Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de julho, de 2022 | 13:00

Visita de recenseadores vai começar na segunda-feira

A partir de dados do Censo é que os municípios, Estado e União elaboram e atualizam as políticas públicas

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Os recenseadores estarão devidamente identificados com colete, crachá com foto e portados de um dispositivo móvel azulOs recenseadores estarão devidamente identificados com colete, crachá com foto e portados de um dispositivo móvel azul

A partir desta segunda-feira (1/8), os domicílios brasileiros começarão a receber a visita dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para coleta de informações do Censo 2022. O trabalho, que será realizado simultaneamente em todos os municípios do Brasil, é fundamental para avaliar condições de vida e estimativas populacionais. A partir de dados do Censo é que os municípios, Estado e União elaboram e atualizam as políticas públicas.

Em Coronel Fabriciano, 70 recenseadores aprovados em processo seletivo, e já devidamente treinados, vão visitar cerca de 30 mil domicílios nas áreas rural e urbana, conforme divulgado pela administração municipal. Todos eles estarão devidamente identificados com colete, crachá com foto e portados de um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular) onde serão registradas todas as informações coletadas. Em caso de dúvida, o cidadão poderá ainda confirmar a identidade do recenseador pelo telefone 0800 721 8181 ou pelo site respondendo.ibge.gov.br.

No Vale do Aço, são mais de 500 recenseadores envolvidos no trabalho e expectativa é finalizar a coleta de informações até o fim de outubro. O trabalho dos recenseadores segue um roteiro já definido e, em geral, a entrevista é rápida. Para conseguir encontrar moradores em casa, algumas dessas visitas do Censo 2022 podem ocorrer após as 18h e também aos sábados e domingos.

O coordenador regional do IBGE, Douglas Garcia de Menezes, esclarece que é de caráter sigiloso as informações fornecidas pelo cidadão. “As informações prestadas têm caráter estatístico, são protegidas por lei e não são divulgadas em hipótese alguma. Portanto, o cidadão pode ficar tranquilo e responder todas as perguntas, que são importantes para o Censo”, destaca. As informações registradas no sistema pelo recenseador criptografadas e nem mesmo o recenseador tem acesso a elas.

Internet e telefone
O IBGE também oferece à população a opção de preenchimento do questionário via internet ou pelo telefone. Mas em ambos os casos, esta forma de prestar as informações só pode ser ativada após uma visita inicial obrigatória do recenseador para o cadastramento do endereço e do morador que irá responder os questionários. Para mais informações, acesse: censo2022.ibge.gov.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário