07 de agosto, de 2022 | 10:00

Por que não negligenciar outras áreas de sua vida durante os estudos para concurso público?

Fernanda Rodrigues *

Como estudar para concurso público e não surtar ao mesmo tempo? Um planejamento de vida, seja a longo ou a curto prazo é extremamente necessário para qualquer aluno. A ansiedade em alcançar a tão sonhada carreira pública é comum no dia a dia do concurseiro. Contudo, alguns cuidados são necessários para que a caminhada não se torne pesada e não prejudique as outras áreas da vida.

Independentemente de qual seja o seu foco, é necessário planejar antes de executar. Já dizia uma conhecida frase do escritor de Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve". Isso sugere que é necessário saber exatamente o que se deseja alcançar para que seja possível, no meio do caminho, medir onde estamos, o que corrigir, o que melhorar e como seguir em frente. A principal questão a ser pensada é que essa longa rotina de estudos não é vivida isoladamente, ou seja, ela acontece simultaneamente com todas as outras coisas da vida, por exemplo, cuidado da casa, casamento, filhos.

Há quem diga que os três pilares da vida são: a mente, a alma e o corpo. Bom, se isso é a nossa base de sustentação, não podemos negligenciar nenhuma dessas pilastras, ou corremos o risco de cair.

A mente
Quando falamos em mente, nos referimos a uma cabeça saudável, o que não quer dizer que ela será livre de preocupações, mas que no momento do estudo ela estará focada em fazer um bom trabalho. Uma dica para o concurseiro é fazer terapia com um profissional, um psicólogo, o que é muito válido. É um momento em que o indivíduo consegue desabafar, ouvir e aprende a se questionar, a pensar e a refletir sobre seus medos e inseguranças. Muitas vezes, em uma sessão, ele apenas precisa conversar, colocar pra fora tudo o que está sentindo, pois a caminhada de provas e mais provas é repleta de “nãos” que são difíceis de lidar.

Além disso, é importante estar inserido em um meio social, ter pessoas para curtir os momentos especiais. Obviamente que em um pós-edital os passeios e o lazer sejam reduzidos, mas o aniversário de um aninho de um afilhado ou de 80 anos de uma avó são oportunidades que nunca mais voltarão, portanto valerá a pena curti-los sem culpa.

A alma
Acredita-se que, por mais incrédula que uma pessoa seja, em algum momento da vida, ela recorre a alguma crença ou a alguma força maior. Para os cristãos, Deus é a explicação para tudo, portanto ir à igreja, reforçar a fé, pedir a iluminação do espírito santo são atitudes que ajudam, motivam e fazem diferença até mesmo no dia da prova.
Além disso, a realização de trabalhos voluntários também serve de alimento para a alma, uma vida agitada não permite horas de dedicação, mas boas ações como doar um mantimento, já ajudam o estudante se sentir útil no mundo, além de beneficiar outras pessoas.

O Corpo
A importância da atividade física é um tema bastante debatido na área da saúde, mas é interessante ressaltar que é um momento de relaxamento para aquele aluno que fica tanto tempo se dedicando aos estudos. É uma hora do dia que, além de liberar vários hormônios, ajuda o estudante a respirar outros ares e a descarregar toda a adrenalina. Há várias opções. Uma pequena caminhada de 30 minutos não irá prejudicar o processo de aprendizagem, pelo contrário, dará um ânimo para o retorno aos estudos. Uma aula de box, por exemplo, pode servir para descontar toda a raiva daquela banca tão odiada pelos concurseiros, rsrsrs...

Enfim, estudar para concursos públicos requer muito autocuidado, dedicação e disciplina. Dessa forma, se as demais dimensões da vida estiverem equilibradas, a jornada será mais leve.

*Administradora, Servidora Pública há 13 anos e concurseira.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

07 de agosto, 2022 | 10:39

“Emprego público já foi uma boa escolha, principalmente daqueles lá de Brasília. Mas como na vida a pessoa só aprende mesmo é com o tempo. Hoje as áreas de TI, e mesmo medicina estão muito mais promissoras. Aprendi desde cedo que a pessoa tem que aprender a pensar grande. Futuramente todos os serviços públicos serão padronizados e os ministros da fazenda vão deliberadamente diminuir o máximo dos gastos públicos com as folhas de pagamento do funcionalismo público. Já pensou se todo mundo fosse somente querer ser funcionário público?, onde iria tirar dinheiro pra pagar tanta gente?! Muitos casais pensam em por filhos no mundo afim de ganhar bolsas do governo, diferente da França e outros países do mundo, política errada que os políticos fazem pra ganharem votos, já tb está na hora de ter um controle de número de filhos por casal, embora as igrejas pregam o contrário. Já tá falando emprego e alimento para a maioria que trabalha. Risos.”

Gildázio Garcia Vitor

07 de agosto, 2022 | 10:38

“Excelente! Parabéns! Obrigado! Já compartilhei com meus alunos que têm que encarar os concursos, a prova da OAB, vestibulares seriados e o temível ENEM.”

Envie seu Comentário