados melhores frente ao mesmo período de 2021.

O diretor administrativo da loja de departamento em varejo de moda localizada em Ipatinga constatou essa melhora. “Com certeza o primeiro semestre de 2022 foi muito melhor que o primeiro semestre de 2021”, confirmou.

Luciano aponta dois fatores fundamentais para o aumento nas vendas. “Não está naquela coisa mais da pandemia, de lojas fechadas. Então a gente pôde trabalhar normalmente, esse é o primeiro fator. A segunda, tem muito a ver com esse frio que chegou, um frio que chegou antecipadamente na nossa região, que veio muito mais intenso do que o normal na nossa região”, esclareceu.
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