30 de julho, de 2022 | 06:00

“Porta da Esperança” foi modelo de programa assistencialista na TV

“Vamos abrir as portas da esperança”. Essa frase ficou conhecida pelos brasileiros que assistiam ao programa Silvio Santos na década de 80. Tratava-se da frase dita pelo apresentador ao abrir a “Porta da Esperança”, programa que tinha como objetivo realizar os sonhos dos telespectadores, e passou a ser considerado pioneiro em atrações assistencialistas da televisão brasileira e modelo para outras produções do gênero.

Arquivo GB Imagem
Apresentado por Silvio Santos, o programa realizava o sonho de quem tinha sua carta selecionada pela produçãoApresentado por Silvio Santos, o programa realizava o sonho de quem tinha sua carta selecionada pela produção
Silvio Santos convidava os telespectadores a enviar uma carta contando suas necessidades (como uma ferramenta de trabalho, um carro, uma casa) ou desejos (como uma viagem, um quimono, um instrumento musical). As milhares de cartas recebidas passavam por uma triagem dos produtores do programa. Os telespectadores com seus casos selecionados eram convidados a comparecer aos estúdios do SBT para gravar a atração, na qual suas vidas eram apresentadas e os seus pedidos, justificados na esperança de ter a solicitação realizada.

O apresentador do programa mantinha suspense sobre esse acontecimento. Até a hora do clímax: a abertura de duas portas que corriam e abriam para onde estaria um empresário benemérito (ou outros), que apadrinharia(m) o desejo e a necessidade do participante.

Um dos pedidos atendidos foi o de uma mulher que queria conhecer o saudoso locutor Lombardi, que não mostrava o rosto em público nos programas de Silvio Santos. As portas se abriram e lá estava ele, atrás de um biombo, somente com o vulto aparecendo. Mas, a participante pôde ir ao encontro do ídolo para conhecê-lo.

Grande parte dos pedidos era atendida pelo programa. Aqueles não atendidos poderiam voltar a participar, outras vezes. Houve participantes que gravaram vários programas, até que conseguiram realizar seu sonho.
O programa “Porta da Esperança” nunca chegou à liderança de audiência, mas foi uma das produções de maior sucesso realizado por Silvio Santos. Um dos bordões mais famosos do apresentador, com certeza, é: “vamos abrir as portas da esperança”, imortalizado na atração.

O programa foi ao ar sempre aos domingos, de 1985 até 1997, e, na opinião de alguns críticos diante das programações televisivas atuais, está merecendo uma nova edição. Será? Afinal, existem muitos brasileiros que não conseguem realizar seus sonhos e que estão necessitando de uma ajudinha.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário