Expo Usipa 2024 02 - 728x90

14 de agosto, de 2022 | 06:00

Filme “Medida Provisória” tem exibição gratuita no Parque Ipanema

Mariana Vianna/Divulgação
O filme é protagonizado por Alfred Enoch, Taís Araújo e Seu JorgeO filme é protagonizado por Alfred Enoch, Taís Araújo e Seu Jorge
O cinema nacional mais uma vez marca presença no Los Películas Cineclube, desta vez com o longa “Medida Provisória”, filme de estreia de Lázaro Ramos como cineasta. A exibição integra a programação itinerante do projeto aprovado pelo Edital Exibe Minas e que é realizado desde março, espaços alternativos e teatros, com recursos do Fundo Estadual de Cultura e capitaneado por Márcio Castro, um dos curadores do cineclube.

A exibição gratuita de “Medida Provisória” será na quarta-feira (17), a partir das 19h, no teatro de arena do Parque Ipanema. Após a exibição, como é costume nas edições do Los Películas, será realizado um bate-papo sobre a obra. A curadoria do Los Películas Cineclube é assinada por Márcio Castro, Andres Gonzales, Enyaly Poletti, David Romeros, Camila Mendonça, Beto Oliveira, Gildário Mendes, Éderson Caldas e Marilda Lyra.

O roteiro do longa é baseado em “Namíbia, Não!”, peça teatral de Aldri Anunciação, que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011. Primeiro longa de ficção de Lázaro Ramos tem como protagonistas Taís Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge. Conta ainda com grande elenco de 77 atores, entre eles Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Emicida, Flávio Bauraqui e Pablo Sanábio. O filme tem a participação da professora aposentada Diva Guimarães, neta de escravizados, que ficou nacionalmente conhecida após uma participação na FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), em 2017, que comoveu toda plateia com seu depoimento.

Produção é sucesso de crítica: ''o melhor filme brasileiro desde Cidade de Deus''Produção é sucesso de crítica: ''o melhor filme brasileiro desde Cidade de Deus''
O enredo se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão - a partir desse conflito e da história de amor vivida pelos personagens de Taís e Alfred, o filme debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller. O filme recebeu o Troféu de Melhor Roteiro no Indie Memphis Film Fest. Foi considerado o “melhor filme brasileiro desde ‘Cidade de Deus’” no festival Pan African Film, além de sucesso da crítica especializada após exibição no badalado SXSW, entre outros festivais internacionais.

“Medida Provisória” promove um encontro de muitos profissionais de alta qualidade. “São 77 atores em apenas um filme e, para nosso país, é uma grande vitória”, destaca Lázaro Ramos. Perguntado sobre qual o significado político e cultural do filme para o Brasil e para o mundo em geral, Lázaro aponta que “politicamente - embora não intencional porque foi escrito há sete anos - dialoga com questões fundamentais da atualidade, questões latentes do nosso país: o racismo, a forma de expressar afeto, a relação entre a lei e os desejos do povo, como nós - negros pessoas - queremos ser representadas dramaturgicamente... Está tudo aí!”, reflete.

Ator, apresentador, diretor e autor, Lázaro Ramos estreia como cienastaAtor, apresentador, diretor e autor, Lázaro Ramos estreia como cienasta
O diretor
O ator, apresentador, produtor, diretor e autor Lázaro Ramos nasceu em Salvador (BA) e começou a atuar no grupo de teatro chamado Bando de Teatro Olodum. Recebeu, nos últimos 20 anos, mais de 70 prêmios e já interpretou quase cem personagens no cinema, teatro e televisão, e também publicou cinco livros. Embaixador do UNICEF desde 2009 é bem conhecido na América Latina por seu compromisso com as causas humanitárias. Em 2017, ele foi eleito um dos os afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos pelo MIPAD e recebeu seu prêmio na sede da ONU, em Nova Iorque.

SERVIÇO
Filme: Medida Provisória
Direção: Lázaro Ramos
2020 /Drama - 1h34min
Classificação indicativa: 14 anos
Exibição: Teatro de Arena do Parque Ipanema - 17 de agosto, 19h
Entrada Franca
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário