31 de julho, de 2022 | 10:00

Empresa é contratada para elaborar o projeto de engenharia do Contorno de Timóteo

Arquivo DA
Há preocupação, sobretudo, com esse trecho da avenida Acesita, que pode não suportar o tráfego rodoviário Há preocupação, sobretudo, com esse trecho da avenida Acesita, que pode não suportar o tráfego rodoviário

A proposta para a construção do Contorno de Timóteo, que fará a ligação entre a MG-760 e a BR-381, teve um avanço. A empresa que vai realizar o projeto de engenharia da obra já foi contratada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). O valor do contrato é de R$ 2.774.130,29, e a empresa que assumirá o serviço é a Engemaster Engenharia e Projetos Ltda.

O Contorno de Timóteo ou a “variante MG-760” deverá ligar o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao contorno rodoviário da BR-381, via bairros Licuri, Alphaville e Limoeiro, haja vista que as ruas dos bairros Ana Rita, Centro-Sul, São José, Primavera e Olaria, na sede de Timóteo, não suportariam o tráfego de veículos pesados que a MG-760 vai canalizar após ser totalmente pavimentada. Há uma preocupação, sobretudo, com o trecho da avenida Acesita, no bairro Ana Rita, onde existe um gabião na encosta do bairro Bela Vista.

Empresa contratada

Em nota enviada ao Diário do Aço, o DER-MG informou que já concluiu o processo licitatório 013/2022, com o objetivo de contratar a empresa para elaborar o projeto de engenharia rodoviária do Contorno de Timóteo, com extensão de 17,58 quilômetros. “O valor do contrato é de R$ 2.774.130,29.

Arquivo DA
Após ser totalmente pavimentada, a MG-760 poderá canalizar o fluxo pesado de veículos para dentro de Timóteo, caso não exista uma variante Após ser totalmente pavimentada, a MG-760 poderá canalizar o fluxo pesado de veículos para dentro de Timóteo, caso não exista uma variante

Os procedimentos para ordem de início dos serviços estão em andamento e a empresa vencedora da licitação terá prazo de 360 dias para a elaboração do projeto de engenharia”, explicou. 

Etapas  

O DER também ressaltou que é necessário concluir a etapa atual para, então, alocar o dinheiro necessário e iniciar os procedimentos para a etapa de licitação das obras. Terá que ser construída uma nova estrada, a maior parte em terrenos particulares, tangenciando uma área de amortecimento do Parque Estadual do Rio Doce.

Obra estratégica

O prefeito de Timóteo, Douglas Willkys (PSB), destacou ao Diário do Aço a importância da “variante MG-760” para a cidade. “Do ponto de vista do desenvolvimento, essa é uma obra estratégica para toda região por causa da logística envolvida ao ligar a MG-760 à BR-381”, afirmou.

Douglas Willkys também afirmou que a “variante MG-760” resolverá um problema sério ao desviar o fluxo de veículos da área urbana de Timóteo, que não comporta o tráfego pesado de veículos na chegada de Cava Grande.
“Estou confiante que tão logo o projeto esteja finalizado, o governo do Estado irá aportar os recursos necessários para execução da obra”, pontuou.


Situação das obras de pavimentação da MG-760


A pavimentação na MG-760 e MG-320 está em andamento no trecho que vai da BR-262 ao entroncamento de São José do Goiabal e segue até o distrito de Cava Grande, em Marliéria, no Vale do Aço. Conforme o DER-MG, dos 57 quilômetros presentes neste segmento, 38 quilômetros já se encontram totalmente pavimentados. Vale ressaltar que um trecho da MG-320, de cerca de oito quilômetros, é que faz a ligação entre a MG-760 e BR-262.

Segundo o DER-MG, a previsão inicial para a conclusão das obras no trecho é junho do ano que vem. “Para esta estimativa, é preciso levar em conta que, além do asfaltamento, também estão sendo realizados serviços de drenagem, terraplenagem e reforma e alargamento das pontes ao longo do trecho. Já as sinalizações horizontal e vertical estão sendo feitas por etapas, à medida que os trabalhos de pavimentação vão sendo concluídos”, explicou o DER-MG.

Já publicado:
Construção do contorno rodoviário da MG-760, em Timóteo, pode sair do papel
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Comentários

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Flávio Barony

03 de agosto, 2022 | 00:09

“Acredito que a obra em questão será realizada nos próximos anos, haja vista que a obra da MG760 é uma realidade!. Vale lembrar que em meados de janeiro/2022 percebemos o caos nas ruas de Timóteo em função do desvio na BR381 em Nova Era. Todavia, destaco alguns números: a MG760 começou na década de 80 e somente veio a ganhar ares de obra que será acabada após o aporte financeiro da compensação ambiental da Vale (tragédia de Mariana). OU seja, uma obra de baixo custo (aprox. R$130 milhões) graças à topografia favorável. Inclusive os "antigos" já diziam que o melhor traçado para se chegar a BH é pela MG760 e BR262, que aumenta em aprox. 30 Km, mas teria custo de duplicação muitoooo menor.”

Anônimo

31 de julho, 2022 | 20:42

“Tomara que não seja a mesma empresa que elaborou a avenida maanain de Coronel Fabriciano.”

Edimir Rodrigues

31 de julho, 2022 | 10:25

“Obra política para ser executada nos próximos 30 anos, igual a MG 760.”

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