31 de julho, de 2022 | 10:30

Jovem fabricianense, preso por tráfico em 2014, se torna confeiteiro bem-sucedido em São Paulo

(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
Arquivo pessoal
Essa é uma parte da equipe que Vivianderson Rodrigues supervisiona no supermercado Essa é uma parte da equipe que Vivianderson Rodrigues supervisiona no supermercado

Diariamente a população acompanha histórias de jovens recrutados pelo tráfico de drogas que perderam a vida para o crime. Vivianderson Silverio Rodrigues, natural de Coronel Fabriciano, poderia ter entrado para as estatísticas desse cenário, mas no meio desse caminho, percebeu que ainda era possível abandoná-lo.

Aos 36 anos de idade, casado, pai de uma menina de oito anos, morando em Osasco (SP), com um bom emprego, ele sabe que valeu a pena trocar as ilusões nutridas no tráfico pela paz de estar com a família. O jovem que foi notícia das páginas policiais em 2014, no jornal Diário do Aço, volta a ser notícia, mas dessa vez, para contar um pouco de tudo o que aconteceu nesses quase oito anos que se passaram.

Início do envolvimento

Antes de escolher o tráfico de drogas, quando ainda estava na adolescência, lá pelos seus 14 anos, Vivianderson ganhou sua primeira oportunidade profissional como ajudante de padeiro, em uma padaria localizada em Coronel Fabriciano. Foi a partir dos 20 anos que Vivianderson começou a se envolver com o tráfico. “Foi por conta própria, né? Meu bairro colaborava muito, o tráfico era muito forte, querendo ou não, você vai entrando devagar. Quando você vai ver, já está no meio, todo enrolado”, explicou.

Ilusão

Arquivo pessoal
Vivianderson teve a oportunidade de mostrar seu trabalho na Fipan, maior feira de Panificação e Confeitaria da América LatinaVivianderson teve a oportunidade de mostrar seu trabalho na Fipan, maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina

Vivianderson reconhece que a ilusão fez parte desse período da vida dele. “A gente sempre ilude, achando que vai ser feliz por meio disso, mas quando você pensa que não, você já perdeu família, já perdeu amigos”, alertou.

Começo da mudança

Ver que muitas pessoas próximas estavam morrendo devido ao envolvimento com o tráfico acendeu um alerta. Pensar na dor de sua mãe também foi um fator decisivo para que ele optasse pela mudança. “Você vê muita mãe de amigo seu chorando. Aí você pensa: o dia de amanhã pode ser minha mãe, né? A gente não quer isso para mãe da gente. Eu pensei na minha mãe e na minha esposa”.

Viagem para São Paulo

Com o objetivo de ir em busca de uma nova vida, aos 26 anos de idade, Vivianderson se mudou para o estado de São Paulo com a esposa. Lá conseguiu um trabalho no ramo da panificação, mas ele sabia que a qualquer momento poderia ser preso por conta de um mandado de prisão expedido em seu desfavor pelo crime de tráfico de drogas. Trabalhou por um ano e meio, até que foi preso em outubro de 2014. Na época, a esposa dele estava grávida de oitos meses.

Prisão

Vivianderson foi condenado a dez anos de prisão. Passou quatro anos preso em São Paulo. Durante o período de reclusão, trabalhou por cerca de três anos e meio como encarregado da cozinha e conta que aprendeu muitas coisas. “O período da prisão trouxe muito ensinamento. Aprendi lá dentro a liderança, a me comunicar”, compartilhou. Ele também conviveu com o sofrimento. “Você fica longe da sua família, dos seus filhos, e não tem coisa pior do que isso”, lamentou.

Saída da prisão

Em junho de 2018 Vivianderson foi solto. Dois meses após a saída da cadeia, em agosto daquele ano, ele conseguiu o emprego no supermercado Compre Certo, no interior paulista. E desde o início, ele escolheu a sinceridade e contou sua história aos contratantes. Começou como confeiteiro, passou a encarregado, depois a gerente e atualmente é supervisor geral do setor de padaria e confeitaria das sete unidades do supermercado.

Como supervisor, ele cuida de uma equipe composta por 65 pessoas, é responsável pelas compras dos insumos da padaria e confeitaria, e pelas contratações e demissões do setor. “Está sendo uma experiência grande. É uma responsabilidade grande”, descreveu.

Reconhecimento

Arquivo pessoal
Vivianderson compartilha nas mídias sociais os trabalhos que produz na rede de supermercado onde trabalhaVivianderson compartilha nas mídias sociais os trabalhos que produz na rede de supermercado onde trabalha

Aos poucos, o profissional vai conquistando seu espaço no mercado. A maior prova disso é que entre os dias 19 e 22 julho deste ano, Vivianderson viveu uma das experiências mais importantes da carreira: participou da Fipan, maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina. No evento ele teve a oportunidade de apresentar seu trabalho. “Para mim, entrou como superação. Foi um reconhecimento do lado profissional”, contou orgulhoso.

Exemplo e felicidade

Ao ser perguntado se ele se vê como um homem bem-sucedido, Vivianderson foi certeiro ao responder que sim. “A gente não ganha muito dinheiro igual quando fazia as ‘correrias’, só que a gente é feliz. Só de ser feliz, você já se torna bem-sucedido. Porque a felicidade é tudo”, definiu.

Vivianderson se enxerga como um exemplo para muitos jovens que estão envolvidos com o tráfico. “Um exemplo grande de que quando você decide mudar de vida, se você próprio decidir, não tem como dar errado”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jairo Mendes

04 de agosto, 2022 | 11:53

“Parabéns meu cunhado, começou aprendendo comigo e hoje superou todos está seguindo seu sonho, Deus continue abençoando sua vida”

Vivianderson Silverio Rodrigues

02 de agosto, 2022 | 23:40

“Obrigado pelo carinho de todos
E pelo jornal diario do aco por ajuda EU transmitir a minha mudança de vida ,
E a Stephanie Lisboa que foi sensacional
Gratidao”

Laly

02 de agosto, 2022 | 21:16

“Parabéns! Muito feliz e orgulhosa por vc, que Deus continue te abençoando.”

Solange Ferreira Valadares

01 de agosto, 2022 | 18:39

“Muito obrigado pelo apoio e reconhecimento ,só de ver minha mae feliz e esposa já ganhei esta matéria
Obrigado que deus abencoe”

Jose Maria

01 de agosto, 2022 | 12:24

“Excelente história! Merece um documentário. Emocionante!
Parabéns”

Regianne Soares

01 de agosto, 2022 | 09:06

“Que história de superação realmente um exemplo .... Deus abençoe sempre ... Parabéns...”

Carlos Augusto

01 de agosto, 2022 | 01:57

“Que Benção ???? conheço ese rapaz, pois ; trabalhei em diversos postos de combustíveis fabriciano, e ele abastecia sua moto, em um desses postos no qual trabalhei. Um jovem gente boa, graças a Deus, conseguiu se redimir.”

Lidiane Mendes

31 de julho, 2022 | 17:38

“Linda história..rapaz muito trabalhador lembro dele na padaria criamundo aqui Fabriciano... Sucesso amigo q Jesus continue abençoando vc e sua família....”

Jose

31 de julho, 2022 | 11:43

“Parabéns! Tinha tudo pra dar errado, mas se superou.”

Envie seu Comentário