Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de julho, de 2022 | 14:14

Robertinho Soares defende a revisão do Pacto Federativo

Uma das principais bandeiras defendidas pelo pré-candidato é o fortalecimento e a autonomia dos municípios

Divulgação
Pré-candidato a deputado Federal, Robertinho Soares entende que os municípios precisam de autonomia para investir recursos de acordo com sua realidadePré-candidato a deputado Federal, Robertinho Soares entende que os municípios precisam de autonomia para investir recursos de acordo com sua realidade

Com o objetivo de aumentar a autonomia dos estados e municípios e fortalecer o poder do cidadão, o pré-candidato a deputado federal e com sua principal base eleitoral fixada em Ipatinga e Colar Metropolitano do Vale do Aço, Robertinho Soares, defendeu em entrevista, nesta sexta-feira (29), a proposta de revisão do Pacto Federativo, o conjunto de regras estabelecido pela Constituição de 1988, que determina as obrigações financeiras, as leis, a arrecadação de recursos e os campos de atuação da União, dos estados e municípios.

Em sua visão, a principal mudança que “precisa ser urgentemente implementada no âmbito do Congresso Nacional é a redistribuição das receitas, respeitando as particularidades de cada região”. Hoje, no complexo sistema tributário brasileiro, “a União é grande concentradora de recursos. De tudo o que arrecada, quase 30% vai para os estados e menos de 20% para os municípios”, salienta.

Uma das principais bandeiras defendidas pelo pré-candidato é o fortalecimento e a autonomia dos municípios. “Os serviços públicos acontecem nas cidades, e elas não têm liberdade para definir e legislar sobre temas que são fundamentais para a realidade local, como Saúde e Educação. Se os serviços são oferecidos pelos municípios, é neles que deve estar disponível o maior volume de recursos, a fim de que consigamos assegurar, efetivamente, um atendimento ágil e eficaz à população em suas mais diversas necessidades”, defendeu Robertinho Soares.

Ainda de acordo com o pré-candidato, cujo nome foi referendado em convenção nacional do partido Avante, no último fim de semana, como pretende a uma vaga na Câmara Federal, a revisão do Pacto permite que os municípios tenham maior autonomia financeira, exigindo uma boa gestão pública para seu crescimento.

“Nossa região necessita de representatividade no Congresso Nacional, por meio de um deputado federal que tenha disposição, voz ativa e proatividade para defender projetos dos municípios mineiros e conquistar recursos para implantá-los”, argumentou Robertinho.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

29 de julho, 2022 | 17:41

“Pacto federativo de governabilidade sem as reformas prementes da nação, com centrão, orçamento secreto não funciona; e sem falar quê a maioria dos edis só querem fazer carreira política no serviço público. E o pior: o povo só gosta de eleger candidatos populistas e com muito dinheiro pra dar. Risos.”

Gildázio Garcia Vitor

29 de julho, 2022 | 15:04

“"Autonomia dos municípios"? Mais recursos para gastar, com pouco ou nenhum controle e fiscalização por parte dos poderes Legislativo e Judiciário. Os últimos exemplos, de pequenas cidades contratando shows milionários, demonstram bem o que os administradores municipais fazem com o dinheiro da Saúde e Educação.”

Envie seu Comentário